
29/03
31/03
02/04
03/04
13/04
15/04

Noite perfeita!
Por Marcius Azevedo
Com grande atuação de Lucas Dias, Sesi Franca derrota o Leones de Quilpué e garante vaga nas quartas de final da BCLA como primeiro lugar do Grupo D
O Sesi Franca cumpriu integralmente sua missão no Chile. A equipe francana avançou às quartas de final da Basketball Champions League Américas e ainda garantiu o primeiro lugar do Grupo D com uma vitória sobre o chileno Leones de Quilpué por 83 a 71, neste sábado (11/01), em jogo realizado no Centro de Deportes Colectivos, em Santiago. São quatro vitórias em quatro partidas em duas janelas. A terceira e última janela da fase de grupos acontece em fevereiro, no Pedrocão.
Para completar o objetivo com êxito total, o técnico Helinho Garcia pôde comemorar o retorno bastante positivo de Lucas Dias. Após atuar na sexta-feira contra o Instituto de Córdoba, da Argentina, ainda com algumas limitações, o ala-pivô fez um grande jogo neste sábado, terminando como cestinha na vitória do Sesi Franca ao anotar 20 pontos, com 50% de aproveitamento nos arremessos de 3 pontos (4/8) e 100% nos de 2 pontos (4/4). Pelo Leones de Quilpué, Jerry Evans foi o principal pontuador com 16 pontos.
“Foi um jogo de dois fatores muito importantes. Começamos o jogo um pouco desligado em termos de rebote defensivo, mas, no segundo tempo, conseguimos igualar isso, fez com dilatássemos o ritmo do jogo e conseguiu sair com uma vitória. Estávamos muito confiantes em atingir esse nosso objetivo, que era terminar em primeiro do grupo”, analisou Lucas Dias.

Lucas Dias mostrou estar recuperado da lesão no púbis. Foto: BCLA
O Sesi Franca colocou muita intensidade desde o começo do jogo e logo abriu 14 a 5, com boa participação de Charles Hinkle no ataque. O Leones de Quilpué encontrou o caminho para uma reposta no garrafão com Roquez Johnson, que foi responsável por mais de 50% da pontuação da equipe chilena no primeiro período. Lucas Dias converteu uma arremesso do perímetro para garantir uma vantagem de nove pontos no final da primeira parcial: 22 a 13.
+ Veja estatísticas do jogo entre Leones de Quilpué e Sesi Franca
Mais confiante em seu segundo jogo após quase três meses se recuperando de uma lesão no púbis, Lucas Dias abriu os trabalhos para o Sesi Franca no segundo quarto com outra bola certeira de 3 pontos após o Leones de Quilpué anotar uma corrida de 5 a 0. A equipe francana adotou um ataque mais posicional no período, enquanto os chilenos corriam quadra e definiam quase sempre com pouco tempo decorrido no cronômetro de posse de bola. A estratégia de Helinho foi mais assertiva e, com uma linda jogada trabalhada e concluída por Hinkle com uma arremesso do perímetro, o placar antes do intervalo indicava 12 pontos de vantagem: 42 a 30.
+ Confira o álbum de fotos da vitória do Sesi Franca
Jerry Evans voltou com disposição para tentar reverter o placar para o Leones de Quilpué, mas o Sesi Franca tinha Lucas Dias. Foram oito pontos seguidos (10 no total no período) para o ala-pivô, que não demonstrava qualquer hesitação no ataque, mesmo depois de tanto tempo sem jogar. Os chilenos pressionaram um pouco mais na parte final do terceiro quarto, mas o time francano soube segurar o ímpeto do adversário, impedindo uma aproximação no placar: 62 a 52.
+ Siga o NBB CAIXA no Instagram
O Leones de Quilpué tentou sua última cartada no começo do período derradeiro, mas correr na ladeira, como se costuma dizer quando o time está atrás do placar, e ainda mais contra uma equipe muita qualificada, se mostrou uma missão impossível. O Sesi Franca soube atuar com inteligência, escolhendo os melhores movimentos no ataque, e, com uma defesa combativa, não foi ameaçado em nenhum momento, sempre com uma margem confortável de diferença. O objetivo estava cumprido.