HOJE
DEFINIÇÕES DO 4º AO 8º
Por Liga Nacional de Basquete
Confira o restante do Top-8 da LDB 2022, maior campeonato de base da Brasil
Além da grande final do maior campeonato de base do Brasil, o sábado (01/10) foi marcado pelas definições do restante da classificação da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022, realizada em parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Campanha digna!
A 4ª colocação da LDB 2022 ficou com o Paulistano. Após o vice-campeonato da LDB 2021, o time da capital paulista era cotado como uma das equipes mais fortes da atual edição da competição e fez grande campanha – eram 14 vitórias em 14 jogos até as semifinaiS, onde a equipe acabou sofrendo um revés para o rival Pinheiros e lutou até o fim, mas não conseguiu o triunfo contra o Corinthians na disputa do bronze.

André, do Paulistano (João Pires/LNB)
Apesar da quebra de expectativas, os desempenhos recentes em campeonatos de base consolidam o Paulistano como uma das potências na formação de novos jogadores para o basquete brasileiro. O destaque dos paulistanos na disputa do 3º lugar ficou para o pivô Andrézão, que anotou um duplo-duplo: 15 pontos, 12 rebotes e 18 de eficiência.
Fechando com chave de ouro
O São Paulo entrou em quadra contra o Cerrado/Aseel pára brigar pelo 5º lugar da LDB 2022. Curiosamente, os dois times também duelaram pelo 5º lugar da LDB 2021, e na ocasião, o time paulista levou a melhor.
O início da disputa foi marcado pelo equilíbrio, visto que as duas equipes mostravam desejo pela vitória e foram aos vestiários com apenas três pontos de diferença no placar.
Pode caneta no basquete? Que sequência do Jean 👀🔥
📺 Transmissão ao vivo no @YouTube do Arquibancada EC #NossoBasquete #LDB #GeracaoLDB @cbclubes pic.twitter.com/Sz7jkawMuU
— NBB (@NBB) October 1, 2022
Já na volta do intervalo, o tricolor paulista imprimiu ritmo frenético na marcação e nos chutes de perímetro e começou a abrir uma vantagem que o Cerrado não foi capaz de alcançar. Com destaque para o armador Jean (23 pontos, oito assistências e 27 de eficiência) e para o pivô Maciel (22 pontos, 10 rebotes e 31 de eficiência), o São Paulo conquistou o triunfo por 86×66.
O 7º é do Dragão
Na briga pela 7ª colocação da LDB 2022, Bauru Basket e Praia Clube/Gabarito entraram em quadra no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Após um primeiro quarto que se encerrou empatado, o Bauru se impôs sobre a equipe de Uberlândia e venceu os dois quartos seguintes com certa vantagem.

Cauã fechou a LDB 2022 com um duplo-duplo e o 7º lugar (João Pires/LNB)
O Praia Clube esboçou uma reação no último quarto, porém, a defesa bauruense foi mais eficiente e manteve a liderança do Bauru no placar: 71×65. O ala/armador Guilherme (19 pontos) e o pivô Cauã (15 pontos e 11 rebotes) foram os destaques do Dragãozinho, que figura entre os sete melhores times do maior campeonato de base do Brasil.
Pelo lado do Praia Clube, o ala Mencarini chamou a atenção com 31 pontos.
Classificação final da LDB 2022
1º – Pinheiros
2º – São José Basketball
3º – Corinthians
4º – Paulistano/CORPe
5º – São Paulo
6º – Cerrado/Aseel
7º – Bauru Basket
8º – Praia Clube/Gabarito
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca