#JOGAJUNTO

Interligas

Bauru campeão

14-09-2019 | 10:43
Por Liga Nacional de Basquete

Após três anos sem títulos, Bauru bate Comunicaciones, se sagra campeão do Torneio Interligas e traz a taça para o Brasil pela primeira vez

O Sendi/Bauru Basket fez história. Neste sábado, o Dragão bateu o Comunicaciones, no Ginásio Panela de Pressão, por 82 a 63, e se sagrou campeã do Torneio Interligas 2019, além de ser a primeira equipe brasileira a conseguir tal feito.

A conquista também marca o retorno da equipe do interior paulista ao lugar mais alto do pódio, já que a equipe não vencia há três anos. Para o treinador Demétrius Ferraciú, do Bauru, a conquista mostra o bom trabalho feito até aqui.

“Nós vamos trabalhando dia a dia, com os pés no chão. Não achamos que vamos jogar tudo, as coisas não são assim. Esse é um time que tá feliz. Vejo nos treinamentos o quanto eles (jogadores) se dedicam, estão comprometidos nesse novo projeto do Bauru, que já começa dando certo. Esse título é importante para retomarmos nossa confiança, que vem no dia a dia, campeonato a campeonato. Mostramos um perfil de um time que sempre vai buscar algo a mais”, afirmou.

Bauru volta a ganhar um título após 3 anos de jejum (Victor Lira/Bauru)

Com uma atuação consistente na final, o Bauru foi dominante do início ao fim. Vale destacar a grande atuação do Dragão no segundo quarto, em que o Bauru fez 27 a 10 contra a equipe argentina e abriu uma boa vantagem para a sequência do duelo.

+ Estatísticas do Torneio Interligas 2019

“Começamos bem defensivamente, com as trocas. Minamos as situações que o Safar e o Gadson tentavam criar, mas depois demos uma cochilada no terceiro quarto. Isso os fez voltar ao jogo, mas foi o último respiro deles. Depois conseguimos nos manter fortes no jogo e uma grande vitória, inédita para o Brasil e para o Bauru. Fico feliz por que escrevemos um pouco da história aqui também”, afirmou o treinador Demétrius Ferraciú, do Bauru.

O principal nome do Bauru no jogo foi o ala canadense Nick Wiggins, eleito o MVP da Final do Torneio Interligas 2019. Com uma atuação de gala, o jogador saiu de quadra com um duplo-duplo de 22 pontos e dez rebotes, além de 24 de eficiência.

Já no Comunicaciones, o principal nome foi o de Novar Gadson, com 18 pontos, quatro rebotes, três assistências e 20 de eficiência.

Bauru volta a ganhar um título após 3 anos

Os torcedores do Bauru tiraram o grito de “é campeão” entalado na garganta. Com a conquista do Torneio Interligas, o Dragão voltou a erguer uma taça após 3 anos sem títulos.

A última conquista da equipe do interior paulista foi o título do NBB CAIXA 2016/2017, frente ao Paulistano/Corpore em uma final recheada de reviravoltas.

#14 Com elástica vitória no Jogo 5 (92 a 73) em Araraquara, Bauru soltou o grito de campeão do NBB CAIXA pela primeira vez na história (João Pires/LNB)

Outro fato exalta ainda mais a conquista do Bauru: a equipe é a primeira do Brasil a vencer o Torneio Interligas. Nas primeiras três edições (2010, 2011 e 2012).

Wiggins MVP

O 14 de setembro de 2019 será uma data que ficará para sempre na memória do norte-americano Nick Wiggins. No confronto que deu o título ao Bauru do Torneio Interligas 2019 *inserir link da matéria*, o ala canadense foi eleito o MVP da Final do Torneio Interligas 2019.

“Ser eleito MVP do Torneio Interligas é um dos pontos altos da minha carreira. Além de estar vivendo esse momento incrível com o Bauru, ser eleito o MVP da Final de uma competição como essa com certeza ficará marcado para mim”, afirmou o jogador do Bauru.

E a conquista foi, para de lá de merecida, foi calcada após uma atuação consistente e cheia de atitude em um jogo que o Bauru ditou o ritmo da partida do início ao fim.

No segundo quarto, por exemplo, Wiggins começou a mostrar suas armas. Somente neste período, o ala canadense anotou 10 pontos, além de ter pego três rebotes. Ainda no segundo tempo, o jogador manteve o mesmo nível. No terceiro período foram sete pontos, enquanto no último e decisivo quarto foram mais oito.

Alguns dos melhores lances do jogador no duelo:

Torneio Interligas: fruto de uma parceria de sucesso

Tanto a La Liga Argentina quanto a Liga Nacional de Basquete mantêm boas relações há um bom tempo. Prova disso é que, além da realização do Torneio Interligas, ambas já realizaram projetos em conjunto nos últimos anos.

Nessa temporada, por exemplo, devido ao bom relacionamento entre as entidades, pelo segundo ano seguido aconteceu a disputa do Desafio Interligas, competição Sub -23 que reúne o campeão das Ligas de Desenvolvimento do Brasil e da La Liga Argentina.

Ou seja, o Torneio Interligas e as outras ações em conjunto entre as duas ligas são a prova de que a parceria entre as entidades está rendendo, a cada dia que se passa, frutos positivos.