#JOGAJUNTO

NBB Caixa

#BasqueteEmCasa:Dicas de filmes

24-03-2020 | 12:35
Por Liga Nacional de Basquete

Procurando o que assistir na TV? Confira essas dicas, pegue sua pipoca e se divirta!

Infelizmente os jogos do NBB estão paralisados por conta do surto do COVID-19, que assola o mundo inteiro. Mas mesmo assim não podemos deixar de consumir a bola laranja mesmo em casa, certo? Fizemos uma lista com 14 dos melhores longa metragens de basquete já produzidos na história. Além disso, também deixamos uma indicação de um curta metragem histórico. Já assistiu a algum? Quais faltam na sua lista? Pegue a pipoca e se divirta com a gente!

Space Jam: O Jogo do Século | 1996

Um dos maiores clássicos basqueteiros da história das telonas, Space Jam tem como estrelas Michael Jordan e a turma da Looney Tunes. Numa época em que as transmissões ao vivo de NBA eram mais escassas no Brasil, o longa foi fundamental para conquistar aproximar mais os brasileiros do esporte da bola laranja. Além de Pernalonga, Patolino e o maior jogador de basquete de todos os tempos, o longa de animação, que se passa entre a Terra e o planeta Montanha Bobolândia, também conta com as participações de Charles Barkley, Larry Bird, Patrick Ewing, entre outros astros que deram show na NBA durante os anos 90.

Onde assistir: Globoplay

Coach Carter | 2005

Mais que um filme de basquete, Coach Carter fez muito sucesso pela inspiração de causa nos espectadores. O longa conta a história de Ken Carter, que assume o time pelo qual foi revelado e faz uma série de mudanças comportamentais dentro e fora das quadras com seus atletas. Estrelado por Samuel L. Jackson, Coach Carter é uma das maiores demonstrações de que o basquete pode ser muito mais do que simplesmente um esporte.

Onde assistir: Netflix

Homens Brancos Não Sabem Enterrar | 1992

Quer dar uma boa risada para amenizar as preocupações em épocas de quarentena? Tá aqui uma sugestão! Esse filme conta a história de dois jogadores amadores de basquete, que se unem em partidas que valem dinheiro nas quadras de Los Angeles. Wesley Snipes convence os rivais a apostarem enquanto Woody Harrelson se faz de desentendido até entrar em quadra e dar show ao lado de seu companheiro.

Onde alugar: Microsoft Store

 

High Flying Bird | 2019

Já ouviu a frase “é no caos que se estabelece a ordem”? Esse filme tem tudo a ver com essa situação. Em uma época de lockout da NBA, um agente monta um plano ousado para tentar acabar com a paralisação do campeonato e consertar um erro de um atleta recentemente draftado. Dirigido por Steven Soderbergh, ganhador do Oscar em 2000, o longa também conta com as participações dos atletas Karl-Anthony Towns, Dovovan Mitchell e Reggie Jackson.

Onde assistir: Netflix

Amador | 2018

Ter talento não é tudo para fazer parte de uma grande liga de basquete. Esse filme conta a história de um garoto de 14 anos, dos dramas que ele e sua família atravessam por uma bolsa em um grande colégio e como as redes sociais e mau agenciamento podem interromper uma carreira promissora.

Onde assistir: Netflix

Estrada Para A Glória | 2006

Mesmo sendo um dos esportes com maior predominância de negros, o basquete também foi alvo de segregação racial nos EUA. O filme se passa em 1966, pouco depois da morte de Malcolm X, quando um treinador monta uma equipe em que seus cinco titulares são negros, avaliando-os por suas habilidades. Um longa imperdível para quem gosta de esporte e luta contra o racismo.

Onde comprar: Apple iTunes

Diário de um Adolescente | 1995

Já viu o Leonardo DiCaprio jogador de basquete? Esse filme fala de um garoto promissor com a bola laranja que acaba se envolvendo com drogas. Em outra grande atuação do ainda jovem ator, esse filme fala como superar o vício e também conta com a participação de outros atores renomados como Mark Wahlberg e Juliette Lewis.

Onde assistir: Looke

Os Aloprados | 2008

Em mais uma comédia para acalmar os ânimos, Os Aloprados fala sobre um cantor que resolve criar uma equipe que busca um lugar na NBA em plenos anos 70. O longa é sinônimo de diversão e risadas com seus figurinos da época e as atuações de Will Ferrell, Woody Harrelson e do rapper Andre 3000.

Onde assistir: HBO GO

Além dos Limites | 2000

Esse filme romântico conta a história de dois vizinhos que jogavam basquete desde crianças. Adultos, ambos seguiram o caminho da bola laranja e após se reencontrarem, perceberam que a relação era além da amizade. Uma bela pedida basqueteira para quem está em quarentena ao lado da pessoa que ama.

Onde comprar: YouTube Premium

Troca de Talentos | 2012

Imagina ter um ídolo e poder trocar de corpo com o seu ídolo? Pois é exatamente isso o que acontece com um garoto de 16 anos de Oklahoma, que passou a ser Kevin Durant da noite para o dia. Essa comédia para ver com a família também tem a participação de outras lendas da NBA, como Shaquille O’Neal, Steve Kerr e Reggie Miller.

Onde assistir: Netflix

Tio Drew | 2018

Kevin Durant não é o único jogador do Brooklyn Nets a estrelar um filme. Seu companheiro Kyrie Irving vive tio Drew neste longa, um ex-jogador de basquete que tentará liderar uma equipe de outros veteranos para ganhar um torneio de basquete no Harlem, outro famoso bairro de Nova York. Além dele, Shaquille O’Neal, Reggie Miller e Chris Webber também fazem parte do elenco de velhinhos do filme.

Onde assistir: Amazon Prime Vídeo

O Sexto Homem | 1997

Outra comédia com um pouco de drama envolvido, O Sexto Homem fala sobre dois irmãos que conseguiram jogar profissionalmente até a morte de um deles. Com pitadas de drama, o longa também trata de superação aliado ao bom humor da história.

Onde assistir: Telecine Play

Bud – O Cão Amigo | 1997

Nesta lista os homens brancos sabem enterrar e os cachorros também. Esse longa de 1997 conta a história de Buddy, um Golden retriever que consegue dar dunks e se torna o líder de uma equipe escolar. Isso pode dar certo? Aí é só assistindo ao filme para saber mesmo.

Onde assistir: Netflix

Jogada Certa | 2010

Esse filme de romance fala sobre uma fisioterapeuta que tem a missão de tratar um astro da NBA. Muitas coisas acontecem até eles perceberem que podem estar apaixonados um pelo outro. Assim como outras produções, esse longa também tem a participação de astros da NBA, como Chris Paul, Dwyane Wade e Dwight Howard.

Onde comprar: Apple iTunes

A Hora da Virada | 2005

Como o basquete pode ajudar pessoas que com baixa estima a se superarem e ao mesmo tempo fazer um treinador irritado se controlar? Pois é sobre isso que essa comédia trabalha. Ao mesmo tempo em que faz o fã dar muita risada, também deixa suas lições para as quadras e para a vida.

Onde comprar: Mercado Livre

Dear Basketball | 2017

O último da lista é especial em todos os sentidos. Único curta metragem deste ranking, Dear Basketball tem a narração de Kobe Bryant, que quando se aposentou falou sobre a sua relação de amor e dedicação de uma vida inteira ao esporte da bola laranja. Essa produção é a única sobre basquete que ganhou um Oscar. Nada mais merecido do que isso ao nosso eterno 8 e 24.

Onde assistir: Vimeo