#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Saldo positivo

27-05-2024 | 12:57
Por Marcius Azevedo

Bauru Basket tem ótimo desempenho no NBB CAIXA 2023/24 ao chegar na semifinal e já se planeja para voltar mais forte na próxima temporada

O Bauru Basket tem muitos motivos para se orgulhar da campanha no NBB CAIXA 2023/24. O time se posicionou entre os quatro melhores do Brasil, caindo apenas diante do Flamengo, na série do playoff semifinal. Gestor da equipe bauruense, Vanderlei Mazzuchini avalia como positivo o desempenho e já trabalha para voltar ainda mais forte na temporada seguinte.

“Dentro de quadra, voltamos à semifinal do NBB Caixa depois de seis anos. E esse resultado foi obtido em meio a muitos desafios: saímos para o mercado depois de outras equipes, perdemos três titulares da temporada passada, abrimos mão da vaga da BCLA (Basketball Champions League Américas) e passamos por uma troca de comando técnico após o Campeonato Paulista. Mesmo assim, conseguimos competir no mais alto nível. Os atletas e a comissão técnica estão de parabéns”, afirmou Vanderlei Mazzuchini.

Vanderlei Mazzuchini (esq.) com os jogadores do Bauru Basket. Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

“Além disso, tivemos feitos importantes em outras esferas: conquistamos títulos nas categorias de base, demos sequência aos nossos projetos sociais e melhoramos ainda mais nossa média de público. A sintonia entre o time e as arquibancadas do ginásio Panela de Pressão foi um dos pontos fortes da nossa temporada”, acrescentou.

Vanderlei Mazzuchini afirmou que o trabalho deu certo porque foi realizado de uma maneira clara, com todos participando ativamente no processo. “Toda temporada traz lições importantes, sejam esportivas ou administrativas. Alguns desses ensinamentos precisam ser discutidos internamente. Mas, em relação à atual edição do NBB CAIXA, destacaria a importância da transparência, do diálogo e do comprometimento. Deixamos claro para todas as partes (elenco, comissão técnica e torcida) sobre quais eram nossas pretensões. Trabalhamos arduamente dentro dessas condições, superamos as expectativas e saímos do campeonato de cabeça erguida.”

O gestor do Bauru Basket também elogiou o trabalho de Paulo Jaú. O treinador assumiu o Bauru Basket no lugar de Guerrinha já com o NBB CAIXA em andamento e teve ótimo desempenho. A equipe bauruense terminou na quinta colocação na temporada regular, passou pelo Pato Basquete nas oitavas e conseguiu eliminar nas quartas o R10 Score Vasco da Gama, que avançou aos playoffs, em quarto lugar.

“Quando trouxemos o Jaú para ser assistente técnico já sabíamos que era um profissional dedicado, estudioso e com um perfil que se encaixa perfeitamente com o Bauru Basket. E depois que ele assumiu como treinador principal, isso ficou ainda mais evidente. Demos todo o respaldo para o Jaú implementar seus conceitos e dar sua cara para o time. Os jogadores também compraram a ideia, e o resultado foi visto em quadra. Foi um ótimo trabalho, certamente está entre os melhores da atual temporada”, afirmou Vanderlei Mazzuchini.

Vanderlei Mazzuchini (dir) comemora vaga do Bauru Basket na semifinal do NBB CAIXA. Foto: Maurício Almeida/Vasco da Gama

Com o fim da participação no NBB CAIXA, Vanderlei Mazzuchini não tem folga. Ele já deu início ao planejamento para 2024/25. “A gestão de uma equipe esportiva precisa ser contínua, com planejamento de curto, médio e longo prazo. O diálogo com patrocinadores e a busca por novos parceiros ocorre durante a temporada inteira.  Agora, estamos na fase de definir o orçamento. Obviamente, também já temos conversas sobre a montagem de elenco. Mas, o desafio é enorme, ainda mais competindo com equipes que possuem grandes aportes financeiros”, disse.

“Mesmo com uma temporada que superou as expectativas, já fomos comunicados sobre a saída de dois patrocinadores importantes para o projeto. Por isso, estamos trabalhando em diversas frentes para que isso seja revertido e para que o time continue dando orgulho a todos os bauruenses”, acrescentou o gestor do Bauru Basket.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.