HOJE
A volta do comandante
Por Liga Nacional de Basquete
Basket Osasco confirma retorno de Enio Vecchi para disputa da Liga Ouro; treinador tem experiência no NBB CAIXA e passagens pela seleção brasileira masculina e feminina
O Basket Osasco confirmou Enio Vecchi como treinador nesta quarta-feira (22/01). Com passagem pela seleção brasileira e por equipes como Palmeiras, São Paulo, Vasco e Pinheiros, o técnico de 65 anos vai comandar o time osasquense na disputa da Liga Ouro. A divisão de acesso ao NBB CAIXA voltou ao calendário da Liga Nacional de Basquete com seis equipes e começa no dia 15 de março.
Esta será a segunda passagem do experiente treinador pela Coruja. A primeira foi entre 2014 e 2019, período em que ele foi fundamental para o retorno do time profissional à elite do basquete paulista. Como técnico do Basket Osasco, Enio Vecchi se sagrou vice-campeão paulista da Série A2, em 2014, resultado que garantiu o acesso da Coruja à elite estadual, vice-campeão do Troféu Quatro Nações, na China, em 2016, tricampeão dos Jogos Abertos do Interior, entre 2014 e 2016, e bicampeão dos Jogos Regionais, em 2016 e 2017. Além disso, ele esteve à frente do time na melhor campanha da história no Campeonato Paulista, o quinto lugar em 2015.

Enio Vecchi vai comandar o Basket Osasco na Liga Ouro. Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco
“É um privilégio muito grande um técnico poder voltar para uma equipe. Essa consideração, esse prestígio e essa confiança devo ao João Ricardo Lourenço e à diretoria do Basket Osasco. Estou muito feliz e com a expectativa muito grande para iniciar o trabalho e essa temporada com jogadores dedicados e que possam também expressar todo esse nosso sentimento de vitória que queremos implantar”, afirmou o treinador.
“A nossa expectativa para esta temporada é a melhor possível. Evidentemente, não entraremos apenas para disputar. Temos de entrar realmente para competir e buscar títulos. A Liga Ouro é muito importante, pois pode nos garantir o acesso ao NBB CAIXA e, durante esses anos em que estive fora, você vai ficando mais calejado e tendo melhor visão de projeção do trabalho, então, temos que buscar uma vaga no NBB CAIXA”, acrescentou o técnico.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Enio Vecchi foi técnico da seleção brasileira masculina de basquete entre 1993 e 1994 e o comandante da equipe feminina no pré-Olímpico em 2011, classificando o Brasil para os Jogos Olímpicos Londres-2012. Também foi técnico de grandes clubes brasileiros, como Pinheiros, Joinville, Londrina, Uberlândia, Vasco e Palmeiras, além de assistente técnico do São Paulo, onde colecionou ótimos momentos. No MorumBis, foi campeão paulista em 2021 e da Basketball Champions League das Américas (BCLA) em 2022, além de vice-campeão Mundial em 2023, vice-campeão do NBB CAIXA nas temporadas 2020/21 e 2022/23, e vice-campeão Paulista em 2022.
“Enio Vecchi é um dos grandes nomes do esporte brasileiro e contar com o seu trabalho, a sua experiência e conhecimento de basquete nos engrandece e motiva ainda mais para esta temporada 2025. Estamos muito felizes e já arregaçamos as mangas para que seja o melhor ano de nossas vidas”, afirmou João Ricardo Lourenço, diretor executivo do Basket Osasco, que já trabalha com o treinador na montagem do elenco da Liga Ouro.
+ Márcio Dornelles é inspiração para o logo da Liga Ouro
A divisão de acesso ao NBB CAIXA, que foi disputada entre 2014 e 2019, terá participação de seis equipes em sua edição de retorno em 2025. A competição vai começar em 16 de março e vem com uma nova identidade visual, seguindo o padrão de logo adotado no NBB CAIXA e na Liga de Desenvolvimento de Basquete. Além do Basket Osasco, a Liga Ouro contará com Liga Sorocabana de Basquete, Esporte Clube Vitória, Cruzeiro Basquete, Pinheiros e Minas Tênis Clube.
O sistema de disputa colocará os seis times se enfrentando em turno e returno na primeira fase, com os dois primeiros colocados avançando diretamente para disputa das semifinais. Nos playoffs de quartas de final, o 3º enfrenta o 6º e o 4º encara o 5º, em uma melhor de três jogos. A vaga na decisão também será em uma série melhor de três. Já a final será em uma melhor de cinco.
A equipe campeã tem direito a pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pela LNB. Caso não consiga apresentar todos os comprovantes necessários, o segundo colocado ganha prioridade e assim por diante. EC Pinheiros e Minas Tênis Clube, que já participam do NBB CAIXA, não podem subir, mesmo se forem campeões. Desta forma, o time seguinte na classificação final da Liga Ouro herdará essa possibilidade.
A Liga Ouro é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), patrocínios da Caixa Econômica Federal e Penalty e apoio oficial Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca