HOJE
Bombonera Carioca
Por Juvenal Dias
Gui Deodato e Shaq Johnson fazem 16 pontos cada, torcida transforma o ginásio do Tijuca em Bombonera e Flamengo bate o Boca Juniors (ARG) na estreia da BCLA 2024/25
Com emoção e uma sucessão de erros ao final da partida, Flamengo derrota o Boca Junior por 70 a 69 na sua estreia da Basketball Champions League Americas 2024/25. Único brasileiro a jogar essa janela diante em casa, o Rubro-Negro fez o ginásio do Tijuca se transformar na Bombonera Carioca, com o incentivo de seu torcedor e teve sabedoria para buscar o placar no terceiro quarto e administrar, no que foi possível, no quarto seguinte. Agora, terá o Toros de Chiriquí (PAN) pela frente e com todas as chances de terminar a primeira janela do Grupo B na ponta.

Gui Deodato comemorando com a torcida do Flamengo a vitória contra o Boca. Foto: BLCA
O Flamengo começou na liderança com Alexey mostrando toda sua qualidade e porque está sendo um dos pilares do time no NBB CAIXA. Emplacou duas bolas de fora do perímetro e o time largou com 6 a 2. E Gui Deodato também mostrou a mesma qualidade para outra bola de três que devolveu à dianteira ao Rubro-Negro no 9 a 8. Contudo, o Boca Juniors, com armação do ‘panda’, Santiago Scala, não se intimidou de jogar no Rio de Janeiro e terminou o primeiro quarto em vantagem, com 22 a 20.
+ Confira as estatísticas da partida entre Flamengo e Boca Juniors (ARG)
Os xeneises chegaram a abrir nove pontos no 32 a 23, ainda com a empolgação do período anterior. Por outro lado, o Mengão ajustou sua defesa e construiu sua reação a partir justamente de uma nova bola de três de Gui Deodato. O time da casa retomou a vantagem por um ponto, mas com a ironia da ‘lei do ex’, Martín Cuello, que estava na última temporada no Flamengo, acertou mais uma bola de três e os argentinos foram para o intervalo vencendo por dois pontos, 35 a 33. Andres Ibarguen era o cestinha portenho com dez pontos e Gui Deodato puxava a fila brasileira, com nove. Nitidamente, o equilíbrio era traduzido nos números além da pontuação, com Flamengo liderando em rebotes (22 a 17), mas o Boca liderando em assistências (11 a 7).
No retorno, o Boca veio com alta intensidade, enquanto o Flamengo demorou alguns minutos. Isso fez a diferença subir em oito pontos, mas os cariocas arrancaram e para virar novamente a liderança a seu favor. E a arrancada gerou sua maior vantagem até aquele momento, com sete pontos de frente no 52 a 45. Foi o primeiro quarto que o Rubro-Negro venceu (21 a 15) e foi para o quarto decisivo em vantagem, 54 a 50. Gui Deodato, Shaq Johnson e Siewert já tinham passado para dois dígitos na pontuação (12, 10 e 10, respectivamente) e o Boca continuava dependente de Ibarguen, com 16 pontos.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25
O duelo tornou-se dramático com as transições em velocidade feitas pelo Boca. O time argentino ficou atrás do placar por quase o período inteiro, porém, constantemente pressionando o Flamengo e retornou ao topo faltando um minuto e meio, com 66 a 65 com a infiltração de Vega, aproveitando sua maior velocidade em um contra ataque. A vitória do Flamengo veio graças a um erro de marcação do adversário no fundo bola de ataque que Alexey encontrou o pivô Tayavek Gallizzi e uma bola errada que Vega recebeu pisando na linha lateral. Ainda deu tempo de Gui Deodato errar um arremesso proposital, a bola não pegar no aro e dar a posse para os argentinos. Ibarguen acertou o primeiro lance e, se acertasse o segundo, levaria a partida para a prorrogação. A bola bateu no aro e o Flamengo comemorou o triunfo por um ponto. Gui Deodato e Shaq Johnson dividiram como cestinhas da equipe, com 16 pontos cada e Ibarguen, fez 20.
Como mandante do Grupo B nesta janela, o Flamengo terá um dia de descanso e retorna para o fechamento contra o Toros de Chiriquí (PAN), na terça-feira (17/12), às 19h40. Caso vença, será líder do grupo. Nesta segunda, argentinos e panamenhos se enfrentam no mesmo horário.
Tabela do Flamengo na primeira fase:
15/12 (Domingo) – 19h40 – Flamengo 70 x 69 Boca Juniors (ARG) – Tijuca;
17/12 (Terça-feira) – 19h40 – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – Tijuca;
12/01 (Domingo) – 20h40* – Toros de Chiriquí (PAN) x Flamengo – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
13/01 (Segunda-feira) – 20h40* – Flamengo x Boca Juniors (ARG) – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
Ainda por definir data e horário – Boca Juniors (ARG) x Flamengo – La Bombonerita; e
Ainda por definir data e horário – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – La bombonerita.
*Horário local
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca