HOJE
Sexta-feira 13 de sorte
Por Juvenal Dias
KTO Minas afasta qualquer possibilidade de azar, conta com boas atuações de Montero, Hollowell e Paranhos para estrear com vitória contra o Bigúa (URU) na BCLA
Para começar muito bem a Basketball Champions League Americas 2024/25 para os brasileiros, nada melhor do que vencer fora de casa. Desse modo, o KTO Minas foi o primeiro time do NBB CAIXA que estreou na atual edição nesta sexta-feira (13/12) e afastou todas as superstições de azar. Venceu o Biguá (URU) com o placar de 73 a 60. A Tempestade evitou o que aconteceu no dia anterior, em que o Quimsa, time da casa na primeira janela do Grupo C e atual campeão, perdeu para os uruguaios. Caso o time mineiro conquiste nova vitória no sábado, termina a janela na liderança do grupo.
+ Confira as estatísticas da partida entre Biguá e KTO Minas
O KTO Minas começou a partida bem, marcando os dois primeiros pontos mineiros na edição 2024/25 com Paranhos, seguida de uma boa bola de três de Fuzaro e abriu cinco pontos com o 10 a 5. No entanto, o Biguá mostrou a mesma qualidade que o fez vencer a partida do dia anterior contra o Quimsa e empatou com uma bola de três no 12 a 12. Então, passou à frente no placar pela primeira vez no final do quarto, com 18 a 17.
Aos poucos, a Tempestade foi se ajustando melhor, encaixou bem sua marcação e seu estilo de jogo com uma distribuição eficiente e espaçada das jogadas. Luis Montero e Paranhos foram para o intervalo como cestinhas do time, com oito pontos cada. Mas, Scott Machado, com sete, e Jeremy Hollowell, com seis vinham na sequência. O placar foi baixou, mas o importante era a vantagem aberta de dez pontos, com o 37 a 27.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25
A volta para o terceiro quarto foi ainda mais letal, com o KTO Minas imprimindo uma marcação pressão quadra toda e forçando o erro do time uruguaio. O dominicano Luis Montero e o norte-americano Jeremy Hollowell mostraram que tinham a salsa latina e continuaram liderando a pontuação para os brasileiros. O time ampliou sua vantagem em 18 pontos, antes de fechar o período em 59 a 43.
Daí por diante, o KTO Minas soube administrar o nervosismo de estreia, controlou as ações, mesmo com o Biguá ensaiando uma reação e diminuindo a distância. Foi o segundo quarto que os brasileiros sofreram mais pontos, 17. Mas com os 14 anotados, terminaram com uma frente de 13 pontos. Isso é importante para fazer saldo em um eventual empate ao final da fase de grupos. A “salsa” dominicana de Montero prevaleceu, sendo o cestinha da partida com 17 pontos, oito rebotes e três assistências para 23 de eficiência. Jeremy Hollowell fez 13 pontos e Paranhos terminou com duplo-duplo (11 pontos e dez rebotes).
Logo, o KTO Minas retorna ao Estadio de Ciudad, em Santiago Del Estero, para encarar o Quimsa (ARG) neste sábado, às 22h40. E o Biguá encerrou sua primeira janela com uma vitória e uma derrota. O pivô brasileiro Maique Tavares, que na temporada passada estava no Flamengo, terminou com nove pontos, jogando pelos uruguaios e foi o segundo maior cestinha do time, atrás de Leandro Cerminato.
Ao final da partida, o pivô do KTO Minas, Alexandre Paranhos comemorou a vitória na estreia. “Começamos com o pé direito, todo mundo entrou firme e conseguimos fazer o nosso jogo, que é marcar forte e jogar em transição. Vamos nos preparar agora para o confronto contra o Quimsa, que vai ser bem difícil. Já vimos como eles jogam, assistimos eles contra o Biguá. O importante agora é voltarmos com mais essa vitória para casa para nos colocarmos bem dentro do grupo.”
Tabela do KTO Minas na primeira fase:
13/12 (Sexta-feira) – 22h10 – Biguá (URU) 60 x 73 KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero/ARG);
14/12 (Sábado) – 22h40 – Quimsa (ARG) x KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero/ARG);
12/01 (Domingo) – 20h10 – Biguá (URU) x KTO Minas – Estadio 8 de Junio (Paysandú/URU);
13/01 (Segunda-feira) – 20h10 – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Estadio 8 de Junio (Paysandú/URU);
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Arena UniBH; e
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Biguá (URU) – Arena UniBH.