HOJE
Céu Azul para a Tempestade
Por Juvenal Dias
KTO Minas supera turbulência do Quimsa(ARG), Fuzaro lidera o time com 17 pontos e Tempestade fará voo tranquilo de volta com a segunda vitória e liderança do Grupo C da BCLA
Após superar o Biguá (URU), KTO Minas derrota também o time da casa em Santiago Del Estero, o Quimsa (ARG), por 84 a 73, em sua segunda partida da Basketball Champions League Americas 2024/25. O time chegou a ter 14 pontos de desvantagem e virou para fechar com 11 de margem. Dessa forma, a Tempestade volta para o Brasil e as atenções para fechar o primeiro turno do NBB CAIXA na ponta da tabela, com a tranquilidade de estar na liderança do Grupo C da BCLA.

Danilo Fuzaro foi o maior pontuador do KTO Minas na vitória sobre o Quimsa. Foto: BCLA
O KTO Minas começo bem a partida com três pontos de Scott Machado e esteve à frente pela última vez no quarto inicial com uma bola de fora do perímetro que Montero arremessou, deixando o placar em 9 a 7. Mas, em seguida, os argentinos donos da casa correram para 14 a 9 e foram construindo uma vantagem sólida e consistente que terminou com dez pontos de distância para o Quimsa, com 31 a 21. Nitidamente, o time mineiro não desempenhou como no dia anterior e precisaram acertar seu sistema defensivo, afinal, não é comum o líder do NBB CAIXA sofrer tantos pontos em um só quarto.
+ Confira as estatísticas da partida entre Quimsa (ARG) e KTO Minas
Tanto que, no período seguinte, a Tempestade mostrou seu poder novamente e fez ajustes para uma marcação mais eficiente nos adversários e venceu por 18 a 14, diminuindo para seis a distância que foi para o intervalo com 45 a 39. O Quimsa chegou a abrir 14 pontos de dianteira, mas uma bola de longe de Rafa Mineiro fez o KTO Minas começar sua reação. A equipe brasileira precisou ter paciência para diminuir a diferença, com Scott Machado puxando a pontuação com sete pontos, seguido de Fuzaro e Montero, cada um com seis. Por outro lado, Agustín Peréz, do time adversário, somava 14 e era o cestinha até a metade do duelo.
Finalmente, o KTO Minas buscou o empate em 45 a 45 com um lance que Montero invadiu o garrafão para acertar um arremesso, ainda que contestado. O empate tornou o embate mais tenso, com os argentinos abrindo uma vantagem mínima e os brasileiros se esforçando para manter-se próximo no marcador. A Tempestade saiu vitoriosa na parcial, 20 a 17, mas os donos da casa fecharam o quarto ainda na frente por três, 62 a 59.
+ Confira a classificação da BCLA 2024/25
A escalada da montanha continuava árdua, mas a virada veiou com pouco mais de cinco minutos faltando no relógio. Rafa Mineiro invadiu o garrafão e deu um gancho que colocou 68 para o KTO Minas contra 66 do Quimsa. E uma falta técnica de Brussino, na sequência, indicava um certo descontrole dos argentinos por ter deixado a liderança escapar. Depois disso, o time mandante anotou mais dois pontos, enquanto a Tempestade ganhava mais volume e abriu 80 a 68 nos arremessos livres de Fuzaro, 9/10, restando dois minutos para o encerramento. O Quimsa até lutou, mas uma cravada espetacular de Paranhos colocou números finais, com os onze pontos de vantagem.
Com a primeira janela encerrada neste Grupo C, com KTO Minas com duas vitórias, Biguá com uma vitória e uma derrota e o atual campeão da BCLA, o Quimsa, com duas derrotas, os times voltam a medir forças em janeiro, no Uruguai.
“Começamos um pouco devagar ofensivamente. Defensivamente, permitimos muitos contra-ataques, mas permanecemos no jogo e conseguimos encaixar a defesa. O último quarto foi diferencial. É muito bom começar com duas vitórias, entramos para disputar títulos e o KTO Minas vem se consolidando cada vez mais para brigar nas cabeças sempre. Muito feliz de ter começado com duas vitórias, mas temos que manter o pé no chão, continuar trabalhando e seguir firme na competição”, alertou Danilo Fuzaro.
“Foram duas vitórias importantíssimas nessa primeira etapa da BCLA. Hoje conseguimos reverter uma situação adversa dentro da casa do Quimsa, o que não é algo fácil. Não começamos bem a partida, erramos muito dos dois lados da quadra e eles abriram uma boa diferença. Mas não desistimos do jogo e conseguimos a recuperação. Quero enaltecer o espírito de luta e entrega dos jogadores. Certamente saímos daqui muito mais fortes do que chegamos”, comemorou o treinador do KTO Minas, Léo Costa.
Tabela KTO Minas na primeira fase:
13/12 (Sexta-feira) – 22h10 – Biguá (URU) 60 x 73 KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero);
14/12 (Sábado) – 22h40 – Quimsa (ARG) 73 x 84 KTO Minas – Estádio Ciudad (Santiago del Estero);
12/01 (Domingo) – 20h10 – Biguá (URU) x KTO Minas – Estadio 8 de Junio;
13/01 (Segunda-feira) – 20h10 – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Estadio 8 de Junio;
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Quimsa (ARG) – Arena UniBH; e
Ainda por definir data e horário – KTO Minas x Biguá (URU) – Arena UniBH.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca