HOJE
Vaga garantida
Por Marcius Azevedo
Com Manel como símbolo de luta em quadra, Flamengo cresce no segundo tempo, mas não evita revés para o Nacional; classificação às quartas de final está assegurada
Em uma partida marcada por luta e tentativas de reação, o Flamengo foi superado pelo Nacional por 95 a 76, nesta segunda-feira (19/01), no Maracanãzinho. A equipe uruguaia soube impor seu ritmo desde o início e administrar a vantagem construída na primeira metade do jogo. O Rubro-Negro cresceu defensivamente ao longo do confronto, brigou até o fim e teve momentos de equilíbrio, especialmente no segundo tempo, mas não conseguiu reverter o cenário. Apesar do resultado negativo, a equipe do técnico Sergio Hernández avança às quartas de final da Basketball Champions League Americas na segunda colocação do Grupo B. A terceira e última janela na fase de grupos está agendada para o começo de fevereiro, em Buenos Aires, mas com tudo definido.
Manel foi o principal destaque do Flamengo na partida, registrando um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes para 26 de eficiência. Com muita disposição, o jovem pivô lutou bastante durante todo o jogo, ficando em quadra mais de 25 minutos, sendo o único jogador com dois dígitos de pontuação. Pelo Nacional, o panamenho Ernesto Oglivie terminou como cestinha com 20 pontos. James Feldeine anotou 19, enquanto Gianfranco Espindola, 17.

Manel alcançou um duplo-duplo na derrota do Flamengo para o Nacional. Foto: BCLA
O primeiro período pode ser dividido em duas partes. Nos cinco minutos iniciais, o Flamengo não conseguiu conter o Nacional, que colocou muita intensidade na defesa, pressionou a bola e jogou em transição, anotando 21 pontos. Na segunda metade, após um pedido de tempo de Sergio Hernández, o Rubro-Negro ajustou a defesa, conseguiu retardar a saída rápida dos uruguaios e equilibrou melhor as posses. Ainda assim, a mudança de postura não foi suficiente para reverter o cenário inicial e fechou em desvantagem por 34 a 22.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Flamengo e Nacional-URU
O Flamengo voltou melhor no segundo período, abriu 4 a 0 e colocou o torcedor em quadra, sinalizando uma mudança de postura. No entanto, o Nacional manteve o alto nível de aproveitamento, especialmente com James Feldeine castigando do perímetro e punindo qualquer ajuda defensiva. O Rubro-Negro competiu, teve em Manel um ponto de energia nas batalhas individuais no garrafão, mas encontrou dificuldades para sustentar a intensidade. Mais consistente dos dois lados da quadra, o time uruguaio venceu a parcial por 25 a 17 e foi para o intervalo com 20 pontos de frente: 59 a 39.
No terceiro período, o Flamengo buscou alternativas para encurtar a distância para o Nacional, mesmo sabendo que correr na subida, como se diz quando se está muito atrás no placar, exige alto risco. O Rubro-Negro aumentou o nível de competitividade, tentou controlar melhor o ritmo e priorizou posses mais rápidas. Em um quarto de pontuação baixa e jogo mais travado, o placar ficou igualado em 14 a 14, resultado que manteve a vantagem dos uruguaios inalterada.
+ Veja o álbum de fotos da partida disputada no Maracanãzinho
A volta para o último período teve um Flamengo intenso na defesa e mais cirúrgico no ataque, emendando uma corrida de 8 a 0 que indicou possibilidade de reação. A diferença, porém, ainda era grande, e bastaram alguns ajustes do Nacional, especialmente para controlar o ritmo e voltar a pontuar em sequência, para esfriar o momento rubro-negro. A equipe brasileira continuou lutando até o fim, manteve a entrega, mas não conseguiu reverter o cenário construído pelos uruguaios ao longo do jogo.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca