#JOGAJUNTO

BCLA

Gente grande

08-02-2025 | 08:48
Por Marcius Azevedo

Wini Silva ganha chance de começar como titular e comanda o KTO Minas na vitória sobre o Quimsa, da Argentina, na abertura da terceira e última janela do Grupo C da BCLA

A previsão do tempo continua sendo de Tempestade na edição de 2024/25 da Basketball Champions League Américas. Neste sábado (08/02), na Arena UniBH, em Belo Horizonte, o KTO Minas contou com boa atuação de Wini Silva para vencer o atual campeão Quimsa, da Argentina, por 86 a 64, na abertura da terceira e última janela do Grupo C. Eleito MVP da última edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, o pivô de 20 anos começou como titular contra os argentinos e aproveitou muito bem essa oportunidade que recebeu do técnico Léo Costa para comandar o time brasileiro no quinto triunfo na competição internacional.

Wini Silva terminou o jogo com 15 pontos, cinco rebotes, dois tocos e duas bolas recuperadas para 18 de eficiência. Juan Arengo também se destacou pelo KTO Minas, com 14 pontos (85,7% nos arremessos de quadra), além de quatro rebotes para 16 de eficiência. Pelo Quimsa, Prince Ali foi o maior pontuador com 16 pontos. “Mais importante do que uma vitória, que não tinha uma mudança para nós em relação à classificação, foi a forma que recuperamos um pouco da nossa identidade e conseguimos jogar mais soltos ofensivamente. Nós sangramos um pouco nisso nos dois últimos jogos da Super 8 e era importante recuperar um pouco desse jogo mais solto, principalmente no aspecto ofensivo. Acabou que foi muito positivo, conseguimos também ser sólidos defensivamente, e os jovens também entrando com bastante personalidade. Saldo extremamente positivo”, analisou o técnico Léo Costa. “Viemos com muita energia, acertamos os combinados e, por isso, conseguimos nos impor no jogo. Tivemos uns altos e baixos, mas é normal, acontece, mas vamos corrigir os erros para virmos melhor na segunda-feira contra o Biguá”, completou Wini Silva, se referindo ao jogo de encerramento do Grupo C da BCLA, novamente na Arena UniBH, às 19h10.

Wini Silva dá linda enterrada na vitória do KTO Minas sobre o Quimsa. Foto: BCLA

Wini Silva começou como titular e, logo de cara, demonstrou toda sua versatilidade. O jovem pivô anotou os cinco primeiros pontos do KTO Minas contra o Quimsa em uma linda enterrada e depois em um arremesso certeiro do perímetro. Outra novidade no quinteto inicial do técnico Léo Costa, Jeremy Hollowell foi o responsável por liderar o ataque da Tempestade ao lado de outro garoto do elenco, o armador Lucas Rodrigues. Eles anotaram 14 dos 27 pontos da equipe mineira no primeiro período.

+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Quimsa

Após os ataques fluírem no quarto inicial, afinal os argentinos anotaram 20 pontos, KTO Minas e Quimsa voltaram para o segundo período mais agressivos na marcação. O jogo ficou mais truncado, com uma briga intensa pelo espaço. Os jogadores foram parar mais vezes na linha do lance livre por causa do maior contato físico. Wini Silva aproveitou para dominar o garrafão dos dois lados da quadra. Foram nove pontos e dois rebotes para o pivô na parcial. A Tempestade aumentou sua intensidade e foi para o intervalo com 18 de vantagem: 48 a 30.

O KTO Minas não diminuiu o ritmo no terceiro período, ampliando sua artilharia do perímetro. Foram três arremessos certeiros em sequência com três jogadores diferentes: Franco Baralle, Juan Arengo e Yuri Neptune. Prince Ali se esforçava para responder pelo Quimsa, mas, sempre que os argentinos conseguiam uma corrida, mesmo que pequena, a Tempestade acelerava um pouco o ritmo para manter sua folga no placar. Apesar da derrota na parcial por 19 a 18, o time brasileiro foi para os 10 minutos derradeiros com 17 de frente: 66 a 49.

+ Veja o álbum de fotos do jogo entre KTO Minas e Quimsa

Agustin Perez abriu os trabalhos para o Quimsa no último período com um arremesso certeiro do perímetro. Os argentinos corriam na ladeira, como se costuma dizer quando se fica o tempo todo atrás no placar. O KTO Minas continuou ditando o ritmo, controlando o jogo. Rafa Mineiro surgiu para derrubar duas bolas triplas em sequência. Léo Costa aproveitou para dar espaço para outros jovens, como Murilo Kuehne e Fernando Fernandes, que também aproveitaram para mostrar poder de fogo no ataque de longa distância. A vitória estava consumada.