#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Atrativos de sobra

09-04-2015 | 10:01
Por Liga Nacional de Basquete

De volta aos playoffs e com melhor campanha desde NBB 2, Minas desafia estreante Macaé nas oitavas; confira tudo sobre o duelo

Com melhor campanha desde a segunda edição do NBB e de volta nos playoffs do NBB após uma temporada longe, o Minas Tênis Clube (5º colocado) encara o Macaé Basquete (12º), que mesmo com resultados negativos no final da fase de classificação, tenta surpreender na primeira série de playoff de sua história do NBB.

Além de ter vencido os dois encontros contra a equipe macaense na primeira fase do NBB 7, o Minas tenta manter o incrível retrospecto dos quintos colocados na fase oitavas de final de 19 vitórias em 20 séries, sendo que a única vitória do 12º aconteceu nos playoffs da última temporada, com vitória do Mogi.

Confira todos os dados, estatísticas e curiosidades do confronto entre Minas e Macaé!

Jamaal, do Macaé, e Henrique Coelho, do Minas

Mesmo com retrospecto negativo, Macaé vai forte em busca de ser o segundo 12º colocado a vencer uma série de playoff no NBB (Orlando Bento/ Minas TC)

Minas na frente
Minas e Macaé já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e a equipe mineira possui vantagem de três vitória contra uma dos macaenses.

Duas minas
O Minas venceu os dois duelos contra o Macaé na fase de classificação do NBB 7, com destaque para Ansaloni no primeiro jogo (18 pontos e 10 rebotes) e para Robby Colllum no segundo duelo (27 pontos).

Campanha negativa
A equipe mineira possui campanha geral de três vitórias em nove partidas na fase oitavas de final, dois triunfos em quatro jogos em casa e apenas uma vitória em cinco partidas como visitante.

Retrospecto ruim
O Minas disputou duas séries oitavas de final na história do NBB e saiu com derrota em ambas, contra Joinville e São José.

Estreante
Dono da 12ª melhor campanha da fase de classificação do NBB 7, o Macaé se classificou para o primeiro playoff do NBB se sua história.

Repetir a história
O Macaé tenta ser a segunda equipe 12ª colocada na fase de classificação do NBB a vencer uma série de playoff, já que no ano passado o Mogi conseguiu o feito, ao derrotar o Pinheiros.

Melhor da carreira
A melhor partida da carreira do jovem ala Bruno Irigoyen, do Minas, foi contra o Macaé, quando o atleta anotou 14 pontos.

Reencontro
Hoje no Macaé, o pivô dominiquês Otis George jogará mais uma vez contra o Minas, equipe em que atuou na últimas temporada do NBB.

Pior derrota
Na última rodada o Minas sofreu sua pior derrota da fase de classificação do NBB 7, ao tomar 110 do Pinheiros.

Foi recorde
Também na partida contra o Pinheiros, a equipe mineira cedeu 22 arremessos certeiros para 3 pontos ao seu rival, recorde histórico do NBB.

Bem posicionado
A quinta colocação da fase de classificação do NBB 7 foi a melhor posição do Minas desde o NBB 2, quando ficou com a quarta posição. Nos campeonatos seguintes até o NBB 6, a equipe de Belo Horizonte ficou com os respectivos 9º, 13º, 10º e 15º lugares.

Vem a primeira?
Técnico do 5º colocado Minas, Demétrius Ferracciú nunca venceu uma série de playoffs em toda sua trajetória no NBB. À frente do Limeira nas últimas quatro temporadas, o treinador, assim como a equipe do interior paulista, jamais saíram vencedores de um confronto de playoffs, curiosamente todos eles sofrendo viradas.

Equipe do Minas

Levando o Minas ao quinto lugar da fase de classificação, Demétrius tenta vencer a primeira série de playoff de sua carreira no NBB (Orlando Bento/ Minas TC)

Nada bem
O Macaé fechou a fase de classificação do NBB com quatro derrotas seguidas, resultados negativos contra São José, Mogi das Cruzes,  Limeira e Rio Claro, todos como mandante.

Também negativo
Já o Minas finalizou a fase de classificação com quatro derrotas seguidas, contra Limeira, Rio Claro, Palmeiras e Pinheiros.

Em segundo
O pivô Shilton, do Minas, terminou a fase de classificação como o segundo melhor reboteiro do campeonato, com média de 8,5 sobras por partida.

Afiado
O ala/armador norte-americano Robby Collum, do Minas, fechou a fase de classificação como terceiro melhor em arremessos certos para 3 pontos, com 2,6 por partida.

Ídolo da cidade, Jamaal convoca torcida para apoiar Macaé (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Jamaal foi um dos principais cestinhas da primeira fase da sétima edição do NBB (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Detonou
O armador norte-americano Jamaal, do Macaé, foi o quinto melhor cestinha da fase de classificação do NBB 7, com média de 16,7 pontos por partida.

Mais quatro
O ala Eddy, do Macaé, precisa de mais quatro partidas para completar 200 jogos em sua carreira no NBB.

Não muito bom
O Minas teve o segundo pior ataque da fase de classificação do NBB 7, com apenas 75,5 pontos por jogo.

Opostos
A equipe mineira teve a melhor defesa da primeira fase do NBB 7, com apenas 74,2 pontos sofridos por partida. Já o Macaé sofreu em média 84,1 pontos por jogo, quarta pior defesa do campeonato.

Lá em baixo
O Macaé terminou a fase de classificação como a segunda pior equipe em tocos (1,2), terceira pior em assistências (13,1) e a quarta pior em rebotes (32,3).


Confira datas e horários das partidas da série oitavas de final entre Pinheiros e Brasília:

Minas Tênis Clube (5º) x Macaé Basquete (12º)
Jogo 1 – 10/04 (sexta-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 2 – 12/04 (domingo), às 17h, na Arena Minas, em Belo Horizonte – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 15/04 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé – ao vivo na WEB
Jogo 4* – 17/04 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Juquinha, em Macaé
Jogo 5* – 20/04 (segunda-feira), às 19h30, na Arena Minas, em Belo Horizonte