HOJE
Bauru é o meu lugar!
Por Liga Nacional de Basquete
Após rejeitar proposta da Europa, Hettsheimeir declara amor por Bauru e mostra foco total no NBB CAIXA 2016/2017: “vamos buscar este título tão desejado”

Perto do início do NBB CAIXA 2016/2017, Hettsheimeir rejeita proposta do basquetebol lituano e fica no Bauru (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Às vésperas de estrear em sua terceira edição do NBB CAIXA, Rafael Hettsheimeir, do recebeu proposta do forte basquetebol lituano, mas o pivô mostrou estar muito feliz no Gocil/Bauru Basket e preferiu seguir atuando no Brasil. Muito bem adaptado, o camisa 30 irá para sua terceira temporada consecutiva no time do interior paulista.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Caso aceitasse a proposta oriunda do basquete lituano, Hettsheimeir voltaria à Europa, local onde atuou por quase dez anos de sua carreira. Com apenas 19 anos de idade, o pivô foi atuar na Espanha, em divisões menores. Foi no país espanhol que Rafael jogou em todo seu tempo no velho continente, com passagens por equipes de destaque, como o Real Madrid e o Unicaja Málaga.
“Estou muito feliz por ter ficado no Bauru. Eu gosto daqui e até já disse que se o tempo que eu jogar no Brasil quero estar sempre no Bauru. Surgiu a proposta, mas acabou não se concretizando, porque era para agora e eu não podia deixar o Bauru na mão. Eu não sou assim. Apesar de ter uma cláusula no meu contrato que me permite sair, optei por ficar e estou preparado para mais um NBB CAIXA”, disse Hettsheimeir.
Com o camisa 30 em quadra, o Bauru iniciará sua nova caminhada no NBB CAIXA neste sábado, às 14 horas (de Brasília), diante do Flamengo. A partida marcará o reencontro das equipes que se enfrentaram na decisão das duas últimas temporadas do maior campeonato de basquete do país.
“A gente sabe que o campeonato é muito grande, são oito meses de disputa. Mas, lógico que começar com o pé direito é sempre importante, ainda mais contra um rival como o Flamengo. Vai ser um jogo bonito, muito legal, um espetáculo e esperamos começar vencendo diante da nossa torcida, que nos ajuda a cada jogo”, disse o jogador, dono de média de 16,3 pontos em 76 partidas disputadas no NBB CAIXA.
“Acho que o Flamengo é o grande favorito ao título. O Mogi se reforçou bastante, o Brasília também, acho que está na mesma linha do ano passado. As equipes estão mais fortes, terá o Vasco nessa temporada, que tem uma grande equipe. Vai ser um campeonato difícil e bom. O NBB CAIXA a cada ano que passa está melhorando e espero que temporada seja boa para nós, pois é um título muito desejado por todos aqui em Bauru”, completou.

Hettsheimeir atuou por quase dez anos no basquetebol espanhol, com passagem pelo Real Madrid (Divulgação)
Antes do início do NBB CAIXA 2014/2015, o Bauru adicionou peças fortes ao seu elenco. Entre elas, Rafael Hettsheimeir, que logo de cara surtiu o efeito desejado pela equipe paulista e caiu nas graças do torcedor bauruense. Com médias de 16,5 pontos e 6,1 rebotes ao longo das 40 partidas que realizou na temporada, o pivô foi um dos principais nomes da grande campanha realizada pelo “Dragão”, que alcançou pela primeira vez as Finais da competição naquela edição.
Apesar de não conquistar o NBB CAIXA, o Bauru alcançou títulos de extrema importância naquela temporada. O time paulista ergueu, nada mais nada menos, que os troféus do Campeonato Paulista e da Liga Sul-Americana de 2014, e da Liga das Américas de 2015, este último, credenciou a equipe bauruense a disputar a Copa Intercontinental de 2015 contra o Real Madrid, campeão da Euroliga daquele ano.
Parte crucial do elenco bauruense, Hettsheimeir seguiu na equipe para temporada 2015/2016. Apesar de não repetir as conquistas anteriores, mais uma vez o Bauru fez bela campanha no NBB CAIXA e alcançou pela segunda edição seguida as Finais da competição, com Rafael sendo novamente um dos destaques do campeonato e eleito o Melçhor Pivô da competição pelo segundo ano consecutivo.
“Joguei dez anos na Espanha, acho que a Europa tem campeonatos bons e tive vontade de voltar para lá, porque estou novo ainda. Mas como disse, estou feliz aqui, indo para minha terceira temporada com o Bauru. Gosto de todas as pessoas que trabalham comigo no dia-a-dia, minha família está adaptada à cidade e isso também pesa. Tive vontade de voltar para Europa, acho que era uma oportunidade muito boa para mim, mas continuar aqui em Bauru também será muito bom”, afirmou o camisa 30 da equipe paulista.
Após ser vice-campeão no Campeonato Paulista deste ano, o Bauru contratou mais dois reforços, Gegê e Gui Deodato, e vem com todas as forças para tentar alcançar o título inédito do NBB CAIXA. No sábado, a equipe abre a competição diante do rival Flamengo e a expectativa é do melhor basquete possível.
“Acho que a equipe está bem, tanto o Gui quanto o Gegê irão agregar muito na nossa rotação. Apesar de jovens são atletas muito experientes no NBB CAIXA. Estamos treinando forte, muito focados nesta temporada e vamos tentar buscar este título tão desejado por todos nós”, concluiu Hettsheimeir.

Após dois vice-campeonatos, o Hettsheimeir e o Bauru esperam alcançar o tão almejado título no NBB CAIXA 2016/2017 (Fotojump/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca