#JOGAJUNTO

BCLA

Definição adiada

12-03-2025 | 10:25
Por Marcius Azevedo

Lucas Dias faz grande jogo contra o Quimsa, mas não consegue evitar primeira derrota do Sesi Franca na BCLA; vaga no Final Four será decidida nesta quinta-feira (13/03), no Pedrocão

O Sesi Franca sofreu sua primeira derrota na Basketball Champions League das Américas 2024/25. Nesta quarta-feira (12/03), no Pedrocão, o time francano lutou até o fim sob o comando de Lucas Dias, mas não conseguiu evitar o revés para o Quimsa, da Argentina, por 88 a 78, no segundo jogo da série melhor de três pelas quartas de final. A decisão da vaga no Final Four será nesta quinta-feira (13/03), às 20h40, no mesmo local. Quem vencer avança!

Apesar da derrota, Lucas Dias teve uma grande atuação. O ala do Sesi Franca terminou o jogo com 28 pontos, seis rebotes e três assistências para 33 de eficiência. Didi Louzada contribuiu com 15 pontos. Pelo Quimsa, o destaque foi Tavario Miller, que anotou 23 pontos com um aproveitamento de 90,9% (10/11) nos arremessos de quadra. Juan Brussino também foi importante no clutch time, com bolas triplas para fechar com 12 pontos.

“Nós estivemos defensivamente muito abaixo do que estivemos lá na Argentina. A partir disso, quando não temos uma defesa consistente, temos um ataque com um peso muito maior, com uma responsabilidade muito maior. Tivemos um aproveitamento abaixo daquilo que vínhamos tendo. Nós temos de ter uma boa defesa para sairmos fortes no contra-ataque, para termos confiança ofensiva dentro daquilo que temos trabalhando e buscar uma vitória”, afirmou o técnico Helinho Garcia.

Lucas Dias teve grande atuação, mas não conseguiu evitar o revés do Sesi Franca. Foto: BCLA

O primeiro período foi favorável ao Quimsa. Na defesa, o Sesi Franca não conseguiu encontrar o antídoto para deter Tavario Miller, que anotou nove pontos e teve 100% de aproveitamento nos arremessos no quarto. Já no ataque, apesar de um volume maior de segundas chances do que os argentinos, graças aos seis rebotes ofensivos, o time francano insistiu em chutar do perímetro, mas não converteu nenhuma das oito tentativas. O time argentino fez 23 a 17 na parcial inicial.

+ Estatísticas do jogo entre Sesi Franca e Quimsa

O Sesi Franca começou o segundo período com uma corrida de 4 a 0 e se aproximou no placar. Mas bastou Tavario Miller entrar novamente em quadra para o cenário mudar. O técnico Helinho Garcia pediu tempo após o bahamense anotar mais dois pontos e realinhou suas peças. As duas primeiras bolas triplas francanas caíram em sequência, mas o Quimsa também estava com um bom aproveitamento do perímetro. Foi necessária outra interferência do treinador para uma reação. O Rolo Compressor fez 26 a 24 na parcial e foi para o intervalo perdendo por quatro pontos: 47 a 43.

Lucas Dias voltou quente para o terceiro período e anotou os oito pontos seguidos. Os companheiros responderam positivamente e, com uma enterrada de Wesley após um roubo de bola, o último ingrediente entrou em quadra: o torcedor. Com o Pedrocão fervendo, o Sesi Franca se aproximou do placar. Parecia tudo perfeito para uma virada, mas uma pequena desatenção custou caro. O Quimsa conseguiu uma corrida de 7 a 0 em 43 segundos e abriu nove pontos antes dos 10 minutos derradeiros: 66 a 57.

+ Álbum de fotos do jogo entre Sesi Franca e Quimsa

A atmosfera de tensão tomou conta do Pedrocão no último período. O Sesi Franca não iria aceitar facilmente sua primeira derrota na BCLA. O Quimsa jogava sua sobrevivência. Era Lucas Duas de um lado e Tavario Miller, do outro. O problema é que entrou em ação outro personagem nesta disputa: Juan Brussino. O armador converteu arremessos importantes e, apesar de o time francano lutar até o fim, não foi possível evitar o revés.