#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Mengo Toureiro

17-12-2024 | 09:34
Por Juvenal Dias

Como um bom toureiro, Flamengo ludibria o Toros de Chiriquí (PAN), dá estocadas e sai com a segunda vitória na BCLA 2024/25; Rubro-Negro fecha janela na liderança do Grupo B

Flamengo faz o dever de casa, vence o Toros de Chiriquí (PAN) por 99 a 72 e termina a primeira janela da Basketball Champions Leagua Americas 2024/25 na primeira colocação do Grupo B. O segundo triunfo no ginásio do Tijuca veio nesta terça-feira no melhor estilo de touradas: com o adversário até colocando pressão no começo, mas com o toureiro mostrando mais habilidade e estocando nos pontos vitais para deixar o oponente no chão. O Rubro-Negro já tinha vencido o Boca Juniors e volta-se para o jogo de número 600 na história do NBB CAIXA com a tranquilidade da liderança no torneio internacional.

Jordan Williams, do Flamengo, driblando o jogador do Toros, como um toureiro na arena. Foto: BCLA

No primeiro período, o Toros mostrou seus chifres e tentou furar o Flamengo, esteve por poucas oportunidades com dois ou três pontos de frente nos primeiros minutos, mas foi o máximo que conseguiu. A partir do momento em que Kayo anotou a cesta dentro do garrafão que deixou o placar em 14 a 13 para o time da casa, o Toros até esboçou algumas reações, tal como o animal se mostra forte e resistente até seu desfecho. Porém, o Mengão usou bem seus atributos, fazendo 24 a 13 no período.

+ Confira as estatísticas da partida entre Flamengo e Toros de Chiriquí (PAN)

O Toros não estava totalmente abatido e encurtou a diferença em três pontos, no 28 a 25. Mas um bom toureiro ludibria seus adversários e os faz acreditar que é possível reagir, escondendo seus melhores golpes para momentos necessários. Também é parte do espetáculo. Alexey deu uma fincada com seu arremesso de fora do perímetro e o time carioca deixou o adversário sangrando no intervalo com 41 a 30 de vantagem. O armador Rubro-Negro terminou a primeira metade como cestinha do time, com dez pontos, mesma marca de Ezequiel Bell para o time panamenho.

No terceiro quarto, até se viu alguns bons lances do Toros, uma ponte aérea, uma bola de três contestada. Mas o Flamengo tratava prontamente de mostrar que, quem era dono do show, era o time Rubro-Negro, que usou uma capa branca e não vermelha, tradicional nas touradas. Faltando vinte segundos, a vantagem bateu a casa dos 30 pontos, fechando em 75 a 47 a parcial. Jordan Williams, que tinha seis pontos até o intervalo, anotou dez apenas no terceiro período e passou a liderar os cestinhas do Flamengo, com 16. Foi o quarto mais avassalador do Mengão, anotando o dobro de pontos do adversário, 34 a 17.

+ Confira a classificação da BCLA 2024/25

Já agonizando, o Toros foi incapaz de ameaçar. E o Flamengo, mesmo rotacionando seu elenco, ainda fez uma boa quantidade de pontos para manter a distância em larga vantagem, com troca de ataques, terminou 25 a 24 no período derradeiro para o Toros. Mesmo assim, a diferença ficou em 27 pontos, com o objetivo cumprido da vitória, ainda com Gustavinho de Conti podendo poupar suas principais peças nos momentos decisivos. Jordan Williams terminou com os mesmos pontos do quarto anterior e foi o cestinha do Rubro-Negro. Mas Adalberto Rojas foi o cestinha da partida para o Toros de Chiriquí, com 18 anotados. O mais relevante para o time brasileiro foi a distribuição dos pontos, com Shaq Jonhson, Kayo e Siewert com 14 cada e Alexey com 12.

“Começamos bem a BCLA em casa. O primeiro jogo foi bem difícil, bem disputado contra o Boca. Sabíamos que teríamos essa dificuldade e seria parelho. Na edição passada, perdemos para eles, mas viemos mais fortes e concentrados para obter a primeira vitória. Contra o Toros, fizemos um bom primeiro tempo, abrimos um pouco e, no segundo tempo, deslanchamos, fizemos uma boa defesa e aproveitamos bem os contra-ataques”, avaliou Jhonantan Luz, que terminou com nove pontos e seis rebotes neste segundo duelo.

+ Confira as imagens do duelo

O treinador, Gustavo de Conti, explicou a dificuldade do grupo, porém também comemorou ter duas vitórias no começo da BCLA. “Caímos em uma zona bem difícil, com o Boca Juniors, principalmente. O time do Panamá entrou na última hora e contratou três ou quatro jogadores para essa janela muito bons, acho que nas próximas janelas vão estar mais entrosados e o time estará melhor. Jogando em casa, começamos 100%, sempre muito importante em uma competição tão dura quanto essa.”

Com a vitória desta terça-feira do Flamengo, todos os times brasileiros terminaram a primeira janela vencendo seus dois compromissos e com a liderança de seus respectivos grupos. A BCLA retorna na segunda semana de janeiro, pouco tempo antes da Copa Super 8. KTO Minas e Flamengo voltam-se para o NBB CAIXA já classificados para o torneio que reúne os melhores do primeiro turno e buscam o mando de quadra até uma eventual final. Já o Sesi Franca está na zona de classificação, mas ainda precisa ratificar essa posição.

Tabela do Flamengo na primeira fase:

15/12 (Domingo) – 19h40 – Flamengo 70 x 69 Boca Juniors (ARG) –  Tijuca;
17/12 (Terça-feira) – 19h40 – Flamengo 99 x 72 Toros de Chiriquí (PAN) – Tijuca;

12/01 (Domingo) – 20h40* – Toros de Chiriquí (PAN) x Flamengo – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);
13/01 (Segunda-feira) – 20h40* – Flamengo x Boca Juniors (ARG) – Arena Roberto Durán (Cidade do Panamá/PAN);

Ainda por definir data e horário – Boca Juniors (ARG) x Flamengo – La Bombonerita; e
Ainda por definir data e horário – Flamengo x Toros de Chiriquí (PAN) – La bombonerita.

*Horário local