HOJE
Caminho apontado
Por Marcius Azevedo
Flamengo perde para o Obras Sanitárias, da Argentina, no último jogo da fase de grupos, mas tem na atuação no terceiro período um exemplo para se recuperar do momento de turbulência
O Flamengo apresentou sua melhor versão no terceiro período e esteve muito perto de transformar reação em vitória sobre o Obras Sanitárias, da Argentina, nesta segunda-feira (09/02), em Buenos Aires, mas não resistiu diante da maior eficiência do adversário e foi superado por 85 a 75, na última partida pela fase de grupos da Basketball Champions League Americas 2025/26. Apesar da derrota, o desempenho naqueles 10 minutos serve de exemplo para o Rubro-Negro reagir na temporada. São quatro derrotas seguidas, sendo uma pela Copa Super 8, uma pelo NBB CAIXA e duas na BCLA.
Alex Negrete foi mais uma vez o principal jogador do Flamengo, terminando o jogo com 22 pontos, além de cinco rebotes para 22 de eficiência. Shaq Johnson contribuiu com 16 pontos, três rebotes e três assistências para 17 de eficiência. Apenas os dois alcançaram os dois dígitos de pontuação. Pelo Obras, Juan Brussino foi o principal pontuador com 19 pontos, enquanto Tyler Sabin anotou 18.

Negrete foi mais uma vez o maior pontuador do Flamengo, agora na derrota para o Obras. Foto: BCLA
O primeiro período foi pautado por muito contato físico e defesas combativas dos dois lados. Bem posicionado defensivamente, o Flamengo até conseguiu limitar as ações do Obras, mas teve enorme dificuldade para fazer o ataque fluir. A equipe rubro-negra abusou das tentativas de fora, com sete arremessos do perímetro sem nenhum acerto, e precisou batalhar por cada ponto. Mesmo com o jogo equilibrado na intensidade, o quarto inicial terminou com vantagem da equipe argentina, que venceu por 16 a 11.
+ Confira as estatísticas da partida entre Obras Sanitárias x Flamengo
O Flamengo voltou mais afiado do perímetro no segundo período, encontrou espaçamento no ataque e conseguiu virar o placar nos primeiros minutos. A superioridade, porém, durou pouco. O Obras ajustou a marcação, passou a contestar melhor os arremessos de fora e voltou a fazer o ataque fluir com mais paciência. O Rubro-Negro ainda resistiu na base da entrega e da intensidade, mas os argentinos controlaram o quarto, venceram a parcial por 25 a 19 e foram para o intervalo com vantagem de 11 pontos: 41 a 30.
No terceiro período, o Flamengo voltou com uma postura completamente diferente. A equipe elevou a intensidade defensiva, executou com precisão as trocas e usou essa energia para impulsionar o ataque. Negrete assumiu o comando da reação rubro-negra, explorando as infiltrações e castigando a defesa do Obras de forma consistente. Com controle dos duelos e mais agressividade rumo à cesta, o time brasileiro venceu a parcial por 26 a 16 e foi para os 10 minutos derradeiros apenas um ponto atrás no placar: 57 a 56.
+ Veja o álbum de fotos da derrota do Flamengo para o Obras Sanitárias
O momento era favorável e o Flamengo aproveitou a confiança para assumir a liderança do placar no começo do último período. A resposta do Obras, porém, foi imediata e devastadora. Um apagão resultou em uma corrida de 10 a 0 dos argentinos. Sergio Hernández parou o jogo em busca de uma última cartada, e o Rubro-Negro ainda ensaiou uma reação com duas bolas triplas consecutivas. A resposta da equipe argentina veio na mesma moeda e retomou o controle da partida. Mesmo insistindo até o fim, o time brasileiro não conseguiu mais reverter o cenário.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
América Towers
Unoesc Basket Joaçaba
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca