HOJE
Retrospectiva 2022: Parcerias NBB
Por Liga Nacional de Basquete
Na terceira matéria da série de retrospectivas de 2022, relembramos as parcerias e branded content produzidos para as plataformas e eventos da Liga Nacional de Basquete
Em mais uma matéria da série Retrospectiva 2022, agora é a vez de relembrarmos nossas parcerias de sucesso dentro das plataformas de comunicação e eventos da Liga Nacional. Vale lembrar que, anteriormente, também já passamos pelos eventos mais marcantes da temporada e competições realizadas ao longo do ano.
BRANDED CONTENT – NOVIDADES DA TEMPORADA 2022/2023
SPORTSBET.IO
No evento de lançamento da atual temporada 2022/23, a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou um acordo de patrocínio com o site de apostas Sportsbet.io para o Novo Basquete Brasil (NBB). O contrato foi assinado por três anos e já está valendo e, durante esse período, a parceria está levando novas experiências e entretenimento aos fãs de basquete, em especial na forma de jogos exclusivos em diversas plataformas digitais e conteúdo, principalmente educativo, sobre apostas em programas ao vivo e podcasts.
NBBET
O programa de palpites esportivos retornou para sua terceira temporada oferecendo o melhor conteúdo para quem quer se divertir com o mundo das apostas do Novo Basquete Brasil. Com novidades exclusivas para a temporada, o NBBet faz parte da programação dos jogos com atualização de odds em tempo real, pós-jogo com levantamento dos resultados, giro nos jogos da semana e, é claro, dicas e resenhas para os seus palpites no Sportsbet.io. Antes mesmo do início das partidas, o programa se inicia com um pré-jogo completo apresentando análises dos confrontos para os palpiteiros de plantão.
Sob o comando de Alexandre de Paiva (também conhecido com o Alê do canal de basquete “OG Ballers”), narração de Otávio Rodrigues e comentários de Gustavinho Lima tem o programa tem transmissão disponível no canal do Youtube do NBB!
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TERRITÓRIO NBB
O Sportsbet.io, em parceria com o NBB, também trouxe mais uma atração que mistura entretenimento e informação no mundo dos palpites esportivos! É o podcast “Território NBB”, que vai ao ar de segunda a sábado, sempre às 11h, nos principais agregadores de podcast e no site oficial da Liga Nacional de Basquete. A novidade trás dicas diárias sobre apostas antes e durante as rodadas do maior e mais importante torneio de basquete do país. O programa é comandado por Bruno Laurence, jornalista e comentarista dos jogos do NBB, que já está inserido há algum tempo no contexto dos palpites esportivos. O programa apresenta uma análise detalhada das partidas, trazendo odds específicas e possíveis destaques individuais nas rodadas, conteúdo que ajuda os fãs de basquete a realizarem seus palpites de forma mais assertiva na Sportsbet.io.
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ULTRA MASTER PLUG – UMP
A Liga Nacional de Basquete e a UMP (Ultra Master Plug), empresa que atua no segmento de equipamentos de proteção individual (EPI), celebraram a oficialização do contrato de apoiadora oficial do NBB na temporada 2022/2023.
A marca está presente em todas as plataformas digitais de comunicação do NBB, ampliando a frequência de seu impacto na comunidade do basquete. A associação da marca com o esporte é feita especificamente com os fundamentos de defesa. Ou seja, todas as ações defensivas que “protegem” os times de levarem cestas. Dentro desse contexto, a parceria mantém uma série de iniciativas referentes aos fundamentos de defesa como, por exemplo, toco e roubo de bola. Ao longo da temporada, a UMP apresentará jogadas incríveis de defesa.
Conteúdos assinados pela UMP
Pensando na influência e engajamento proveniente das redes sociais, a UMP assina o quadro mensal de “Top 10 Tocos” exibido nos canais do NBB, além de outros conteúdos cruciais para o desenvolvimento da temporada como o ranking oficial de estatísticas e o quadro semanal com a “Defesa da semana”. A marca também irá apresentar as premiações de melhores do ano nos fundamentos: rebotes, roubos de bolas, tocos, melhor defensor, equipe com melhor defesa e o quinteto de melhores defensores da temporada.
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BRANDED CONTENT – TEMPORADA 2021/2022
Em uma parceria as equipes de comunicação e Marketing da LNB, realizamos uma série de entregas comerciais
para patrocinadores do NBB nas plataformas proprietárias (site e mídias sociais):
PENALTY
A BOLA DO JOGO
• A LNB e a Penalty realizaram a 2° edição da campanha A BOLA DO JOGO. As 17 equipes do NBB foram convocadas para personalizarem a tradicional bola laranja, junto com um artista que representa cada um dos clubes do NBB.
• Durante um prazo estipulado, os fãs de basquete votaram em suas bolas favoritas para eleger a grande vencedora que seria responsável por dar o pontapé inicial no primeiro jogo da temporada 2021/22 do NBB.
• Os clubes aderiram fortemente a campanha, promovendo em suas páginas oficiais, dos artistas e atletas, fazendo com que os seus torcedores engajassem com a votação.
• Mais de 80 páginas compartilharam a ação.
• A primeira etapa de votação contou com 24.906 votos
• As semifinais obtiveram 20.244 votos
• A Final teve 24.706 votos e a bola da equipe do São Paulo foi a grande vencedora
Vale lembrar que esta ação continua sendo realizada, em uma nova edição, para a atual temporada 2022/2023. Clique aqui para saber mais.
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TORNEIO DE ENTERRADAS – PENALTY
A marca esportiva Penalty compôs o nome do Torneio de Enterradas na temporada 2022 do Jogo das Estrelas. A empresa parceira do NBB teve o naming rights do desafio pela primeira vez, tornando-se o Enterradas Penalty, realizado no dia 18 de março (sexta-feira).

CBC – COMITÊ BRASILEIRO DE CLUBES – QUINTETO CBC
Mensalmente, nossa equipe de comunicação postou o “Quinteto CBC”, seleção sub-22 com os destaques da temporada do NBB. A divulgação foi realizada por meio de postagens nas mídias sociais do NBB e foram divididas em três tipos de edição: Quinteto Mensal durante toda a temporada regular; uma edição com o quinteto que apresentou as maiores médias da temporada e uma última versão com o quinteto de maior destaque e evolução no NBB 2021/2022.
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Vale lembrar que esta ação continua sendo realizada na atual temporada 2022/2023. Clique aqui para saber mais.
SKY
No retorno da marca para o NBB, diversas ações foram criadas para dar destaque e visibilidade para a SKY. Dentre as principais ações, que possuem ligação com a equipe de comunicação, podemos ressaltar os seguintes resultados ao longo da temporada:
20 JOGOS PATROCINADOS PELA SKY + AÇÃO SOCIAL
• A definição de realizar os 20 jogos no ano de 2021 se deu para potencializar uma ação
social da SKY para doações de cestas básicas.
• Todas as partidas (transmitidas no Youtube do NBB) apresentaram um pacote gráfico
personalizado com a marca da SKY
• Para divulgar os jogos, foram realizadas 48 postagens que tiveram um alcance de 279 mil
fãs e conquistaram 18.909 mil interações
• As 20 transmissões alcançaram mais de 480 mil fãs de NBB
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SHOWTIME APRESENTADO POR SKY – PROGRAMA SEMANAL DO NBB
• A SKY viabilizou a criação do primeiro programa semanal (às segundas-feiras) do NBB,
trazendo análises, temas culturais, anúncios em primeira mão, sorteios exclusivos, causas
sociais e muita diversão.
• Com apresentadores renomados no meio do basquete – Marcel Pedroza e Gustavinho Lima
– contando com a participação de convidados especiais ao longo de toda a temporada
• Entre os convidados ilustres, tivemos a presença dos melhores jogadores do NBB, ex-jogadores
da NBA, treinadores e atletas brasileiros que estão obtendo muito sucesso no exterior.
• Outro diferencial do Showtime ficou por conta da realização de edições em locais
especiais que, consequentemente, aumentam o contato com o público, já que estávamos
fora do ambiente de estúdio. Estas ocasiões foram realizadas em ginásios de clubes do
NBB, NBA House e no espaço Streetopia.
• Ao longo da temporada o programa conquistou um crescimento de 34% na média de
visualizações únicas e alcançou mais de 1.8 milhão de fãs
• Entre as transmissões e conteúdos de vídeo do programa, tivemos mais de 600 mil visualizações.
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BUDWEISER
KING OF THE SEASON
Assim como na temporada passada, NBB e Bud trouxeram o conceito de “King” para premiar
os melhores desempenhos dos atletas na semana, mês e em ocasiões especiais. O anúncio
dos vencedores dos prêmios King foi realizado por meio das mídias sociais do NBB com
posts e vídeos. Aqui estão alguns números da ação ao longo da temporada:
• King of the week: 58 postagens com mais de 469 mil de alcance e 28 mil engajamentos
• King of the month: 12 postagens com mais de 52 mil de alcance e 3.1 mil interações.
• King of the game (Playoffs NBB): Mais de 631 mil impressões e 47 mil visualizações
• King of the Finals (Finais NBB): Foram mais de 168 mil impressões, alcançamos mais de
159 mil fãs, Tivemos mais de 7.4 mil visualizações
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JOGOS EXPERIÊNCIAS BUDWEISER
• Foram realizadas 10 partidas com transmissão patrocinada pela Budweiser no canal oficial
do NBB no Youtube. A iniciativa transmitiu jogos do segundo turno e das quartas.
• Fizemos mais de 21 postagens divulgando os jogos e alcançamos mais de 169 mil fãs com
as publicações
• As 10 transmissões atingiram o total de 152 mil espectadores únicos
• Foram mais de 892 mil impressões
• Além de um pacote gráfico 100% Budweiser, a LNB também transmitiu um show do
intervalo oferecido pela Budweiser na partida do Bauru x São Paulo pelas quartas de final.
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PRÉ E PÓS-JOGO DAS FINAIS – APRESENTADO POR BUDWEISER
• Pela quinta temporada seguida, as finais do NBB tiveram as “Lives” que antecederam os
jogos e também o pós-jogo entre Flamengo e Franca.
• As transmissões foram realizadas no Youtube oficial do NBB.
• O pré-jogo foi transmitido do estúdio preparado pela LNB e teve links ao vivo com
entrevistas das quadras.
• O pós-jogo foi feito na própria quadra. Ambientamos a transmissão com decoração
temática da Budweiser e trouxemos os atletas e comissão técnica da equipe vencedora
para falar com os fãs do NBB. Em todo pós-jogo divulgamos com exclusividade qual atleta
foi o King of the Game. Na partida final, entrevistamos o King of the Finals.
• Foram realizadas 54 postagens para divulgar os programas. Alcançando mais de 622 fãs e
conquistando um engajamento de mais de 37 mil interações
• Nos 4 programas apresentados pela Budweiser, tivemos mais de 62 mil espectadores únicos.
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PREMIAÇÃO DOS MELHORES DA TEMPORADA – APRESENTADO POR BUDWEISER
• A festa é um oferecimento da Budweiser e foi realizada no dia 14/06/22.
• O evento aconteceu no espaço do Cine Joia e teve a participação de mais de 250
convidados.
• O conteúdo da festa é sempre muito consumido pelos fãs de basquete que torcem e
comentam massivamente sobre os indicados e vencedores. Essa edição teve os seguintes
resultados digitais:
– Foram realizadas 128 postagens
– O conteúdo alcançou 1.322 milhão de fãs
– A Live da festa teve 7.500 espectadores únicos e 5.041 comentários. Um ponto de
destaque vai para a sessão do “tapete vermelho” realizada antes do início do evento
e que contou com momentos de descontração com os atletas e, até mesmo, anúncios
em primeira mão do mercado de “Vai e Vem do NBB”
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O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca