HOJE
Brioso
Por Juvenal Dias
KTO Minas constrói vantagem no segundo tempo, derrota o Quimsa (ARG) e é o segundo time brasileiro a garantir vaga nos playoffs da BCLA com quatro triunfos seguidos
Sem cansaço, KTO Minas acelerou no segundo tempo para derrotar o Quimsa (ARG) pela segunda vez. 24 horas depois de bater o Biguá, o time brasileiro fez 80 a 69 no placar, em duelo que ocorreu na casa da equipe uruguaia. A Tempestade conquistou a quarta vitória seguida, se manteve invicta na Basketball Champions League Americas e garantiu a classificação antecipada no Grupo C, independente do resultado do confronto de seus adversários, que jogam nesta terça-feira (14/01). A segunda vitória na segunda janela colocou o time mineiro na ponta e já começa a vislumbrar as quartas de final, mesmo com a última janela em fevereiro, em sua casa e com o apoio da torcida.

Franco Baralle com tranquilidade e brio para levar o KTO Minas à quarta vitória e classificação. Foto: BCLA
O quarto compromisso do KTO Minas na BCLA 2024/25 começou com o adversário abrindo vantagem no primeiro quarto. Os argentinos do Quimsa mostraram mais uma vez porque são os atuais campeões do torneio continental. Venciam por 9 a 7 quando arrancaram e abriram para 17 a 9 em poucos lances, obrigando o técnico Léo Costa pedir tempo e ajustar a marcação. Gradativamente, a Tempestade foi igualando a pontaria e se sentindo mais confortável no jogo. Terminou o primeiro quarto empatando em 21 a 21 com o adversário, com Franco Baralle, vindo do banco, encabeçando o time mineiro na pontuação, com oito para sua conta.
+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Quimsa (ARG)
A primeira vez que o KTO Minas assumiu a ponta no placar faltava pouco menos de seis minutos para o intervalo, com a jogada espaçando a quadra, com Scott Machado buscando o passe extra e encontrando Jeremy Hollowell livre, de fora do perímetro e frontal à cesta. A bola de três virou o placar para 26 a 25 para os brasileiros. No entanto, a Tempestade não desgarrou nesse primeiro instante, tendo aberto cinco pontos, vantagem que durou pouco mais de quatro minutos. Tavario Miller seguia causando problemas para o garrafão mineiro e foi o jogador de Bahamas que retomou a frente para o Quimsa. Mesmo com Agustín Perez indo para o intervalo com maior pontuação entre os atletas (14), o KTO Minas teve tranquilidade e precisão para o vestiário em vantagem, 40 a 37.
Virando o lado de atacar na quadra, a vantagem virou-se totalmente para o lado do KTO Minas. Luis Montero começou o terceiro quarto com uma bola de três precisa. E a Tempestade tomou conta do ginásio 8 de Junho, em Paysandú, no Uruguai. É como se o time não sentisse o desgaste do deslocamento e ter jogado no dia anterior, vencendo o período por 28 a 20 e em uma crescente de ritmo para uma hora vital do embate. Baralle, Hollowell e Montero empurraram a equipe mineira para ter a maior vantagem até aquele momento, com 68 a 57 no marcador.
+ Veja o álbum de fotos da vitória do KTO Minas
A equipe argentina encurtou a diferença durante o terceiro período, mas não voltou a ameaçar com tanto volume no quarto decisivo e foi incapaz de baixar a distância dos dois dígitos na pontuação. O KTO Minas, percebendo a superioridade naquela hora do confronto, pôde administrar o desgaste, com mais minutagem para o elenco e poupando as principais peças, já olhando para a volta ao NBB CAIXA e com a proximidade da Copa Super 8 chegando. Fez 12 pontos, mas também só permitiu outros 12 do adversário, mantendo a distância do quarto anterior e garantindo a quarta vitória seguida na competição internacional e a vaga com uma janela de antecedência às quartas de final da BCLA.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
Montero e Baralle terminaram como maiores pontuadores do KTO Minas, com 16 cada, seguidos de Hollowell, com 14. Montero ainda implacou um duplo-duplo, com seus dez rebotes. Pelo Quimsa, Agustín Perez anotou 22 pontos e foi o cestinha da partida e Arnold Louis teve um duplo-duplo, com 12 pontos e dez rebotes.
“Cumprimos o objetivo da viagem que era voltar com a classificação e com o primeiro lugar. Estamos indo no caminho certo, mas agora temos que colocar o foco nos dois jogos que temos antes da Super 8 para chegarmos da melhor maneira, porque é um torneio curto, mas muito importante para nós”, ponderou o armador argentino do KTO Minas, Franco Baralle.
“Conseguimos mais uma importante vitória na BCLA. Iniciamos mal a partida, mas a equipe demonstrou brio e revertemos o jogo contra um grande adversário, garantindo a classificação e o primeiro lugar. Muito contente com o que apresentamos até aqui na competição, mas ciente de que tem muita coisa ainda pela frente e temos que manter o foco. Agora é virar a chave e focar no NBB CAIXA”, comemorou o treinador Léo Costa.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca