
29/03
31/03
02/04
03/04

Baixa na Venezuela
Por Liga Nacional de Basquete
A pedido do Brooklyn Nets, Greivis Vásquez prioriza recuperação para temporada da NBA e está fora dos Jogos Olímpicos 2016: "triste, mas melhor para minha carreira"

Greivis Vásquez recebeu veto de seu time na NBA, o Brooklyn Nets, e não disputará os Jogos Rio 2016 (Divulgação/FIBA)
A poucos dias da Olimpíada, a Venezuela sofreu uma perda imensurável. O armador Greivis Vasquez, único atleta da NBA da equipe, recebeu a recomendação de seu time, Brooklyn Nets, para priorizar sua recuperação física para a temporada 2016/2017 da liga norte-americana e está fora dos Jogos Rio 2016.
A franquia enviou uma carta ao diretor da seleção venezuelana, Oswaldo Narváez, e explicou que o melhor para o jogador é que ele concentre suas energias na recuperação completa da cirurgia que fez no tornozelo, pensando na saúde e longevidade de sua carreira.
Um dia antes a NBA havia confirmado que recebeu o pagamento do seguro do jogador por parte do Ministério do Esporte do país – o dinheiro será devolvido – e por isso essa situação havia sido resolvida. No entanto, a decisão foi do próprio Brooklyn Nets, que optou por vetar a participação de Greivis nos Jogos.
“É triste, mas é o melhor para a minha carreira. É duro porque faltava apenas um dia para viajar ao Rio, mas tenho que respeitar essa decisão. A equipe (Nets) quer que eu chegue o mais pronto possível a Brooklyn para eu recuperar o atraso neste início de temporada. Consideraram que se eu jogar vai haver um atraso”, disse Greivis Vásquez ao site da Federação Venezuelana de Basquete (FVB).

Bastante patriota, Greivis assistiu de perto a conquista da Venezuela no Campeonato Sul-Americano 2016 no último mês e fez grande festa com os companheiros (Divulgação/FIBA Americas)
Atual campeão do Pré-Olímpico e do Campeonato Sul-Americano, nos quais foi país sede, o basquete da Venezuela vive a melhor fase de sua história. Na competição sul-americana, inclusive, o jogador não pôde atuar, mas ficou do lado de fora da quadra apoiando incondicionalmente seus companheiros e fez uma grande festa com mais um título de seu país.
Com a saída de Greivis Vásquez, a Venezuela segue com 13 jogadores, (Guillent, Cubillán, Gregory Vargas, John Cox, José Vargas, Lewis, Pérez, Bethelmy, Colmenares, Graterol, Ruiz, Echenique e Marriaga). Depois da partida desta sexta-feira contra os Estados Unidos em Chicago (EUA), o técnico Nestor “Che” Garcia divulgará os 12 selecionados que virão ao Rio.
Confira o que Greivis Vásquez disse em sua rede social após a notícia de seu veto aos Jogos Rio 2016:
“Depois de várias reuniões com a equipe médica dos Nets Brooklyn me indicaram que eu não deveria participar dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Representar o meu país neste importante evento e me juntar a meus companheiros é uma honra e sempre foi um sonho para mim. No entanto, a equipe médica sugeriu que eu deveria dedicar este tempo para trabalhar em minha recuperação e estar 100% para a próxima temporada.
Desejo sucesso aos meus colegas nos Jogos Olímpicos. Eu sei que eles farão um grande trabalho e levar o nome da Venezuela ainda mais alto. Pela minha parte, espero que para representar a nossa equipa nacional novamente no futuro próximo”