HOJE
Noite perfeita!
Por Marcius Azevedo
Com grande atuação de Lucas Dias, Sesi Franca derrota o Leones de Quilpué e garante vaga nas quartas de final da BCLA como primeiro lugar do Grupo D
O Sesi Franca cumpriu integralmente sua missão no Chile. A equipe francana avançou às quartas de final da Basketball Champions League Américas e ainda garantiu o primeiro lugar do Grupo D com uma vitória sobre o chileno Leones de Quilpué por 83 a 71, neste sábado (11/01), em jogo realizado no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. São quatro vitórias em quatro partidas em duas janelas. A terceira e última janela da fase de grupos acontece em fevereiro, no Pedrocão.
Para completar o objetivo com êxito total, o técnico Helinho Garcia pôde comemorar o retorno bastante positivo de Lucas Dias. Após atuar na sexta-feira contra o Instituto de Córdoba, da Argentina, ainda com algumas limitações, o ala-pivô fez um grande jogo neste sábado, terminando como cestinha na vitória do Sesi Franca ao anotar 20 pontos, com 50% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (4/8) e 100% nos de 2 pontos (4/4). Pelo Leones de Quilpué, Jerry Evans foi o principal pontuador com 16 pontos.
O Sesi Franca colocou muita intensidade desde o começo do jogo e logo abriu 14 a 5, com boa participação de Charles Hinkle no ataque. O Leones de Quilpué encontrou o caminho para uma reposta no garrafão com Roquez Johnson, que foi responsável por mais de 50% da pontuação da equipe chilena no primeiro período. Lucas Dias converteu uma arremesso do perímetro para garantir uma vantagem de nove pontos no final da primeira parcial: 22 a 13.
+ Veja estatísticas do jogo entre Leones de Quilpué e Sesi Franca
Mais confiante em seu segundo jogo após quase três meses se recuperando de uma lesão no púbis, Lucas Dias abriu os trabalhos para o Sesi Franca no segundo quarto com outra bola certeira de 3 pontos após o Leones de Quilpué anotar uma corrida de 5 a 0. A equipe francana adotou um ataque mais posicional no período, enquanto os chilenos corriam quadra e definiam quase sempre com pouco tempo decorrido no cronômetro de posse de bola. A estratégia de Helinho foi mais assertiva e, com uma linda jogada trabalhada e concluída por Hinkle com uma arremesso do perímetro, o placar antes do intervalo indicava 12 pontos de vantagem: 42 a 30.
+ Confira o álbum de fotos da vitória do Sesi Franca
Jerry Evans voltou com disposição para tentar reverter o placar para o Leones de Quilpué, mas o Sesi Franca tinha Lucas Dias. Foram oito pontos seguidos (10 no total no período) para o ala-pivô, que não demonstrava qualquer hesitação no ataque, mesmo depois de tanto tempo sem jogar. Os chilenos pressionaram um pouco mais na parte final do terceiro quarto, mas o time francano soube segurar o ímpeto do adversário, impedindo uma aproximação no placar: 62 a 52.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
O Leones de Quilpué tentou sua última cartada no começo do período derradeiro, mas correr na ladeira, como se costuma dizer quando o time está atrás do placar, e ainda mais contra uma equipe muita qualificada, se mostrou uma missão impossível. O Sesi Franca soube atuar com inteligência, escolhendo os melhores movimentos no ataque, e, com uma defesa combativa, não foi ameaçado em nenhum momento, sempre com uma margem confortável de diferença. O objetivo estava cumprido.