#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ataque x defesa?

27-04-2018 | 05:44
Por Liga Nacional de Basquete

Melhor ataque contra melhor defesa, quem se sobressaíra na série entre Flamengo e Mogi?

Um dos confrontos mais aguardados por todos os fâs da bola laranja finalmente chegou. Após uma temporada sem se encontrarem nos playoffs, Mogi das Cruzes/Helbor e Flamengo se enfrentarão na fase semifinal do NBB CAIXA 17/18, que terá início neste sábado (28/04), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Hugo Ramos, com transmissão ao vivo da Band e SporTV.

De um lado estará o melhor ataque do NBB CAIXA 17/18, o Flamengo, com média de 85,4 pontos por partida, enquanto do outro, o Mogi representar a melhor defesa desta temporada, com média de 70,4 pontos sofridos por jogo.

“Nós só conseguimos chegar aonde nós chegamos em função da defesa. Na fase de classificação nós ficamos em segundo por pouca diferença para Franca. Praticamente, igual. Enfrentamos uma série contra o Caxias, que marca muito, e nós marcamos melhor ainda. Então, o nosso time não só está marcando bem taticamente, como também está com espírito de defesa. Isso tem de ser o nosso norte, a nossa busca. Nós só passaremos adiante se conseguirmos defender bem contra um time que é muito forte ofensivamente”, afirmou Guerrinha, técnico do Mogi.

+Confira os 6 elementos da série entre Flamengo e Mogi

Se na fase de classificação estes enfoques dos dois times já foram muito nítidos, na primeira série disputada pelas equipes nestes playoffs isto foi ainda mais evidente. Em suas três partidas contra o Minas Tênis Clube, o Fla teve média de 94,0 pontos. Já o Mogi, diante do Banrisul/Caxias do Sul, a média foi de 63,0 pontos sofridos em quatro jogos realizados.

“Os ajustem sempre precisam ser feitos, porque o Flamengo estava lá assistindo os nossos jogos contra o Caxias. Nós já estudamos bem o time deles, que deve vir com algumas modificações também. Isso é normal de série para série, de um jogo para o outro. Sempre tem ajustes. Mas o mais importante não são esses ajustes e, sim, a recuperação dos nossos jogadores. Estamos com um tempo curto e vindo de uma temporada desgastante”, disse Guerrinha.

“Estamos com 61 jogos na temporada e o Flamengo deve ter, no máximo, 40, e com um elenco maior do que o nosso para rotação. Mas ainda bem que estamos aí cansados e chegando aonde nós chegamos, não só na Liga das Américas, como agora. O que queremos nesta série é surpreender. Acho que o nosso time é competitivo e tem mostrado isso jogando fora de casa nos momentos mais difíceis e conseguindo resultados excelentes. Não só agora em Caxias, mas na Liga das Américas, quando jogamos três quadrangulares fora”, completou o comandante mogiano.

No confronto desta semi, de um lado estará o melhor ataque, Flamengo, e do outro a melhor defesa do NBB CAIXA 17/18, Mogi (Staff Images/Flamengo)

Nas duas vezes em que se enfrentaram na fase de classificação desta temporada, o rubro-negro carioca levou a melhor sobre o rival. No primeiro turno, no Rio de Janeiro, vitória por 77 a 71, com atuações expressivas de JP (22pts e 8reb), Marquinhos (21pts e 4ast) e Ramon (20pts e 3ast). Já no segundo turno, no mesmo Hugão, palco do jogo deste sábado, o Fla conquistou triunfo suado, por 75 a 72, em uma partida extremamente equilibrada durante os 40 minutos.

“Playoffs é sempre equilibrado e fase semifinal é muito mais. O Mogi chegou com muito mérito e é uma equipe que foi montada para disputar o título. Temos a expectativa de ser um confronto muito equilibrado, mas vamos pensar jogo a jogo. No primeiro desafio fora de casa, temos que entrar com muito foco para realizar tudo que foi treinado durante a semana”, disse José Neto, técnico do Flamengo.

O duelo entre as duas equipes também marcará o reencontro deles na fase semifinal do NBB CAIXA. Tanto na temporada 14/15, quanto na 15/16, Flamengo e Mogi se enfrentaram na ‘fase pré-Finais’ e em ambas a equipe carioca levou a melhor de maneira apertada, primeiramente 3 a 1, e na última, 3 a 2.

+Confira todas as próximas transmissões ao vivo do NBB CAIXA 17/18

Porém, a grande força do Mogi estará mais do que presente no Jogo 1. Considerada uma das torcidas mais apaixonadas do basquetebol, os mogianos lotarão o Hugão sem dúvidas, onde conquistaram 11 resultados positivos e apenas três negativos ao longo de toda fase de classificação.

“O Mogi mostrou durante a temporada que cresce muito quanto está jogando em casa, eles se sentem muito bem apoiados pela torcida e sabemos que virão para o jogo motivados pela vitória fora de casa contra o Caxias. Tenho certeza que vão tentar botar em prática seus pontos fortes, explorando as saídas dos exteriores com Shamell, Larry e até mesmo Tyrone. O Wesley vem fazendo um bom trabalho, tornando o time bem homogêneo, com uma grande versatilidade de jogo. Temos que entrar preparados para todas as situações para não sermos surpreendidos”, finalizou o treinador rubro-negro.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.