#JOGAJUNTO

Interligas

Interligason fire

07-09-2019 | 02:56
Por Liga Nacional de Basquete

Em grande atuação coletiva, Dragão ganhou a 2ª seguida e agora decidirá vaga na final contra o Boca; Pato e Brasília estrearam na Argentina

A sexta-feira (06/09) do Interligas 2019 foi para lá de movimentada. O destaque ficou por conta do duelo brasileiro entre Sendi/Bauru Basket e Basquete Cearense, que terminou com vitória do Dragão, no Ginásio Panela de Pressão, por 80 a 66.

A equipe bauruense teve quatro atletas pontuando em dígitos duplos: o ala canadense Nick Wiggins (12 pontos), o armador Larry Taylor (11 pontos), o ala/pivô norte-americano Jay Massey (11 pontos) e o armador argentino Lucas Faggiano (10 pontos).

+Estatísticas completas de Bauru x Basquete Cearense

“Estamos evoluindo dia após dia. Temos cinco vitórias consecutivas. Nossos corpos estão um pouco fadigados, amanhã será nosso terceiro jogo em três dias. Precisamos seguir jogando forte e marcando bem, isso vai garantir nossas vitórias. Todos aqui estão cansados, então vamos tentar fazer nossa melhor defesa para sairmos vencedores amanhã”, disse Nick Wiggins.

Com o resultado, o Bauru ficou a um passo de garantir vaga na grande final do Interligas 2019 contra o “campeão” da sede Corrientes (ARG). O duelo que decidirá a classificação bauruense será neste sábado (07/09), às 18h15, contra o Boca Juniors, ao vivo no Facebook do NBB CAIXA e no BandSports.

“Esperamos por um time muito físico. Joguei contra eles na temporada passada na Argentina. São muito físicos e bem treinados. Com certeza será um grande jogo e não vamos a hora de entrar em quadra de novo”, completou Wiggins, que citou sua experiência pelo Argentino de Junin (ARG) na temporada passada.

Pelo lado do Basquete Cearense, os destaques ficaram por conta do ala norte-americano Brandon Davis e do pivô Marcão, ambos com 17 pontos, e do pivô Mathias e do ala Rashaun, que anotaram 11 pontos cada.

A equipe nordestina não tem mais chances de classificação e finalizará sua participação no Torneio Interligas 2019 também neste sábado (07/09), contra o La Unión de Formosa (ARG), às 16 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB CAIXA e no BandSports.

“Temos apenas duas semanas de treinamentos. Foram apenas 10 treinos de quadra e o resto só treino físico. O time ainda está pesado, amarrado, se conhecendo. Aí quando pegamos um time como Bauru, que já vem de uma pré-temporada, está jogando o Paulista e vem de cinco jogos na semana, sentimos um pouco a questão do entrosamento. Nosso time tem uma grande qualidade ofensiva muito grande, agora precisamos melhorar nossa defesa”, declarou Marcão.

“É a primeira competição internacional do Basquete Cearense na história, então está sendo muito positivo para todos nós. Pegar times qualificados como o Boca, La Unión e Bauru e jogar de igual para igual prova a qualidade do nosso time, que mesmo com pouco tempo de treino está mostrando que ainda vai dar trabalho para muito time no NBB”, concluiu Marcão, que atuou no Bauru na temporada passada.

Pato e Brasília estrearam na Argentina

A outra chave do Torneio Interligas também começou. Em Corrientes (ARG), Pato Basquete e Universo/Brasília fizeram suas estreias na competição e também na temporada. Ambos foram derrotados, mas deram trabalho para os times argentinos.

Primeiro, o Pato desafiou o Comunicaciones e, mesmo depois de vencer o primeiro tempo, acabou levando a virada no terceiro período e saiu de quadra com o revés, por 87 a 80.

Com expressivos 28 pontos, o ala Paulo Lourenço foi o grande nome da partida. Quem também se sobressaiu no Pato foi o jovem armador Augusto Leão, ex-Minas, com 15 pontos. Já o time argentino teve como destaque o ala Mariano Fierro, com 19 pontos.

Em seguida, foi a vez do Brasília debutar no torneio. A equipe da capital federal viu o anfitrião Regatas Corrientes liderar o marcador desde o início e vencer pelo placar de 77 a 69.

+Estatísticas completas de Brasília x Regatas

O pivô Ronald foi o grande nome da partida, com 22 pontos (9/10 nos arremessos de quadra) e mais oito rebotes. Outro bom nome do Brasília foi o ala/armador Gui Santos, com 15 pontos. Pelo lado do Regatas, o destaque foi Leandro Vildoza, com 15 pontos.

 

O Interligas

O Torneio Interligas surgiu em 2010 e foi fruto da boa relação entre a Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina. Agora, depois de seis anos afastada do calendário de ambos os países, a competição está de volta.

Ao todo, oito times do Brasil já disputaram o torneio ao menos uma vez. Foram eles: Brasília (2010 e 2011), Flamengo (2010 e 2011), Franca Basquete (2010 e 2011), Minas Tênis Clube (2010), Pinheiros (2011 e 2012), Uberlândia (2012), Bauru e Paulistano (2012).

Os times do NBB CAIXA chegaram à decisão nas três edições realizadas, mas nunca faturaram um título. Os campeões até hoje foram Peñarol de Mar Del Plata (2010 em cima do Brasília e 2012 em cima do Pinheiros) e Obras Sanitárias (2011 em cima do Pinheiros).

Atualmente, laços entre LNB e La Liga são ainda mais estreitos, já que, além do Interligas, as duas ligas organizaram também a Taça Interligas de Desenvolvimento (Sub-23) e também o Desafio Interligas Sub-23 (Novas Estrelas NBB x Nuevas Estrellas La Liga) durante o Jogo das Estrelas 2019, em Franca (SP).

Sistema de disputa

Os times participantes se enfrentarão no sistema todos contra todos em seus grupos. Após o término das disputas, os primeiros colocados de cada chave se enfrentarão em final única, no dia 14 de setembro, no Brasil – a decisão somente acontecerá na Argentina no caso de duas equipes argentinas avançarem à final.

O retorno do torneio ao calendário foi uma possibilidade de última hora. Por isso, algumas equipes não tinham o plantel definido e orçamento reservado para a competição. Desta forma, a LNB foi oferecendo a vaga por critério técnico baseado na classificação da última temporada.

Com o retorno da Interligas, o NBB CAIXA passa a ter dez equipes em competições internacionais nesta temporada: Flamengo, Sesi Franca e Mogi (Liga das Américas), Botafogo, EC Pinheiros e Corinthians (Liga Sul-Americana) e agora Basquete Cearense, Bauru, Brasília e Pato Basquete (Torneio Interligas).

Tabela do Torneio Interligas 2019: 

Etapa Brasil

Local: Bauru (SP)

05/09 (Quinta-feira)

Basquete Cearense 88 x 91 Boca Juniors

Sendi/Bauru Basket 76 x 74 La Unión Formosa (ARG)

06/09 (Sexta-feira)

Boca Juniors 80 x 84 La Unión Formosa

Sendi/Bauru Basket 80 x 66 Basquete Cearense

07/09 (Sábado)

16h – Basquete Cearense x La Unión Formosa – ao vivo no Facebook e BandSports

18h15 – Sendi/Bauru Basket x Boca Juniors – ao vivo no Facebook e BandSports

Etapa Argentina:

Local: Corrientes (ARG)

06/09 (Sexta-feira)

Comunicaciones Mercedes (ARG) 87 x 80 Pato Basquete

Regatas Corrientes (ARG) 77 x 69 Universo/Brasília

07/09 (Sábado)

19h15 – Universo/Brasília x Comunicaciones (ARG) – ao vivo no Facebook

21h45 – Regatas Corrientes (ARG) x Pato Basquete – ao vivo no Facebook

08/09 (Domingo)

19h – Pato Basquete x Universo/Brasíia – ao vivo no Facebook

21h30 – Comunicaciones (ARG) x Regatas Corrientes (ARG) – ao vivo no Facebook