#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Batalha regional

06-12-2013 | 07:29
Por Liga Nacional de Basquete

Na primeira partida do Ginásio Rio Vermelho no NBB 2013/2014, Goiânia tenta manter o embalo diante do vizinho Brasília; candangos buscam recuperação

Ginásio Rio Vermelho voltará a receber jogos do Goiânia na elite do basquete brasileiro (Alexandre Vidal/Divulgação)

Ginásio Rio Vermelho voltará a receber jogos do Goiânia na elite do basquete brasileiro (Alexandre Vidal/Divulgação)

O Universo/Goiânia enfim jogará em casa pelo NBB 2013/2014. Depois de mandar seus dois primeiros jogos na sexta edição do maior campeonato de basquete do país em Brasília, a equipe comandada pelo técnico Márcio Andrade fará sua estreia no Ginásio Rio Vermelho. E o adversário será justamente o vizinho Uniceub/BRB/Brasília. O confronto entre os dois únicos times da Região Centro-Oeste na disputa da competição nacional ocorrerá neste sábado, às 16h15, com transmissão ao vivo do canal SporTV.

A primeira partida dos goianos em sua verdadeira casa não poderia vir em melhor momento para a equipe. Depois de perder seus três primeiros compromissos na competição, a equipe conseguiu vencer suas últimas três partidas, contra SKY/Basquete Cearense, Unitri/Magazine Luiza e Vivo/Franca, e chega para o confronto deste sábado embalada.

“Sabemos das nossas limitações e isso nos ajuda a ter menos erros. Procuro passar isso para os jogadores, mas isso não nos impede de partir pra cima para ganhar. Temos defendido muito bem e acho que esse é nosso ponto alto neste momento”, explicou o treinador Márcio.

Tradicional praça da modalidade da bola laranja no início da década, a cidade de Goiânia está de volta à elite do basquete brasileiro. Sempre com forte presença de torcida nas arquibancadas, o Ginásio Rio Vermelho sempre foi um trunfo para a equipe da cidade. Então, o técnico Márcio Andrade, que faz sua segunda passagem pelo time – a primeira foi entre os anos de 2004 e 2006 – espera que a escrita continue a mesma e o público compareça em bom número para o duelo diante dos atuais campeões sul-americanos.

“Jogar em casa é sempre positivo, vamos procurar atuar com determinação e trazer a torcida para junto da gente como o time fazia em temporadas anteriores. Vamos lutar muito e isso pode fazer a diferença para vencer o Brasília” disse o comandante goiano.

Uruguaio Taboada é o cestinha do Goiânia no NBB e atuará diante de seu compatriota Osimani, do Brasília (Brito Junior/Divulgação)

Uruguaio Taboada é o cestinha do Goiânia no NBB e atuará diante de seu compatriota Osimani, do Brasília (Brito Junior/Divulgação)

Porém a missão do Goiânia não será nada fácil. Do outro lado estará o Brasília, que recentemente levantou o troféu de campeão da Liga Sul-Americana 2013. Apesar da conquista continental, a equipe da capital federal não possui uma boa campanha no NBB e soma até o momento apenas uma vitória em quatro partidas realizadas na competição (25% de aproveitamento). Então, a partida deste sábado é encarada como uma espécie de recomeço pelo time dirigido pelo argentino Sergio Hernandez.

“Com certeza será um jogo duríssimo, mas creio que já está na hora de darmos uma virada nessa situação, e temos a oportunidade neste jogo”, explicou o armador Nezinho, um dos mais experientes atletas do Brasília.

Para a partida, o Brasília seguirá sem poder contar com o ala Alex. Com uma lesão na virilha, que inclusive o afastou das finais da Liga Sul-Americana, o jogador segue de molho e deve voltar aos trabalhos apenas na próxima semana.

“Vai ser um jogo duro. Eles vêm de três vitórias seguidas e nós perdemos os dois últimos jogos pelo NBB. Espero que possamos fazer uma boa partida para começarmos a nos recuperar no campeonato”, afirmou o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni.

Campeão da Liga Sul-Americana, Brasília ainda busca a recuperação no NBB (Samuel Velez/FIBA Américas)

Campeão da Liga Sul-Americana, Brasília ainda busca a recuperação no NBB (Samuel Velez/FIBA Américas)