HOJE
Ausências que pesam
Por Liga Nacional de Basquete
Alex Garcia puxa fila de desfalques para Jogo 4 entre Vasco e Bauru: veja o que muda para os elencos
Desfalques são ruins em qualquer momento de uma temporada. Nos playoffs, então, piores ainda. É exatamente o que acontece com Sendi/Bauru Basket e Vasco da Gama, que entrarão em quadra com importantes ausências no Jogo 4 da série oitavas de final, nesta terça-feira (10/04), às 19h30, na Arena Carioca 1, ao vivo no SporTV.
Quem puxa a fila das ausências é Alex Garcia. A exemplo do que aconteceu nas duas últimas partidas no Panela de Pressão, o Brabo desfalcará o Dragão mais uma vez por conta de um estiramento na posterior da coxa sofrido no último quarto do Jogo 1 da série, na Arena Carioca 1, agravado após “enrosco” com o vascaíno Lucas Mariano.
Ainda pelo lado do Bauru, Renan Lenz é outro que não entrará em quadra novamente. O ala/pivô sentiu um incômodo na virilha no Jogo 2 da série e segue em recuperação. Com isso, o técnico Demétrius Ferracciú não contará mais uma vez com dois titulares para o duelo que pode definir a classificação às quartas.
“São desfalques de dois titulares e com certeza prejudica muito nossa equipe. Mas no último jogo, nossa equipe mostrou uma postura muito positiva e teve muito atitude. Temos que manter essa pegada no Jogo 4 para ter uma regularidade durante o jogo”, disse o comandante Demétrius.
Mas o que muda para o Dragão sem os dois atletas? Mais do que qualquer fator tático, a baixa de Alex representa uma perda significativa de liderança em quadra. Capitão do time, o camisa 10 é a grande referência da equipe, tanto nas ações com bola quanto nas orientações e fator motivacional. Taticamente, existem algumas possibilidades:
Demétrius Ferracciú pode usar Isaac, Osvaldas Matulionis, Duda Machado e até mesmo Gabriel Jaú como titulares nas alas – na última partida, o Bauru foi à quadra com Isaac e Matulionis. Jaú, por sua vez, foi o escolhido para ocupar a lacuna deixada por Renan Lenz de ala/pivô no quinteto inicial.
No Jogo 3, o Dragão jogou em alguns momentos com Hettsheimeir e Shilton juntos em quadra, o que possibilita atual campeão do Torneio de 3 Pontos de atuar mais aberto, na posição 4. Quem também figurou nessa “dança” do garrafão foi o garoto Michael Uchendu, de 19 anos, que tem característica interna, semelhante à de Shilton.
“O mais importante em um momento como esse é passar confiança para todos os atletas que forem entrar em quadra. Agora o nível de concentração tem que ser altíssimo e vamos tentar dar moral para todos os nossos jogadores”, explicou Demétrius.
Do outro lado, o Vasco da Gama pode não contar com o pivô Lucas Mariano, titular durante quase toda a fase de classificação. Desfalque no Jogo 3, o jogador está em tratamento intensivo em São Januário e deverá ser avaliado momentos antes da partida para saber se terá condições de jogo.
O substituto imediato na vaga de Lucas é o pivô Renato Carbonari, que vive grande fase e vem de expressivas atuações nos Jogos 2 e 3 da série, ambas no Panela de Pressão, com 20 e 21 pontos, respectivamente.
Com 2,04m de altura, Renato é um ala/pivô de origem, mas sua enorme força física o permite atuar também como um pivô (cinco). Essa deve ser a provável opção do técnico Christiano Pereira para o garrafão titular do Vasco, que já conta com o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni.
Em desvantagem na série por 2 a 1, o Vasco precisa vencer para seguir vivo e forçar a realização do Jogo 5, que se necessário acontecerá na sexta-feira (13/04), no Panela de Pressão. Caso não aconteça, o Dragão avançará às quartas de final contra o Sesi Franca Basquete.
“Como a série vem mostrando, principalmente nos últimos dois jogos, há um equilíbrio muito grande entre as equipes. Esperamos um duelo com a mesma intensidade que os últimos tiveram e sabemos que a decisão será nos detalhes. Estamos pensamos jogo a jogo e esse é para vencermos. Nosso foco é a vitória e apenas isso”, concluiu o técnico Demétrius Ferracciú.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca


