HOJE
Reação tardia
Por Marcius Azevedo
Mesmo com resposta no último período em Buenos Aires, KTO Minas sofre pela intensidade do Boca Juniors nos três primeiros quartos e perde primeira partida na BCLA
O KTO Minas conheceu sua primeira derrota na Basketball Champions League Americas ao ser superado pelo Boca Juniors, na Argentina, por 92 a 75, nesta quarta-feira (14/01), no Ginásio Luis Conde, em Buenos Aires. Apesar da reação no último período, a equipe mineira pagou o preço pela intensidade imposta pelos argentinos nos três primeiros períodos, que construíram vantagem suficiente para administrar o resultado e confirmar o triunfo diante de sua torcida. A Tempestade entra em quadra novamente nesta quinta (15/01), às 21h10, para encarar o Aguada, do Uruguai, no segundo compromisso da segunda janela pelo Grupo C.
Lucas Rodríguez foi o principal pontuador do KTO Minas, terminando o jogo com 22 pontos, além de quatro rebotes para 23 de eficiência. Ricardo Fischer se destacou com 14 pontos e cinco assistências, enquanto Alexandre Paranhos registrou 11 pontos e seis rebotes. Pelo Boca Juniors, Agustín Barreiro alcançou um duplo-duplo de 22 pontos e 14 rebotes, sendo seis ofensivos, para 29 de eficiência. Michael Smith contribuiu com 18 pontos.
“Temos de melhorar nossa defesa, o rebote defensivo, algo que tem se repetido nos últimos jogos. Todos nós temos de fazer uma autocrítica nesse sentido para nos cobrar um pouco mais de atenção e de energia, principalmente nesse aspecto. Voltar a competir em alto nível, porque numa BCLA não vamos ganhar jogos tomando mais de 90 pontos. Precisamos de uma mudança rápida de atitude para amanhã para conseguir uma importante vitória”, afirmou o técnico Léo Costa.

Lucas Rodríguez anotou 22 pontos na derrota do KTO Minas para o Boca Juniors. Foto: BCLA
O primeiro período foi bastante desafiador para o KTO Minas. Atuando em casa, o Boca Juniors impôs forte intensidade defensiva, com pressão constante na bola e tentativas claras de sufocar a construção ofensiva da equipe mineira. Agustín Barreiro assumiu o protagonismo no ataque argentino, sendo a principal válvula de escape. A Tempestade até conseguiu se ajustar gradualmente, especialmente sob a condução de Ricardo Fischer, mas sem consistência suficiente para equilibrar as ações. Com maior controle do ritmo, os argentinos fecharam a parcial com oito pontos de vantagem: 21 a 13.
+ Confira as estatísticas da partida entre Boca Juniors e KTO Minas
No segundo período, o KTO Minas conseguiu equilibrar melhor o jogo, encontrando mais espaços para atacar a defesa do Boca Juniors, sobretudo com bom aproveitamento nos arremessos do perímetro e um trabalho interno consistente com Wini Silva. Lucas Rodríguez também teve papel importante, dando mais fluidez ao ataque. Mesmo com o crescimento da equipe mineira, os argentinos foram ligeiramente mais eficientes nos detalhes, venceram a parcial por 25 a 23 e foram para o intervalo com 10 pontos de vantagem: 46 a 36.
O KTO Minas voltou do intervalo com clara disposição para alterar o panorama da partida e cresceu sob o comando de Erik McCree, assumindo protagonismo ofensivo. A reação, no entanto, durou pouco. Em um piscar de olhos, o Boca Juniors neutralizou o ímpeto mineiro e contou com um momento avassalador de Francisco Caffaro, que anotou nove pontos consecutivos. Superiores mais uma vez, os argentinos venceram o quarto por 27 a 18 e abriram 19 pontos de vantagem antes dos 10 minutos derradeiros: 73 a 54.
+ Veja o álbum de fotos do jogo entre Boca Juniors e KTO Minas
No último período, o KTO Minas mostrou poder de reação e, com uma corrida de 10 a 0, reduziu a desvantagem para apenas um dígito, recolocando tensão no jogo. Ricardo Fischer e Alexandre Paranhos lideraram a reação da Tempestade, dando novo fôlego à equipe mineira. O Boca Juniors, porém, conseguiu recuperar o controle do ritmo nos momentos decisivos e, mesmo derrotado na parcial final, administrou a vantagem construída ao longo dos três primeiros períodos para confirmar o triunfo pelo conjunto da obra.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca