#JOGAJUNTO

ESG

além das quadras

30-06-2025 | 11:54
Por Liga Nacional de Basquete

Basquete Cidadão entra no segundo ano trazendo conquistas importantes e expande sua atuação para Uberaba, além de São Paulo, ampliando seu impacto social e esportivo

O Basquete Cidadão, uma iniciativa que vai muito além das quadras, entra no segundo ano trazendo conquistas importantes e um novo capítulo em sua trajetória. Em 2025, o projeto se expande e passa a atuar em duas cidades, ampliando seu impacto social e esportivo, e alcançando ainda mais crianças e adolescentes com ações que unem esporte, educação e cidadania.

Criado com o propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento, o projeto utiliza o basquete como ferramenta de transformação social, promovendo inclusão, trabalho em equipe, disciplina e autoestima entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Projeto Basquete Cidadão entra no seu segundo ano em São Paulo. Foto: João Pires/LNB

A expansão para uma nova cidade representa não apenas um aumento de participantes, mas também a multiplicação de oportunidades e impactos positivos nas comunidades atendidas. Além da comunidade de Paraisópolis, em uma parceria entre Liga Nacional de Basquete, Instituto Brazolin (Anjos do Esporte) e Federação Paulista de Basketball (FPB), o Basquete Cidadão terá um núcleo em Uberaba, Minas Gerais, que começa suas atividades nesta quinta-feira (03/07). Já o segundo ano do projeto em São Paulo tem início no dia 19 de julho.

O Basquete Cidadão é viabilizado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, um instrumento fundamental que possibilita a destinação de recursos por empresas e pessoas físicas para projetos com finalidade social.

Em São Paulo, o projeto contará mais uma vez com o patrocínio da Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil. A Valmont Industries, parceira da LNB, será responsável por viabilizar essa iniciativa em Minas Gerais ao lado da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

“Acreditamos no poder do esporte como ferramenta de transformação social. Apoiar o projeto Basquete Cidadão é uma forma de reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento e a formação de jovens, especialmente em Uberaba. Ações como esta contribuem para um futuro mais inclusivo e contribuem com o desenvolvimento de nosso país”, afirmou Gabriel Moreira, gerente de relações institucionais da Valmont.

O Basquete Cidadão atendeu em seu primeiro ano cerca de 80 pessoas, entre crianças (6 a 11 anos), adolescentes (12 a 18 anos) e adultos (19 a 59 anos) no Centro Educacional Unificado (CEU) Paraisópolis, com aulas de basquete e cursos de formação. Em Uberaba, serão duas categorias etárias, sendo uma dos 12 aos 15 anos e outra de 15 até 20 anos, com treinos de basquete duas vezes por semana.

Para aqueles da terceira faixa etária em São Paulo e segunda em Uberaba, o projeto vai além das quadras. Serão oferecidos cursos de formação em três áreas distintas: oficiais de mesa, arbitragem e oficiais de estatística. Todos que concluírem com êxito esses cursos terão oportunidade de ingressar no mercado de trabalho dentro do ecossistema do basquete, podendo integrar o quadro de arbitragem das federações, o que representa uma porta de entrada significativa para trabalhar com o esporte.

Esse apoio tem sido essencial para a continuidade e o crescimento do projeto, garantindo estrutura adequada, materiais esportivos, uniformes, transporte e uma equipe multidisciplinar preparada para acolher e orientar os participantes.