#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB CAIXA

Finaldefinida

09-09-2019 | 01:35
Por Liga Nacional de Basquete

Invictos na primeira etapa, Bauru e Comunicaciones decidirão o Torneio Interligas 2019; finalíssima será disputada no próximo sábado (14), no Panela de Pressão

O Sendi/Bauru Basket será o representante brasileiro na final do Torneio Interligas 2019. Na tarde deste sábado, no Ginásio Panela de Pressão, o time do técnico Demétrius Ferracciú venceu o Boca Juniors (ARG), por 74 a 62, e fechou sua campanha na etapa Brasil na competição com 100% de aproveitamento, o que o garantiu na decisão.

Com o fim dos jogos da etapa Argentina, em Corrientes (ARG), ficou definido que o adversário do Dragão na finalíssima será o Comunicaciones, que também avançou com três triunfos. A decisão acontecerá no próximo sábado (14/09), também no Panela de Pressão, às 18h e contará com transmissão ao vivo no Facebook do NBB e no BandSports.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🏆🔥 A vibração de quem voltou a uma final internacional depois de 3 anos. Comemora, @baurubasket ! . #Interligas2019 🇧🇷🇦🇷

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

“Jogar aqui no Panela de Pressão é uma força muito grande para nós. Só temos a agradecer a todos que vieram, apoiaram, acreditaram, porque a energia que o time está buscando com eles é uma identidade muito importante para a formação da temporada. Isso vai dando confiança para a equipe. Aqui é nossa casa, temos que ditar o ritmo de jogo. Os torcedores entenderam isso também e fizeram a diferença”, declarou Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.

Para sair de quadra com mais um triunfo no Interligas, o Bauru contou com grandes atuações do ala canadense Nick Wiggins, com 21 pontos e oito rebotes, do armador Larry Taylor, autor de 17 pontos e oito rebotes, e o armador argentino Lucas Faggiano, responsável por 12 pontos e três assistências.

“Estamos vindo de uma maratona grande de jogos e por isso tivemos que rodar bastante os atletas. Jogamos sem o Renato, que sentiu no aquecimento e foi uma perda gigante. Mas o time se superou. Todos que entraram deram conta do recado. Agora vamos tentar recuperar nossos atletas e seguir rodando bastante eles para não sentirem o cansaço nos próximos jogos”, falou Demétrius.

Mas não foram só os protagonistas do grupo que se destacaram. Vale ressaltar o papel fundamental dos garotos Samuel Pará (nove pontos), Emanuel (cinco pontos, oito rebotes e três tocos) e Vinicius Malachias (seis pontos e cinco rebotes) que tiveram uma ótima minutagem e foram cruciais para a virada do Bauru no segundo tempo.

“Hoje eles entraram e viraram o jogo. Foi isso, o Pará, Emanuel e Malachias viraram o jogo. Olha a importância disso, olha o trabalho da base do Bauru Basket fazendo a diferença. Me emociono ao falar isso porque sei o quanto é difícil para eles”, finalizou Demétrius.

Basquete Cearense vence La Unión na despedida do Interligas

Depois de perder os dois primeiros jogos no Interligas, o Basquete Cearense fechou sua participação na competição com uma grande vitória. Dominante no segundo tempo, a equipe nordestina bateu o La Unión de Formosa (ARG), por 77 a 68.

O Carcará venceu o segundo tempo por 46 a 23 e recuperou uma desvantagem que chegou a ser de 14 pontos antes do intervalo. Os destaques da equipe foram os norte-americanos Brandon Davis (19 pontos) e Charles Clark (15 pontos).

“No segundo tempo conseguimos trabalhar melhor a bola e fazer bolas fáceis. Mas nossa postura mudou também. Fomos mais aguerridos, jogamos mais com a cara do Carcará, isso ajudou os jogadores a se adaptarem e desenvolverem melhor o jogo. Fico feliz com esse resultado, que também foi nossa primeira vitória na temporada”, disse o capitão Felipe Ribeiro.

Vale destacar também que essa foi a primeira participação do Basquete Cearense em uma competição internacional em toda a história. Esse fato também animou o capitão do Carcará.

“Para nós foi sensacional participar do Interligas. Jogar três partidas desse nível, contra dois clubes fortes da Argentina e uma contra o Bauru, que já vem de uma pré-temporada e disputando Campeonato Paulista. Não temos um campeonato estadual forte, então ficamos muito tempo sem jogar, isso nos prejudica, por isso jogar esse Interligas foi fundamental”, falou Felipe Ribeiro, que completou:

“Precisamos parabenizar a iniciativa da LNB e da La Liga pelo retorno do Interligas. Eu já tinha jogado uma edição na Argentina pelo Paulistano e sei o quão valioso é, por isso fico muito feliz por fazer parte disso novamente e pelo Basquete Cearense ter escrito seu nome nessa história”, finalizou.

Pato Basquete supera Brasília, mas não consegue vaga na final

O domingo foi o dia decisivo na etapa Argentina do Interligas 2019. A primeira partida foi marcada por um confronto brasileiro em solo argentino, entre Pato Basquete e Universo/Brasília. Superior em boa parte da partida, o time paranaense venceu o adversário candango por 74 a 54 e deixou a decisão da outra vaga na final para o último jogo do dia.

O time comandado pelo treinador Dedé Barbosa contou com uma grande atuação coletiva no triunfo deste domingo. No total, quatro atletas atingiram dois dígitos de pontuação: o ala Paulo Lourenço foi o cestinha com 13, o também ala Gustavo Basílio anotou 12, enquanto os armadores Gegê Chaia e Augusto Leão contribuíram com 11 cada.

Pelo Brasília, os destaques ficaram por conta do pivô Ronald, que anotou dez pontos e pegou sete rebotes, dos alas Pedro Mendonça e Arthur, com nove pontos cada, e do armador Nezinho, com sete pontos e sete assistências.

A vitória ainda deixou a equipe de Pato Branco com chances de classificação, precisando torcer por uma vitória do Regatas de Corrientes sobre o Comunicaciones, por uma diferença de seis a 11 pontos, o que daria a vantagem ao time brasileiro no tríplice empate.

Mas, infelizmente para o Pato, isso não aconteceu. O Comunicaciones venceu o duelo argentino contra o time da casa, por 98 a 89, e terminou a primeira etapa com três vitórias, que garantiu a outra vaga na grande decisão do Torneio Interligas.

Três atletas tiveram grandes atuações na vitória da equipe de Mercedes (ARG), com mais de 20 pontos cada: o ala/armador Selem Safar (24), com direito a 5/10 nas bolas de 3 pontos, o ala Jose Defelippo (22) e o armador Kyle Davis (20).

Tabela de jogos do Interligas 2019

Etapa do Brasil – Bauru

05/09 (Quinta-feira)

Basquete Cearense 88 x 91 Boca Juniors
Bauru 76 x 74 La Unión

06/09 (Sexta-feira)

Boca Juniors x La Unión
Bauru 80 x 68 Basquete Cearense

07/09 (Sábado)

Basquete Cearense 77 x 68 La unión
Bauru 74 x 62 Boca Juniors

Etapa da Argentina – Corrientes

06/09 (Sexta-feira)

Comunicaciones 87 x 80 Pato Basquete
Regatas 77 x 69 Universo/Brasília

07/09 (Sábado)

Comunicaciones 93 x 76 Universo/Brasília
Regatas 79 x 88 Pato Basquete

08/09 (Domingo)

Universo/Brasília 54 x 74 Pato Basquete
Regatas 89 x 98 Comunicaciones

Final – 14/09 (Sábado)

Sendi/Bauru Basket x Comunicaciones – Ginásio Panela de Pressão