HOJE
Com pé direito!
Por Julia Savassi
SESI Franca estreia bem na Basketball Champions League Americas (BCLA) vencendo o Basket UdeC, do Chile. Próximo jogo será neste sábado (10/12), ás 19h30, contra o Obras, da Argentina, com transmissão da ESPN. Flamengo e Minas entram em quadra na próxima semana.
O SESI Franca Basquete deu start nas disputas da BCLA 2022/2023 com pé direito! Pelo Grupo D da competição, o atual campeão do NBB venceu os chilenos do Basket UdeC por 106 a 92, jogando na cidade de Concepción, no Chile. Primeiro representante brasileiro a atuar nesta edição do torneio, o time comandado pelo técnico Helinho volta à quadra neste sábado (10/12), às 19h30, para enfrentar o Obras Sanitárias, da Argentina. O jogo terá transmissão da ESPN. Além do Franca, o Brasil conta com outros dois clubes na BCLA: o Flamengo, vice-campeão da temporada 2021/2022 do NBB e o 123 Minas, terceiro colocado no Novo Basquete Brasil.
Destaques da partida:
📈Lucas Mariano: 21pts
📈Georginho: 17pts; 15reb; 4ass e 28 de eficiência
Ver essa foto no Instagram
O 123 Minas, que fez boa campanha e ficou em terceiro lugar nas duas últimas edições da BCLA, está no Grupo B, que conta também com Biguá, do Uruguai, e o Quimsa, da Argentina. A primeira partida dos mineiros na fase inicial será contra o Biguá, na próxima segunda-feira (12), na capital uruguaia, Montevideo. No dia seguinte, o time comandado pelo técnico Léo Costa pega os argentinos do Quimsa.
Já o Flamengo, que venceu a competição em 2021, derrotando o Real Estéli, da Nicarágua, está no Grupo C da Champions League Americas, ao lado de Peñarol, do Uruguai e do Instituto, da Argentina. A estreia rubro-negra será na próxima terça-feira (13), contra o Instituto, também em Montevideo. Já o segundo desafio do time liderando por Gustavo De Conti nesta primeira fase será na quarta-feira (14), contra o Peñarol.
Após esta janela da BCLA, as equipes brasileiras voltam a entrar em quadra pela competição em janeiro. O Flamengo recebe o Peñarol e o Instituto, dias 13 e 15, respectivamente, no Maracanãzinho. Já o Franca vai a Buenos Aires, da Argentina, para enfrentar o UdeC, dia 14, e o Obras Sanitarias, dia 15. Por fim, o 123 Minas receberá seus adversários em seu ginásio, em Belo Horizonte: enfrenta o Quimsa dia 16 e o Biguá no dia 18.
No mês seguinte, fevereiro, Franca recebe o Obras e o Udec no Pedrocão nos dias 3 e 5, respectivamente. O 123 Minas, por sua vez, enfrentará o Biguá e o Quimsa, dias 4 e 5, respectivamente, em Santiago del Estero, na Argentina. Já o Flamengo vai a Cordoba, também na Argentina, para pegar o Instituto e o Peñarol dias 5 e 6.
Para as quartas de final, que acontecem entre 3 e 11 de março, avançam o primeiro e o segundo colocado de cada grupo da competição. Esta fase será disputada em melhor de 3 partidas. O primeiro de seu grupo na fase inicial pega o segundo de outro grupo, sendo que o primeiro jogo é na casa da equipe com o pior desempenho na etapa anterior e os outros dois jogos na casa do melhor. O chaveamento é o seguinte:
1º Grupo A x 2º Grupo B
1º Grupo B x 2º Grupo A
1º Grupo C x 2º Grupo D
1º Grupo D x 2º Grupo C
As finais da Champions League Americas terão a participação dos 4 vencedores dos playoffs das quartas de final e serão disputadas nos dias 14 e 15 de abril, em sede a ser anunciada ainda pela FIBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca