#JOGAJUNTO

Mais basquete

#Jogo Limpo

10-04-2025 | 04:36
Por Liga Nacional de Basquete

Dia Internacional do Jogo Limpo é celebrado em 11 de abril e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) fará uma transmissão ao vivo para conscientização

Desde 2014, no mês de abril de cada ano, a Agência Mundial Antidopagem (AMA/ ou com a sigla em inglês WADA) e a comunidade antidopagem global comemoram o Play True Day – Dia Internacional do Jogo Limpo, um evento dedicado à conscientização dos atletas, do público esportivo e da sociedade em geral sobre a importância de proteger o esporte da dopagem. Com o passar dos anos, o Play True Day evoluiu para um movimento global que atinge milhões a cada ano. Em 2024, no 10º aniversário da data, mais de 100 países e 50 organizações participaram, criando uma onda internacional de apoio ao esporte limpo, gerando quase 200 milhões de impressões e 260.000 engajamentos em todo o mundo nas mídias sociais (dados da Agência Mundial Antidopagem – AMA/WADA).

Para comemorar esta data, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) convida os integrantes da Rede Brasileira Antidopagem, Rede Lusófona Antidopagem, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro(CPB) e as entidades participantes do Programa de Adesão #JogoLimpo para se juntarem à campanha de mídia social no dia 11 de abril de 2024 e celebrar o dia mundial do #JOGOLIMPO.

Este ano, a Agência Mundial Antidopagem alterou o foco de “nós” (coletivo) para “você” (indivíduo), a fim de ressaltar o papel vital de cada um – no desempenho dos respectivos papéis (autoridades, representantes esportivos, atletas, rede de apoio, cidadãos) – na defesa do esporte limpo. Por isso, o lema de 2025 é: “Jogo Limpo – Começa com você”.

Assim, a ABCD fará uma live para divulgar o Dia Internacional do Jogo Limpo, que será realizada no dia 11 de abril de 2025, às 15h, com transmissão pela plataforma YouTube e Facebook do Ministério do Esporte. O evento contará com a participação da Presidente da ABCD, Adriana Taboza; da Vice-Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Yane Marques; da atleta olímpica e integrante do Conselho de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil, Jaqueline Mourão e da médica do esporte e integrante da Comissão de Autorização de Uso Terapêutico e ciclista, Tamires Vieira.

A Liga Nacional de Basquete, como parte integrante do esporte olímpico brasileiro, apoia a iniciativa e conta com as instruções da ABCD para orientação dos atletas e comissões técnicas de clubes filiados à LNB para realização de seus campeonatos de forma limpa e transparente, apenas com o puro talento e capacidade física e mental dos profissionais envolvidos.