HOJE
Primeira derrota
Por Marcius Azevedo
Garantido nas quartas de final na primeira colocação do Grupo B, Flamengo perde para o Boca Juniors em Buenos Aires, pela terceira e última janela da fase de grupos da BCLA
Garantido nas quartas de final na primeira colocação do Grupo B, o Flamengo sofreu sua primeira derrota na edição de 2024/25 da Basketball Champions League Américas. Neste domingo (09/02), no ginásio Hector Etchart, em Buenos Aires, o Rubro-Negro foi superado pelo Boca Juniors por 96 a 71, pela terceira janela da competição internacional. A equipe do técnico Gustavinho de Conti se ressentiu da ausência de Alexey Borges, destaque da equipe no NBB CAIXA e eleito MVP da recente conquista da Copa Super 8. O último compromisso pela fase de grupos será nesta segunda-feira (10/02), às 21h20, contra o Toros de Chiriquí, do Panamá.

Gui Deodato foi o principal pontuador do Flamengo na derrota para o Boca Juniors. Foto: BCLA
Gui Deodato saiu do banco para terminar como o maior pontuador do Flamengo no jogo, com 22 pontos, além de três rebotes e uma assistência para 18 de eficiência. Campeão do NBB CAIXA com o Sesi Franca na temporada 2023/24, o armador Santiago Scala foi o destaque do Boca Juniors, registrando 14 pontos, oito assistências e quatro rebotes para 25 de eficiência. Com passagem pelo Rubro-Negro, Jose Vildoza fechou como o cestinha da equipe ao lado de Franco Giorgetti, ambos com 15 pontos.
Franco Giorgetti começou o jogo com tudo, anotando nove pontos seguidos para o Boca Juniors. Santiago Scala derrubou uma bola de tripla para confirmar uma corrida inicial de 12 a 2 e forçou o pedido de tempo do técnico Gustavinho. O Flamengo continuou com dificuldades para pontuar e também em encontrar uma resposta ao maior volume de jogo dos argentinos. Titular no lugar de Alexey Borges, Franco Balbi tentava encontrar o caminho, mas foi necessário Gui Deodato sair do banco para dar esperança ao time rubro-negro. Foram 11 pontos para ele dos 17 da equipe no primeiro período, que terminou com liderança de sete pontos para o time da casa.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Boca Juniors e Flamengo
O Flamengo voltou um pouco desatento no segundo período, desperdiçando posses no ataque sem conseguir finalizar. O Boca Juniors aproveitou e anotou uma corrida de 12 a 5 com uma enterrada de Thomas Cooper. A marcação zona que foi responsável pela equipe de Gustavinho encostar no placar na primeira parcial perdeu um pouco do efeito quando os argentinos melhoraram o aproveitamento do perímetro, convertendo seis de oito tentativas no quarto. A equipe argentina foi para o intervalo com 24 pontos de vantagem: 56 a 32.
O panorama não se alterou no terceiro período. O Flamengo corria na subida, como se costuma dizer, pela diferença no placar, o que é sempre mais complicado. O Boca Juniors atuava com inteligência, forçando o ritmo apenas quando necessário, e, com bom desempenho no ataque, abriu o quarto com uma corrida de 10 a 2. O aproveitamento dos argentinos nos arremessos do perímetro era impecável, com quatro de quatro na parcial. Apesar de todo o esforço em quadra, o time rubro-negro não conseguia reagir e foi para os derradeiros 10 minutos perdendo por 84 a 44.
+ Veja o álbum de fotos do jogo pelo Grupo B da BCLA
Jhonatan Luz abriu os trabalhos para o Flamengo no último período. Kayo Gonçalves derrubou uma bola tripla na sequência para anotar uma corrida de 5 a 0. O time rubro-negro buscou diminuir sua distância para o adversário, já que era impossível virar o placar pela diferença na pontuação imposta pelo Boca Juniors nos três primeiros quartos. A equipe de Gustavinho fez 27 a 12 na parcial derradeira, fechando um jogo em que não conseguiu repetir o bom desempenho dos primeiros quatro compromissos da BCLA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca