HOJE
Vitória da Resiliência
Por Marcius Azevedo
Bauru Basket supera lesões de Anderson Rodrigues e Dontrell Brite para derrotar o R10 Score Vasco da Gama em São Januário e garantir vaga na semifinal dos Playoffs do NBB CAIXA
R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket entregaram tudo que era esperado da série entre o quarto e quinto colocados, respectivamente, da temporada regular do NBB CAIXA. Foram cinco grandes jogos, mas apenas uma equipe iria avançar. Melhor para o Dragão, que se superou em quadra nesta terça-feira (14/05), em São Januário, para vencer por 76 a 73 e garantir vaga na semifinal para enfrentar o Flamengo.
O Bauru Basket volta a figurar entre os quatro melhores do NBB CAIXA, algo que aconteceu pela última vez na temporada 2017/2018. São cinco semifinais na história, com três decisões e um título. O R10 Score Vasco da Gama não conseguiu alcançar esta etapa da competição pela primeira vez, mas fez uma ótima campanha na retomada do projeto do basquete no clube.
A vaga foi decidida no detalhe. O Bauru Basket precisou se superar após perder dois titulares. Destaque da equipe em pontos, rebotes e eficiência na temporada, Anderson Rodrigues jogou apenas cinco minutos. O pivô sentiu um problema no pé, saiu de quadra ainda no primeiro quarto e não voltou mais.
Cestinha da equipe na partida, Dontrell Brite, que já havia anotado 23 pontos, sentiu uma problema muscular no posterior da coxa direita no começo do último quarto. Foi então que Gemadinha assumiu o lugar do americano na função de pontuar e anotou sete pontos que foram fundamentais para o Bauru Basket assumir o controle do placar. Alex Garcia finalizou o jogo com dois lances livres.
“O time foi guerreiro. O Gemadinha teve um momento importante no final do jogo. Os lances livres caíram quando tinham de cair. Uma vitória grande, merecida”, afirmou Alex Garcia, que terminou o jogo com nove pontos, sete rebotes e sete assistências. “Foi um jogo difícil. Tivemos os desfalques de dois jogadores importantes, mas não desistimos, lutamos até o final. Esse é o espírito que Bauru mostrou sempre. Agora vamos para cima do Flamengo”, avisou Gemadinha.
O técnico Paulo Jaú elogiou o grupo. “A vitória da resiliência. A equipe se portou muito bem em quadra. Soube sofrer, superou essa pressão de São Januário, essa pressão de quinto jogo e de ter de vencer. Jogou centrada em todos os momentos. Foi um jogo decidido no detalhe, como foi em toda essa série”, afirmou. “Perdemos jogadores importantes durante essa partida, mas, mesmo assim, o nosso elenco se fez valer mais uma vez.”
Pelo lado do Vasco, o experiente Marquinhos lamentou o fato de ter desperdiçado um lance livre nos instantes finais da partida, mas enalteceu o trabalho feito pela equipe na temporada.
“Claro que é difícil falar que foi uma bola, aquele lance livre que não entrou, mas, no todo, perdemos o jogo. A equipe de Bauru também jogou bem na série. Levou nos momentos finais. Quem levasse seria justo. Mas isso não apaga uma temporada brilhante que tivemos nessa retomada”, afirmou. “Perder o jogo decisivo dentro de casa fica aquele gostinho, mas foi uma temporada muito boa. O Vasco está de parabéns pela campanha no NBB CAIXA.”
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.