HOJE
Com pé direito!
Por Julia Savassi
SESI Franca estreia bem na Basketball Champions League Americas (BCLA) vencendo o Basket UdeC, do Chile. Próximo jogo será neste sábado (10/12), ás 19h30, contra o Obras, da Argentina, com transmissão da ESPN. Flamengo e Minas entram em quadra na próxima semana.
O SESI Franca Basquete deu start nas disputas da BCLA 2022/2023 com pé direito! Pelo Grupo D da competição, o atual campeão do NBB venceu os chilenos do Basket UdeC por 106 a 92, jogando na cidade de Concepción, no Chile. Primeiro representante brasileiro a atuar nesta edição do torneio, o time comandado pelo técnico Helinho volta à quadra neste sábado (10/12), às 19h30, para enfrentar o Obras Sanitárias, da Argentina. O jogo terá transmissão da ESPN. Além do Franca, o Brasil conta com outros dois clubes na BCLA: o Flamengo, vice-campeão da temporada 2021/2022 do NBB e o 123 Minas, terceiro colocado no Novo Basquete Brasil.
Destaques da partida:
📈Lucas Mariano: 21pts
📈Georginho: 17pts; 15reb; 4ass e 28 de eficiência
Ver essa foto no Instagram
O 123 Minas, que fez boa campanha e ficou em terceiro lugar nas duas últimas edições da BCLA, está no Grupo B, que conta também com Biguá, do Uruguai, e o Quimsa, da Argentina. A primeira partida dos mineiros na fase inicial será contra o Biguá, na próxima segunda-feira (12), na capital uruguaia, Montevideo. No dia seguinte, o time comandado pelo técnico Léo Costa pega os argentinos do Quimsa.
Já o Flamengo, que venceu a competição em 2021, derrotando o Real Estéli, da Nicarágua, está no Grupo C da Champions League Americas, ao lado de Peñarol, do Uruguai e do Instituto, da Argentina. A estreia rubro-negra será na próxima terça-feira (13), contra o Instituto, também em Montevideo. Já o segundo desafio do time liderando por Gustavo De Conti nesta primeira fase será na quarta-feira (14), contra o Peñarol.
Após esta janela da BCLA, as equipes brasileiras voltam a entrar em quadra pela competição em janeiro. O Flamengo recebe o Peñarol e o Instituto, dias 13 e 15, respectivamente, no Maracanãzinho. Já o Franca vai a Buenos Aires, da Argentina, para enfrentar o UdeC, dia 14, e o Obras Sanitarias, dia 15. Por fim, o 123 Minas receberá seus adversários em seu ginásio, em Belo Horizonte: enfrenta o Quimsa dia 16 e o Biguá no dia 18.
No mês seguinte, fevereiro, Franca recebe o Obras e o Udec no Pedrocão nos dias 3 e 5, respectivamente. O 123 Minas, por sua vez, enfrentará o Biguá e o Quimsa, dias 4 e 5, respectivamente, em Santiago del Estero, na Argentina. Já o Flamengo vai a Cordoba, também na Argentina, para pegar o Instituto e o Peñarol dias 5 e 6.
Para as quartas de final, que acontecem entre 3 e 11 de março, avançam o primeiro e o segundo colocado de cada grupo da competição. Esta fase será disputada em melhor de 3 partidas. O primeiro de seu grupo na fase inicial pega o segundo de outro grupo, sendo que o primeiro jogo é na casa da equipe com o pior desempenho na etapa anterior e os outros dois jogos na casa do melhor. O chaveamento é o seguinte:
1º Grupo A x 2º Grupo B
1º Grupo B x 2º Grupo A
1º Grupo C x 2º Grupo D
1º Grupo D x 2º Grupo C
As finais da Champions League Americas terão a participação dos 4 vencedores dos playoffs das quartas de final e serão disputadas nos dias 14 e 15 de abril, em sede a ser anunciada ainda pela FIBA.