#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Brioso

13-01-2025 | 10:14
Por Juvenal Dias

KTO Minas constrói vantagem no segundo tempo, derrota o Quimsa (ARG) e é o segundo time brasileiro a garantir vaga nos playoffs da BCLA com quatro triunfos seguidos

Sem cansaço, KTO Minas acelerou no segundo tempo para derrotar o Quimsa (ARG) pela segunda vez. 24 horas depois de bater o Biguá, o time brasileiro fez 80 a 69 no placar, em duelo que ocorreu na casa da equipe uruguaia. A Tempestade conquistou a quarta vitória seguida, se manteve invicta na Basketball Champions League Americas e garantiu a classificação antecipada no Grupo C, independente do resultado do confronto de seus adversários, que jogam nesta terça-feira (14/01). A segunda vitória na segunda janela colocou o time mineiro na ponta e já começa a vislumbrar as quartas de final, mesmo com a última janela em fevereiro, em sua casa e com o apoio da torcida.

Franco Baralle com tranquilidade e brio para levar o KTO Minas à quarta vitória e classificação. Foto: BCLA

O quarto compromisso do KTO Minas na BCLA 2024/25 começou com o adversário abrindo vantagem no primeiro quarto. Os argentinos do Quimsa mostraram mais uma vez porque são os atuais campeões do torneio continental. Venciam por 9 a 7 quando arrancaram e abriram para 17 a 9 em poucos lances, obrigando o técnico Léo Costa pedir tempo e ajustar a marcação. Gradativamente, a Tempestade foi igualando a pontaria e se sentindo mais confortável no jogo. Terminou o primeiro quarto empatando em 21 a 21 com o adversário, com Franco Baralle, vindo do banco, encabeçando o time mineiro na pontuação, com oito para sua conta.

+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Quimsa (ARG)

A primeira vez que o KTO Minas assumiu a ponta no placar faltava pouco menos de seis minutos para o intervalo, com a jogada espaçando a quadra, com Scott Machado buscando o passe extra e encontrando Jeremy Hollowell livre, de fora do perímetro e frontal à cesta. A bola de três virou o placar para 26 a 25 para os brasileiros. No entanto, a Tempestade não desgarrou nesse primeiro instante, tendo aberto cinco pontos, vantagem que durou pouco mais de quatro minutos. Tavario Miller seguia causando problemas para o garrafão mineiro e foi o jogador de Bahamas que retomou a frente para o Quimsa. Mesmo com Agustín Perez indo para o intervalo com maior pontuação entre os atletas (14), o KTO Minas teve tranquilidade e precisão para o vestiário em vantagem, 40 a 37.

Virando o lado de atacar na quadra, a vantagem virou-se totalmente para o lado do KTO Minas. Luis Montero começou o terceiro quarto com uma bola de três precisa. E a Tempestade tomou conta do ginásio 8 de Junho, em Paysandú, no Uruguai. É como se o time não sentisse o desgaste do deslocamento e ter jogado no dia anterior, vencendo o período por 28 a 20 e em uma crescente de ritmo para uma hora vital do embate. Baralle, Hollowell e Montero empurraram a equipe mineira para ter a maior vantagem até aquele momento, com 68 a 57 no marcador.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do KTO Minas

A equipe argentina encurtou a diferença durante o terceiro período, mas não voltou a ameaçar com tanto volume no quarto decisivo e foi incapaz de baixar a distância dos dois dígitos na pontuação. O KTO Minas, percebendo a superioridade naquela hora do confronto, pôde administrar o desgaste, com mais minutagem para o elenco e poupando as principais peças, já olhando para a volta ao NBB CAIXA e com a proximidade da Copa Super 8 chegando. Fez 12 pontos, mas também só permitiu outros 12 do adversário, mantendo a distância do quarto anterior e garantindo a quarta vitória seguida na competição internacional e a vaga com uma janela de antecedência às quartas de final da BCLA.

+ Siga o NBB CAIXA no Instagram

Montero e Baralle terminaram como maiores pontuadores do KTO Minas, com 16 cada, seguidos de Hollowell, com 14. Montero ainda implacou um duplo-duplo, com seus dez rebotes. Pelo Quimsa, Agustín Perez anotou 22 pontos e foi o cestinha da partida e Arnold Louis teve um duplo-duplo, com 12 pontos e dez rebotes.

“Cumprimos o objetivo da viagem que era voltar com a classificação e com o primeiro lugar. Estamos indo no caminho certo, mas agora temos que colocar o foco nos dois jogos que temos antes da Super 8 para chegarmos da melhor maneira, porque é um torneio curto, mas muito importante para nós”, ponderou o armador argentino do KTO Minas, Franco Baralle.

“Conseguimos mais uma importante vitória na BCLA. Iniciamos mal a partida, mas a equipe demonstrou brio e revertemos o jogo contra um grande adversário, garantindo a classificação e o primeiro lugar. Muito contente com o que apresentamos até aqui na competição, mas ciente de que tem muita coisa ainda pela frente e temos que manter o foco. Agora é virar a chave e focar no NBB CAIXA”, comemorou o treinador Léo Costa.