#JOGAJUNTO

BCLA

Vaga garantida

04-02-2026 | 08:50
Por Marcius Azevedo

KTO Minas cresce defensivamente após o intervalo, controla o jogo do início ao fim, derrota o Aguada, do Uruguai, e confirma a classificação com atuação coletiva sólida e eficiente

O KTO Minas combinou eficiência ofensiva, leitura tática e crescimento defensivo para controlar o Aguada, do Uruguai, ao longo dos 40 minutos, transformar vantagem em domínio no segundo tempo e confirmar uma vitória sólida e convincente por 94 a 62, nesta quarta-feira (04/02), na Arena UniBH, em Belo Horizonte. O triunfo colocou o time mineiro nas quartas de final da Basketball Champions League Americas. O objetivo agora é terminar na primeira colocação do Grupo C, que será decidido em um confronto direto com o Boca Juniors, da Argentina, na sexta (06/02).

Em uma noite de atuação coletiva, Wini Silva foi o jogador mais eficiente do KTO Minas com um índice de 19, flertando com um duplo-duplo ao alcançar 11 pontos e sete rebotes. O principal pontuador da equipe foi Alexandre Paranhos, que terminou o jogo com 14 pontos. Outros três jogadores registraram dois dígitos de pontuação: Rafael Rachel (13), Juan Arengo (13) e Erik McCree (12). Pelo Aguada, Santiago Vidal e Agustin Zuvich foram os cestinhas com 14 pontos cada.

“Muito importante a classificação, que era o nosso objetivo principal. Ainda vamos ter a condição de classificar em primeiro no próximo jogo, mas a equipe do Boca é bastante qualificada, ganhamos uma e perdemos uma para eles, então sabemos que o próximo jogo vai ser muito disputado. Levar essa vantagem para a próxima fase, de poder decidir em casa, faz toda a diferença. Vemos o apoio da nossa torcida, a Arena UniBH está enchendo jogo após jogo, então é cabeça focada nesse próximo compromisso”, afirmou Alexandre Paranhos.

Alexandre Paranhos foi o principal pontuador do KTO Minas na vitória sobre o Aguada. Foto: BCLA

O KTO Minas teve um primeiro período de altíssimo nível ofensivo, eficiência que foi determinante para construir uma vantagem inicial de cinco pontos (30 a 25). Mesmo sem mostrar agressividade defensiva, fator que permitiu ao Aguada encontrar cestas relativamente fáceis, o time mineiro compensou com um ataque quase perfeito, explorando com inteligência Alexandre Paranhos no desequilíbrio no garrafão e castigando do perímetro, com 62,5% de aproveitamento nas bolas de três pontos, ao converter cinco de oito tentativas.

+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Aguada

A primeira metade do segundo período voltou a evidenciar a força ofensiva do KTO Minas, que emplacou uma corrida de 13 a 1 e rapidamente abriu vantagem de dois dígitos. Na sequência do quarto, porém, o Aguada reagiu, encontrou melhores soluções ofensivas, castigou do perímetro com Santiago Vidal e respondeu com uma sequência de 15 a 1. O equilíbrio momentâneo foi quebrado por Arengo, que converteu duas bolas triplas consecutivas, fechando a parcial em 20 a 16 e recolocando o time mineiro nove pontos à frente antes do intervalo: 50 a 41.

O terceiro período foi de domínio absoluto do KTO Minas. A equipe mineira ajustou a defesa, reduziu drasticamente os espaços e limitou o ataque do Aguada a apenas oito pontos, controlando o ritmo do jogo. No outro lado da quadra, foi impiedosa, com bom trabalho no garrafão e alto nível de eficiência do perímetro, construindo uma parcial de 24 a 8 que ampliou a vantagem para 25 pontos (74 a 49) antes dos 10 minutos derradeiros.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do KTO Minas sobre o Aguada

O KTO Minas iniciou o último período com uma corrida de 5 a 0 e encerrou de vez qualquer possibilidade de reação do Aguada. Com o jogo controlado, o técnico Léo Costa aproveitou para rodar o elenco e dar mais minutos a alguns atletas, como Fernando César, que entrou com personalidade, anotou seis pontos, incluindo uma bola tripla, e jogou sem se intimidar com os erros. A equipe mineira venceu a parcial por 20 a 13, confirmou o triunfo e assegurou a classificação para as quartas de final.