#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Arthur = NBB

23-11-2012 | 12:49
Por Liga Nacional de Basquete

Histórias que se confundem: em 159 partidas do Brasília, o ala participou de 158, um recorde do torneio. E ele se lembra da única ausência em quatro anos

Arthur vibra: em seu 158º jogo no NBB, o 150º seguido, foi tricampeão pelo Brasília (João Pires/NBB)

Ele se confunde com NBB e Uniceub/BRB/Brasília. Não há nenhum jogador que esteve mais vezes em quadra pela principal competição do basquete brasileiro. Até porque por muito pouco que esse atleta não participou de todos os jogos da história do time candango no campeonato. Às vésperas do início de mais um NBB, o ala Arthur é a cara e a alma do torneio.

Os números são impressionantes. Por ter chegado a todas as finais do NBB, o Brasília é o time que mais atuou na competição, 159 vezes. Dessas partidas, Arthur jogou em 158. O ala só perdeu um confronto. Foi no dia 27 de fevereiro de 2009, quando o Limeira bateu os brasilienses por 88 a 85 na cidade do interior paulista.

Faz quase quatro anos, mas o atleta se recorda dos motivos da única ausência dele em um jogo do Brasília pelo NBB. “Eu tinha tomado uma pancada no jogo anterior [contra o São José]. Ficou um inchaço no meu joelho. Eu até treinei de manhã naquele dia, mas eu estava sentindo muita dor, estava ruim para dobrar”, contou.

Desde então, Arthur nunca mais se machucou com gravidade a ponto de perder um jogo do Brasília. Não que nunca tenha sentido dores nesses anos todos, mas nada que o impedisse de entrar na quadra. Um jogador que sempre procura estar em forma, mesmo nas férias, malhando, praticando outros esportes, mas com menos impacto.

Dessa forma, chegou a uma marca muito expressiva: 150 jogos seguidos atuando no NBB. “Já tinham me falado, vi que eu tinha participado de muitas partidas. É gratificante. Meu objetivo é esse, jogar todas as vezes. Sou totalmente ligado à cidade de Brasília e ao time. É muito bom ser campeão de competições importantes pelo time da minha cidade”, comentou Arthur.

Com 158 participações no NBB, Arthur, tricampeão pelo Brasília, está próximo de ser o primeiro jogador a disputar 200 partidas na história da competição. Levando em conta a quantidade máxima que uma equipe pode jogar no campeonato (até 50 vezes), é possível que isso aconteça nesta edição. Esse é o sonho do ala porque isso significaria mais do que um recorde pessoal.

“É empolgante. Se eu alcançar 200 jogos, é porque a gente estará na final, que é o nosso objetivo principal. É perfeito. Melhor ainda porque vou estar com saúde e jogando todas as partidas”, concluiu o recordista em participações no NBB.

É esperar para ver se o Brasília vai chegar lá e proporcionar uma grande marca para Arthur. O começo desta trajetória será contra o Vivo/Franca, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), neste sábado (24/11), às 16h30, com transmissão ao vivo do SporTV 2.