HOJE
Sexta-feira 13 de sorte
Por Juvenal Dias
KTO Minas afasta qualquer possibilidade de azar, conta com boas atuações de Montero, Hollowell e Paranhos para estrear com vitória contra o Bigúa (URU) na BCLA
Para começar muito bem a Basketball Champions League Americas 2024/25 para os brasileiros, nada melhor do que vencer fora de casa. Desse modo, o KTO Minas foi o primeiro time do NBB CAIXA que estreou na atual edição nesta sexta-feira (13/12) e afastou todas as superstições de azar. Venceu o Biguá (URU) com o placar de 73 a 60. A Tempestade evitou o que aconteceu no dia anterior, em que o Quimsa, time da casa na primeira janela do Grupo C e atual campeão, perdeu para os uruguaios. Caso o time mineiro conquiste nova vitória no sábado, termina a janela na liderança do grupo.
+ Confira as estatísticas da partida entre Biguá e KTO Minas
O KTO Minas começou a partida bem, marcando os dois primeiros pontos mineiros na edição 2024/25 com Paranhos, seguida de uma boa bola de três de Fuzaro e abriu cinco pontos com o 10 a 5. No entanto, o Biguá mostrou a mesma qualidade que o fez vencer a partida do dia anterior contra o Quimsa e empatou com uma bola de três no 12 a 12. Então, passou à frente no placar pela primeira vez no final do quarto, com 18 a 17.
Aos poucos, a Tempestade foi se ajustando melhor, encaixou bem sua marcação e seu estilo de jogo com uma distribuição eficiente e espaçada das jogadas. Luis Montero e Paranhos foram para o intervalo como cestinhas do time, com oito pontos cada. Mas, Scott Machado, com sete, e Jeremy Hollowell, com seis vinham na sequência. O placar foi baixou, mas o importante era a vantagem aberta de dez pontos, com o 37 a 27.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25

Luis Montero, do KTO Minas, encarando adversário do Biguá. Foto: BCLA
A volta para o terceiro quarto foi ainda mais letal, com o KTO Minas imprimindo uma marcação pressão quadra toda e forçando o erro do time uruguaio. O dominicano Luis Montero e o norte-americano Jeremy Hollowell mostraram que tinham a salsa latina e continuaram liderando a pontuação para os brasileiros. O time ampliou sua vantagem em 18 pontos, antes de fechar o período em 59 a 43.
Daí por diante, o KTO Minas soube administrar o nervosismo de estreia, controlou as ações, mesmo com o Biguá ensaiando uma reação e diminuindo a distância. Foi o segundo quarto que os brasileiros sofreram mais pontos, 17. Mas com os 14 anotados, terminaram com uma frente de 13 pontos. Isso é importante para fazer saldo em um eventual empate ao final da fase de grupos. A “salsa” dominicana de Montero prevaleceu, sendo o cestinha da partida com 17 pontos, oito rebotes e três assistências para 23 de eficiência. Jeremy Hollowell fez 13 pontos e Paranhos terminou com duplo-duplo (11 pontos e dez rebotes).
Logo, o KTO Minas retorna ao Estadio de Ciudad, em Santiago Del Estero, para encarar o Quimsa (ARG) neste sábado, às 22h40. E o Biguá encerrou sua primeira janela com uma vitória e uma derrota. O pivô brasileiro Maique Tavares, que na temporada passada estava no Flamengo, terminou com nove pontos, jogando pelos uruguaios e foi o segundo maior cestinha do time, atrás de Leandro Cerminato.
Ao final da partida, o pivô do KTO Minas, Alexandre Paranhos comemorou a vitória na estreia. “Começamos com o pé direito, todo mundo entrou firme e conseguimos fazer o nosso jogo, que é marcar forte e jogar em transição. Vamos nos preparar agora para o confronto contra o Quimsa, que vai ser bem difícil. Já vimos como eles jogam, assistimos eles contra o Biguá. O importante agora é voltarmos com mais essa vitória para casa para nos colocarmos bem dentro do grupo.”
Tabela do KTO Minas na primeira fase:
13/12 (Sexta-feira) – 22h10 – Biguá (URU) 60 x 73 KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero/ARG);
14/12 (Sábado) – 22h40 – Quimsa (ARG) x KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero/ARG);
12/01 (Domingo) – 20h10 – Biguá (URU) x KTO Minas – Estadio 8 de Junio (Paysandú/URU);
13/01 (Segunda-feira) – 20h10 – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Estadio 8 de Junio (Paysandú/URU);
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Arena UniBH; e
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Biguá (URU) – Arena UniBH.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca