HOJE
Até fevereiro
Por Liga Nacional de Basquete
Com Paulistano como líder invicto, fase de classificação da LDB 2017 chega ao fim; competição retorna para fase final em fevereiro de 2018
A fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete 2017 chegou ao fim neste sábado (25/11) e a primeira posição ficou com o Paulistano/Corpore. Na última partida da primeira fase, a equipe do técnico Beto Jayme venceu o duelo dos até então invictos, contra o rival EC Pinheiros, e garantiu a liderança com campanha de 100% de aproveitamento.
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Junto de Paulistano (1º) e Pinheiros (2º) também se classificaram para a fase final da LDB: Sesi/Franca Basquete (3º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º), Solar Cearense (6º), Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º) e Flamengo (8º). Os oito classificados se dividirão em dois grupos e os dois melhores colocados de cada lado avançam às semifinais.
+ Confira a classificação completa da LDB
Na chave C estão Paulistano, Minas, São José e Flamengo, enquanto que o Grupo D será formado por Pinheiros, Franca, Solar Cearense e Curitiba Basquete. A fase final da LDB será disputada entre os dias 20 e 25 de fevereiro de 2018 e o palco será o Ginásio Antonio Prado Junior, casa do Paulistano, em São Paulo (SP).
As equipes jogarão entre si nos grupos – nos dias 20, 21 e 22/02 – e os dois melhores colocados de cada chave avançarão às semifinais. Assim como nos anos anteriores, as semifinais (24/02) e a grande decisão da LDB (25/02) serão disputadas em jogo único.
Dentre os classificados estão os quatro últimos campeões da LDB. Franca conquistou o título da última edição, em 2016, o Pinheiros ficou com o troféu em 2015, o Solar Cearense em 2014 e o Flamengo em 2013. Já o campeão em 2012 foi o Sendi/Bauru Basket, enquanto que o Flamengo faturou também o título da primeira LDB, em 2011.

Com 100% de aproveitamento, Paulistano encerrou fase de classificação da LDB 2017 na primeira colocação (João Pires/LNB)
A LDB
Criada em 2011, com o objetivo de auxiliar na formação de atletas, a LDB é o grande celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Indo para sua sétima edição, o campeonato Sub-22 já possui grandes feitos neste curto período de existência.
Desde sua criação, a LDB já revelou mais de 100 jogadores para as equipes que disputam o NBB CAIXA. Em sua última temporada, o maior campeonato de basquete do país teve mais de 43% dos atletas oriundos da competição de base.
Foi na LDB que nomes que hoje brilham na NBA foram revelados. Depois de brilhar na edição de 2011 pelo Minas e com a camisa do Flamengo nas temporadas 2013 e 2014, o pivô Cristiano Felício chegou ao Chicago Bulls em 2015 e, mais recentemente, fez parte da Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Outro atleta que fez a “ponte-aérea LDB-NBA” foi Bruno Caboclo. Um dos destaques da edição 2013 da LDB, com a camisa do Pinheiros, o jovem e promissor ala foi escolhido pelo Toronto Raptors na 20ª posição do Draft 2014 da NBA e agora desfila seu talento na liga norte-americana de basquete.
Da Seleção Brasileira que recentemente disputou a AmeriCup neste ano, oito dos 12 atletas tiveram participações marcantes na LDB. São eles: Davi Rossetto, Georginho, Danilo Siqueira, Léo Meindl, Caboclo, Lucas Dias, Jimmy e Lucas Mariano.
Outros nomes que brilham entre os profissionais e que tiveram na LDB o grande trampolim para suas carreiras são Ricardo Fischer, hoje no basquete europeu e que foi campeão da segunda edição pelo Bauru, e Gegê, atualmente no Minas e bicampeão da LDB com o Flamengo.
Realizada anteriormente com limite de idade de 22 anos, a Liga de Desenvolvimento de Basquete se tornou uma competição Sub-20 a partir desta edição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca