HOJE
Base intacta
Por Liga Nacional de Basquete
Orgulhoso por jogar e ser vencedor na cidade natal, Arthur renova contrato por mais três anos e garante a permanência de todo o time tricampeão do Brasília
O Uniceub/BRB/Brasília manterá a base tricampeã do Novo Basquete Brasil para a temporada 2012/2013. Faltava apenas Arthur renovar com o time do Distrito Federal. Não falta mais. O ala, que é o jogador que mais atuou com a camisa da equipe brasiliense na história do NBB (158 jogos), acertou a prorrogação de seu contrato por mais três temporadas.
Na verdade, o acordo já estava apalavrado, já que o último vínculo de Arthur com o Brasília previa a renovação por mais três anos. Havia interesse de ambas as partes, e só faltava o acerto salarial. Assim que a permanência na capital federal foi confirmada, o jogador recebeu o carinho dos fãs brasilienses.
“Quando confirmaram minha renovação, recebi muitas mensagens me parabenizando. Nunca recebi tanta mensagem no meu celular. Queria agradecer o apoio de todos os torcedores. A grande presença dos torcedores nos jogos da equipe faz diferença”, afirmou o ala.
Nascido em Brasília, Arthur se disse “realizado” por jogar na equipe da cidade natal. Somado aos resultados vitoriosos nos últimos anos e a companhia do trio Alex/Nezinho/Guilherme Giovannoni – os quatro começaram a jogar juntos muito tempo atrás, no antigo COC/Ribeirão Preto –, a permanência foi o caminho natural.
“Sinto orgulho e uma grande satisfação por continuar em Brasília. Sou da cidade, conseguimos grandes resultados, fizemos bons campeonatos nas últimas temporadas. E eu jogo com os meus melhores amigos, pessoas de um ótimo caráter”, disse.
O Mister Final – apelido recebido por ter jogado todas as finais da história do NBB mais quatro decisões de campeonato nacionais anteriores – também indicou a fórmula para que o Brasília não entre na chamada zona de conforto após ter conquistado o tricampeonato do Novo Basquete Brasil. Para Arthur, a equipe não pode repetir o início da temporada 2011/2012, em que a equipe candango viveu momentos de instabilidade.
“Nós temos de estar sempre nos cobrando. No ano passado, fizemos uma pré-temporada ruim. Não por aspectos pessoais, é que muitos jogadores se machucaram no começo. Iniciamos o NBB muito mal, tivemos muitas derrotas no primeiro turno. Fomos obrigados a buscar a reação. Não queremos passar por isso de novo na próxima temporada. Temos muitas coisas para melhorar”, comentou.
E além do aspecto motivacional, para se manter sempre no topo, o Brasília terá de prestar muita atenção em seus rivais diretos pelo título. São José/Unimed/Vinac, finalista da temporada passada, e Flamengo, o grande adversário de todas as edições do NBB, receberam atenção especial do ala.
“O São José ganhou consistência nesta temporada. Eles têm jogadores de ótimo nível. Além disso, tiveram o mérito de manter a base, sempre é muito bom ter o mesmo time por alguns anos. O Flamengo está montando um super time. A equipe é muito forte, com jogadores como Marquinhos, Marcelinho, Olivinha e Benite. Ao contrário da gente e do São José, eu acho que talvez eles sofram um pouco no início pela questão do entrosamento, isso demora um pouco. Mas sem dúvida eles estão entre os principais favoritos ao título do NBB 5”, finalizou Arthur.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e com patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.