HOJE
Mengo Toureiro
Por Juvenal Dias
Como um bom toureiro, Flamengo ludibria o Toros de Chiriquí (PAN), dá estocadas e sai com a segunda vitória na BCLA 2024/25; Rubro-Negro fecha janela na liderança do Grupo B
Flamengo faz o dever de casa, vence o Toros de Chiriquí (PAN) por 99 a 72 e termina a primeira janela da Basketball Champions Leagua Americas 2024/25 na primeira colocação do Grupo B. O segundo triunfo no ginásio do Tijuca veio nesta terça-feira no melhor estilo de touradas: com o adversário até colocando pressão no começo, mas com o toureiro mostrando mais habilidade e estocando nos pontos vitais para deixar o oponente no chão. O Rubro-Negro já tinha vencido o Boca Juniors e volta-se para o jogo de número 600 na história do NBB CAIXA com a tranquilidade da liderança no torneio internacional.

Jordan Williams, do Flamengo, driblando o jogador do Toros, como um toureiro na arena. Foto: BCLA
No primeiro período, o Toros mostrou seus chifres e tentou furar o Flamengo, esteve por poucas oportunidades com dois ou três pontos de frente nos primeiros minutos, mas foi o máximo que conseguiu. A partir do momento em que Kayo anotou a cesta dentro do garrafão que deixou o placar em 14 a 13 para o time da casa, o Toros até esboçou algumas reações, tal como o animal se mostra forte e resistente até seu desfecho. Porém, o Mengão usou bem seus atributos, fazendo 24 a 13 no período.
+ Confira as estatísticas da partida entre Flamengo e Toros de Chiriquí (PAN)
O Toros não estava totalmente abatido e encurtou a diferença em três pontos, no 28 a 25. Mas um bom toureiro ludibria seus adversários e os faz acreditar que é possível reagir, escondendo seus melhores golpes para momentos necessários. Também é parte do espetáculo. Alexey deu uma fincada com seu arremesso de fora do perímetro e o time carioca deixou o adversário sangrando no intervalo com 41 a 30 de vantagem. O armador Rubro-Negro terminou a primeira metade como cestinha do time, com dez pontos, mesma marca de Ezequiel Bell para o time panamenho.
No terceiro quarto, até se viu alguns bons lances do Toros, uma ponte aérea, uma bola de três contestada. Mas o Flamengo tratava prontamente de mostrar que, quem era dono do show, era o time Rubro-Negro, que usou uma capa branca e não vermelha, tradicional nas touradas. Faltando vinte segundos, a vantagem bateu a casa dos 30 pontos, fechando em 75 a 47 a parcial. Jordan Williams, que tinha seis pontos até o intervalo, anotou dez apenas no terceiro período e passou a liderar os cestinhas do Flamengo, com 16. Foi o quarto mais avassalador do Mengão, anotando o dobro de pontos do adversário, 34 a 17.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25
Já agonizando, o Toros foi incapaz de ameaçar. E o Flamengo, mesmo rotacionando seu elenco, ainda fez uma boa quantidade de pontos para manter a distância em larga vantagem, com troca de ataques, terminou 25 a 24 no período derradeiro para o Toros. Mesmo assim, a diferença ficou em 27 pontos, com o objetivo cumprido da vitória, ainda com Gustavinho de Conti podendo poupar suas principais peças nos momentos decisivos. Jordan Williams terminou com os mesmos pontos do quarto anterior e foi o cestinha do Rubro-Negro. Mas Adalberto Rojas foi o cestinha da partida para o Toros de Chiriquí, com 18 anotados. O mais relevante para o time brasileiro foi a distribuição dos pontos, com Shaq Jonhson, Kayo e Siewert com 14 cada e Alexey com 12.
“Começamos bem a BCLA em casa. O primeiro jogo foi bem difícil, bem disputado contra o Boca. Sabíamos que teríamos essa dificuldade e seria parelho. Na edição passada, perdemos para eles, mas viemos mais fortes e concentrados para obter a primeira vitória. Contra o Toros, fizemos um bom primeiro tempo, abrimos um pouco e, no segundo tempo, deslanchamos, fizemos uma boa defesa e aproveitamos bem os contra-ataques”, avaliou Jhonantan Luz, que terminou com nove pontos e seis rebotes neste segundo duelo.
O treinador, Gustavo de Conti, explicou a dificuldade do grupo, porém também comemorou ter duas vitórias no começo da BCLA. “Caímos em uma zona bem difícil, com o Boca Juniors, principalmente. O time do Panamá entrou na última hora e contratou três ou quatro jogadores para essa janela muito bons, acho que nas próximas janelas vão estar mais entrosados e o time estará melhor. Jogando em casa, começamos 100%, sempre muito importante em uma competição tão dura quanto essa.”
Com a vitória desta terça-feira do Flamengo, todos os times brasileiros terminaram a primeira janela vencendo seus dois compromissos e com a liderança de seus respectivos grupos. A BCLA retorna na segunda semana de janeiro, pouco tempo antes da Copa Super 8. KTO Minas e Flamengo voltam-se para o NBB CAIXA já classificados para o torneio que reúne os melhores do primeiro turno e buscam o mando de quadra até uma eventual final. Já o Sesi Franca está na zona de classificação, mas ainda precisa ratificar essa posição.
Tabela do Flamengo na primeira fase:
15/12 (Domingo) – 19h40 – Flamengo 70 x 69 Boca Juniors (ARG) – Tijuca;
17/12 (Terça-feira) – 19h40 – Flamengo 99 x 72 Toros de Chiriquí (PAN) – Tijuca;
12/01 (Domingo) – 20h40* – Toros de Chiriquí (PAN) x Flamengo – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
13/01 (Segunda-feira) – 20h40* – Flamengo x Boca Juniors (ARG) – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
Ainda por definir data e horário – Boca Juniors (ARG) x Flamengo – La Bombonerita; e
Ainda por definir data e horário – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – La bombonerita.
*Horário local
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca