HOJE
Tudo sobreBauru x Fla
Por Liga Nacional de Basquete
Duas Finais, momentos atuais e duelo dos técnicos: tudo sobre Bauru e Flamengo, que se enfrentam nesta terça-feira, ao vivo na ESPN
Nos últimos anos, Sendi/Bauru Basket e Flamengo foram protagonistas de grandes duelos no basquete brasileiro. Ninguém se enfrentou mais na história do NBB CAIXA do que essas equipes – 35 vezes no total.
O 36º confronto entre o Dragão e o rubro-negro carioca será realizado nesta terça-feira, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas, transmissão ao vivo da ESPN.
+Veja aqui o histórico completo do confronto
Antes da bola laranja subir, separamos alguns fatos sobre as equipes e o duelo em si que demonstram o tamanho deste jogo. Confira:
Duas finais
Durante as dez edições já finalizadas do NBB CAIXA, Bauru e Flamengo protagonizaram duas Finais seguidas da competição (2014/2015 e 2015/2016), ambas vencidas pelo rubro-negro. Em 2014/2015, em uma melhor de três, a equipe carioca, na época comandada pelo técnico José Neto, dominou os dois duelos e levantou a taça em Marília, interior de São Paulo, após vencer por 77 a 67.
Flamengo levantou a taça do NBB CAIXA pela quarta vez ao bater o Bauru, em Marília, na temporada 2014/2015 (Divulgação/LNB)
Já no ano seguinte, em uma melhor de cinco partidas, o equilíbrio entre as equipes foi determinante e a série só foi definida no Jogo 5. Na Arena Carioca 2, o clube da Gávea fez valer o fator torcida e se sagrou pentacampeão, ao vencer o rival paulista por 100 a 66, com direito a 26 pontos do ídolo rubro-negro Marcelinho Machado.
Maior confronto do NBB CAIXA
Nenhum outro duelo ocorreu tanto na história do NBB CAIXA quanto Bauru x Flamengo. O confronto desta terça-feira será o 36º entre as equipes. No histórico, o rubro-negro leva vantagem com uma boa margem sobre o Dragão. Nas 35 partidas anteriores, a equipe carioca venceu 25, enquanto que o rival do interior paulista levou a melhor em 10 oportunidades.
Gustavinho x Demétrius
Os comandantes de Bauru e Flamengo protagonizam um duelo a parte. Demétrius Ferracciú, do Dragão, e Gustavo De Conti, do rubro-negro carioca, estão em sua nona temporada no NBB CAIXA e já se enfrentaram por diversas vezes na competição – 26 mais precisamente. O técnico do time do interior paulista tem o histórico a seu favor, com 16 triunfos sobre o adversário.

Demétrius Ferraciú comemorou seu primeiro título nacional como técnico sobre o Paulistano, de Gustavo De Conti, em 2017 (Fotojump/LNB)
Nos playoffs, o equilíbrio entre os treinadores fica mais evidente. Até agora, os dois se encontraram na pós-temporada nas últimas duas edições do campeonato, com uma vitória cada. Em 2016/2017, Demétrius e Gustavinho decidiram o NBB CAIXA a frente de Bauru e Paulistano, respectivamente. Quem levou a melhor foi o Dragão, que levantou o troféu após vencer o Jogo 5, em Araraquara (SP). Na temporada seguinte, o confronto entre os dois times aconteceu nas semifinais e o CAP se classificou para as Finais também na quinto e decisiva partida.

No ano seguinte ao título do Bauru, o time comandado por Gustavinho deu o troco e eliminou o Dragão no NBB CAIXA 2017/2018 (Fotojump/LNB)
Melhor defesa
Mesmo com nomes de muita qualidade técnica no elenco como Marquinhos, Varejão e Deryk Ramos, considerados referências ofensivas, o fator que mais chama a atenção no Flamengo, nesse início de temporada, é a defesa. O time comandado por Gustavo De Conti tem a menor média de pontos sofridos do campeonato, com 68,17 por partida, além de liderar o quesito de bolas recuperadas (8,33 por duelo) e limitar os adversários a baixas porcentagens de arremessos de quadra (41,78% de 2 pontos e 32,21% em bolas de 3 pontos).
+Confira as estatísticas completas do NBB CAIXA
Garrafão de peso
A grande força do Dragão vem de dentro do garrafão. A dupla de pivôs formada por Jefferson William e Lucas Mariano é responsável por grande parte da pontuação da equipe e pelos rebotes. O primeiro, que já teve passagem pelo Flamengo (em que foi campeão da primeira edição do NBB CAIXA), tem médias de 20,0 pontos e 8,25 rebotes por partida, além de 20,0 de eficiência. Já Lucão contribuiu nas seis primeiras partidas da temporada com 18,83 pontos, 5,83 rebotes e 18,2 de eficiência. Juntos, eles são responsáveis por 47,1% dos pontos e 40,2% dos rebotes de Bauru no campeonato.
+Veja o ranking dos cestinhas da competição

Ala/pivô Jefferson William é o terceiro maior pontuador da competição; contra o Brasília, o jogador atingiu seu recorde pessoal de 37 pontos (Felipe Mendez/Brasília)
Flamengo em grande fase
O começo de temporada do Flamengo tem sido brilhante. Em 19 partidas oficiais disputadas na temporada 2018/2019, o rubro-negro saiu vitorioso em 18 delas – a invencibilidade foi quebrada na última quinta-feira (01/11), contra o Pinheiros. Além da disputa do NBB CAIXA, o clube da Gávea conquistou o Campeonato Carioca sem perder e se classificou para a fase semifinal da Liga Sul-Americana com três vitórias em três jogos disputados.
Mais um encontro em breve
Depois do encontro desta terça-feira, Bauru e Flamengo voltarão a se encontrar em quadra daqui a duas semanas. O confronto válido pela Liga Sul-Americana acontecerá dia 20 de novembro, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), sede do Grupo F da fase semifinal, que ainda contará com o Life/Fitness Minas e o Instituto Córdoba (ARG).
O Sesi Franca Basquete é outro time brasileiro que segue na disputa da competição sul-americana e está presente no Grupo E, junto a Olímpia (PAR), Quimsa (ARG) e Libertad Sunchales (ARG). Os campeões de cada chave se enfrentarão na grande final, que será realizada em melhor de três partidas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca