HOJE
Bombonera Carioca
Por Juvenal Dias
Gui Deodato e Shaq Johnson fazem 16 pontos cada, torcida transforma o ginásio do Tijuca em Bombonera e Flamengo bate o Boca Juniors (ARG) na estreia da BCLA 2024/25
Com emoção e uma sucessão de erros ao final da partida, Flamengo derrota o Boca Junior por 70 a 69 na sua estreia da Basketball Champions League Americas 2024/25. Único brasileiro a jogar essa janela diante em casa, o Rubro-Negro fez o ginásio do Tijuca se transformar na Bombonera Carioca, com o incentivo de seu torcedor e teve sabedoria para buscar o placar no terceiro quarto e administrar, no que foi possível, no quarto seguinte. Agora, terá o Toros de Chiriquí (PAN) pela frente e com todas as chances de terminar a primeira janela do Grupo B na ponta.
O Flamengo começou na liderança com Alexey mostrando toda sua qualidade e porque está sendo um dos pilares do time no NBB CAIXA. Emplacou duas bolas de fora do perímetro e o time largou com 6 a 2. E Gui Deodato também mostrou a mesma qualidade para outra bola de três que devolveu à dianteira ao Rubro-Negro no 9 a 8. Contudo, o Boca Juniors, com armação do ‘panda’, Santiago Scala, não se intimidou de jogar no Rio de Janeiro e terminou o primeiro quarto em vantagem, com 22 a 20.
+ Confira as estatísticas da partida entre Flamengo e Boca Juniors (ARG)
Os xeneises chegaram a abrir nove pontos no 32 a 23, ainda com a empolgação do período anterior. Por outro lado, o Mengão ajustou sua defesa e construiu sua reação a partir justamente de uma nova bola de três de Gui Deodato. O time da casa retomou a vantagem por um ponto, mas com a ironia da ‘lei do ex’, Martín Cuello, que estava na última temporada no Flamengo, acertou mais uma bola de três e os argentinos foram para o intervalo vencendo por dois pontos, 35 a 33. Andres Ibarguen era o cestinha portenho com dez pontos e Gui Deodato puxava a fila brasileira, com nove. Nitidamente, o equilíbrio era traduzido nos números além da pontuação, com Flamengo liderando em rebotes (22 a 17), mas o Boca liderando em assistências (11 a 7).
No retorno, o Boca veio com alta intensidade, enquanto o Flamengo demorou alguns minutos. Isso fez a diferença subir em oito pontos, mas os cariocas arrancaram e para virar novamente a liderança a seu favor. E a arrancada gerou sua maior vantagem até aquele momento, com sete pontos de frente no 52 a 45. Foi o primeiro quarto que o Rubro-Negro venceu (21 a 15) e foi para o quarto decisivo em vantagem, 54 a 50. Gui Deodato, Shaq Johnson e Siewert já tinham passado para dois dígitos na pontuação (12, 10 e 10, respectivamente) e o Boca continuava dependente de Ibarguen, com 16 pontos.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25
O duelo tornou-se dramático com as transições em velocidade feitas pelo Boca. O time argentino ficou atrás do placar por quase o período inteiro, porém, constantemente pressionando o Flamengo e retornou ao topo faltando um minuto e meio, com 66 a 65 com a infiltração de Vega, aproveitando sua maior velocidade em um contra ataque. A vitória do Flamengo veio graças a um erro de marcação do adversário no fundo bola de ataque que Alexey encontrou o pivô Tayavek Gallizzi e uma bola errada que Vega recebeu pisando na linha lateral. Ainda deu tempo de Gui Deodato errar um arremesso proposital, a bola não pegar no aro e dar a posse para os argentinos. Ibarguen acertou o primeiro lance e, se acertasse o segundo, levaria a partida para a prorrogação. A bola bateu no aro e o Flamengo comemorou o triunfo por um ponto. Gui Deodato e Shaq Johnson dividiram como cestinhas da equipe, com 16 pontos cada e Ibarguen, fez 20.
Como mandante do Grupo B nesta janela, o Flamengo terá um dia de descanso e retorna para o fechamento contra o Toros de Chiriquí (PAN), na terça-feira (17/12), às 19h40. Caso vença, será líder do grupo. Nesta segunda, argentinos e panamenhos se enfrentam no mesmo horário.
Tabela do Flamengo na primeira fase:
15/12 (Domingo) – 19h40 – Flamengo 70 x 69 Boca Juniors (ARG) – Tijuca;
17/12 (Terça-feira) – 19h40 – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – Tijuca;
12/01 (Domingo) – 20h40* – Toros de Chiriquí (PAN) x Flamengo – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
13/01 (Segunda-feira) – 20h40* – Flamengo x Boca Juniors (ARG) – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
Ainda por definir data e horário – Boca Juniors (ARG) x Flamengo – La Bombonerita; e
Ainda por definir data e horário – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – La bombonerita.
*Horário local