HOJE
Finaldefinida
Por Liga Nacional de Basquete
Invictos na primeira etapa, Bauru e Comunicaciones decidirão o Torneio Interligas 2019; finalíssima será disputada no próximo sábado (14), no Panela de Pressão
O Sendi/Bauru Basket será o representante brasileiro na final do Torneio Interligas 2019. Na tarde deste sábado, no Ginásio Panela de Pressão, o time do técnico Demétrius Ferracciú venceu o Boca Juniors (ARG), por 74 a 62, e fechou sua campanha na etapa Brasil na competição com 100% de aproveitamento, o que o garantiu na decisão.
Com o fim dos jogos da etapa Argentina, em Corrientes (ARG), ficou definido que o adversário do Dragão na finalíssima será o Comunicaciones, que também avançou com três triunfos. A decisão acontecerá no próximo sábado (14/09), também no Panela de Pressão, às 18h e contará com transmissão ao vivo no Facebook do NBB e no BandSports.
“Jogar aqui no Panela de Pressão é uma força muito grande para nós. Só temos a agradecer a todos que vieram, apoiaram, acreditaram, porque a energia que o time está buscando com eles é uma identidade muito importante para a formação da temporada. Isso vai dando confiança para a equipe. Aqui é nossa casa, temos que ditar o ritmo de jogo. Os torcedores entenderam isso também e fizeram a diferença”, declarou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.
Para sair de quadra com mais um triunfo no Interligas, o Bauru contou com grandes atuações do ala canadense Nick Wiggins, com 21 pontos e oito rebotes, do armador Larry Taylor, autor de 17 pontos e oito rebotes, e o armador argentino Lucas Faggiano, responsável por 12 pontos e três assistências.
“Estamos vindo de uma maratona grande de jogos e por isso tivemos que rodar bastante os atletas. Jogamos sem o Renato, que sentiu no aquecimento e foi uma perda gigante. Mas o time se superou. Todos que entraram deram conta do recado. Agora vamos tentar recuperar nossos atletas e seguir rodando bastante eles para não sentirem o cansaço nos próximos jogos”, falou Demétrius.
Mas não foram só os protagonistas do grupo que se destacaram. Vale ressaltar o papel fundamental dos garotos Samuel Pará (nove pontos), Emanuel (cinco pontos, oito rebotes e três tocos) e Vinicius Malachias (seis pontos e cinco rebotes) que tiveram uma ótima minutagem e foram cruciais para a virada do Bauru no segundo tempo.
“Hoje eles entraram e viraram o jogo. Foi isso, o Pará, Emanuel e Malachias viraram o jogo. Olha a importância disso, olha o trabalho da base do Bauru Basket fazendo a diferença. Me emociono ao falar isso porque sei o quanto é difícil para eles”, finalizou Demétrius.
Basquete Cearense vence La Unión na despedida do Interligas
Depois de perder os dois primeiros jogos no Interligas, o Basquete Cearense fechou sua participação na competição com uma grande vitória. Dominante no segundo tempo, a equipe nordestina bateu o La Unión de Formosa (ARG), por 77 a 68.
O Carcará venceu o segundo tempo por 46 a 23 e recuperou uma desvantagem que chegou a ser de 14 pontos antes do intervalo. Os destaques da equipe foram os norte-americanos Brandon Davis (19 pontos) e Charles Clark (15 pontos).
“No segundo tempo conseguimos trabalhar melhor a bola e fazer bolas fáceis. Mas nossa postura mudou também. Fomos mais aguerridos, jogamos mais com a cara do Carcará, isso ajudou os jogadores a se adaptarem e desenvolverem melhor o jogo. Fico feliz com esse resultado, que também foi nossa primeira vitória na temporada”, disse o capitão Felipe Ribeiro.
Vale destacar também que essa foi a primeira participação do Basquete Cearense em uma competição internacional em toda a história. Esse fato também animou o capitão do Carcará.
“Para nós foi sensacional participar do Interligas. Jogar três partidas desse nível, contra dois clubes fortes da Argentina e uma contra o Bauru, que já vem de uma pré-temporada e disputando Campeonato Paulista. Não temos um campeonato estadual forte, então ficamos muito tempo sem jogar, isso nos prejudica, por isso jogar esse Interligas foi fundamental”, falou Felipe Ribeiro, que completou:
“Precisamos parabenizar a iniciativa da LNB e da La Liga pelo retorno do Interligas. Eu já tinha jogado uma edição na Argentina pelo Paulistano e sei o quão valioso é, por isso fico muito feliz por fazer parte disso novamente e pelo Basquete Cearense ter escrito seu nome nessa história”, finalizou.
Pato Basquete supera Brasília, mas não consegue vaga na final
O domingo foi o dia decisivo na etapa Argentina do Interligas 2019. A primeira partida foi marcada por um confronto brasileiro em solo argentino, entre Pato Basquete e Universo/Brasília. Superior em boa parte da partida, o time paranaense venceu o adversário candango por 74 a 54 e deixou a decisão da outra vaga na final para o último jogo do dia.
O time comandado pelo treinador Dedé Barbosa contou com uma grande atuação coletiva no triunfo deste domingo. No total, quatro atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o ala Paulo Lourenço foi o cestinha com 13, o também ala Gustavo Basílio anotou 12, enquanto os armadores Gegê Chaia e Augusto Leão contribuíram com 11 cada.
Pelo Brasília, os destaques ficaram por conta do pivô Ronald, que anotou dez pontos e pegou sete rebotes, dos alas Pedro Mendonça e Arthur, com nove pontos cada, e do armador Nezinho, com sete pontos e sete assistências.
MAIS UMA DO PATO 🏀🔥
🇧🇷 Pato Basquete 74 x 54 Brasília 🇧🇷
Com grande atuação coletiva, o Pato Basquete superou o @bsbbkt e segue vivo no #Interligas2019.
Um vitória do Regatas sobre o Comunicaciones (entre 6 e 11 pontos) classifica o time paranaense para a grande final 🏆 pic.twitter.com/q2SDoanQ6w
— NBB CAIXA (@NBB) September 8, 2019
A vitória ainda deixou a equipe de Pato Branco com chances de classificação, precisando torcer por uma vitória do Regatas de Corrientes sobre o Comunicaciones, por uma diferença de seis a 11 pontos, o que daria a vantagem ao time brasileiro no tríplice empate.
Mas, infelizmente para o Pato, isso não aconteceu. O Comunicaciones venceu o duelo argentino contra o time da casa, por 98 a 89, e terminou a primeira etapa com três vitórias, que garantiu a outra vaga na grande decisão do Torneio Interligas.
Três atletas tiveram grandes atuações na vitória da equipe de Mercedes (ARG), com mais de 20 pontos cada: o ala/armador Selem Safar (24), com direito a 5/10 nas bolas de 3 pontos, o ala Jose Defelippo (22) e o armador Kyle Davis (20).
🏆🏀FINAL DEFINIDA
🇦🇷Comunicaciones 98 x 89 @ClubRegatasCtes🇦🇷
O Comunicaciones venceu os donos da casa e se classificou para a final do #Interligas2019
A decisão contra o @BauruBasket 🇧🇷 será no sábado (14), no Panela de Pressão, ao vivo no Facebook do NBB e no @bandsports 📺 pic.twitter.com/FeWdFUJea3
— NBB CAIXA (@NBB) September 9, 2019
Tabela de jogos do Interligas 2019
Etapa do Brasil – Bauru
05/09 (Quinta-feira)
Basquete Cearense 88 x 91 Boca Juniors
Bauru 76 x 74 La Unión
06/09 (Sexta-feira)
Boca Juniors x La Unión
Bauru 80 x 68 Basquete Cearense
07/09 (Sábado)
Basquete Cearense 77 x 68 La unión
Bauru 74 x 62 Boca Juniors
Etapa da Argentina – Corrientes
06/09 (Sexta-feira)
Comunicaciones 87 x 80 Pato Basquete
Regatas 77 x 69 Universo/Brasília
07/09 (Sábado)
Comunicaciones 93 x 76 Universo/Brasília
Regatas 79 x 88 Pato Basquete
08/09 (Domingo)
Universo/Brasília 54 x 74 Pato Basquete
Regatas 89 x 98 Comunicaciones
Final – 14/09 (Sábado)
Sendi/Bauru Basket x Comunicaciones – Ginásio Panela de Pressão
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca