HOJE
Segundo lugar
Por Marcius Azevedo
KTO Minas controla o jogo por dois períodos, mas vê o Boca Juniors ser mais eficiente no desfecho, é superado na Arena UniBH e fica na segunda colocação do Grupo C
O KTO Minas mostrou bom nível de execução ao dominar o segundo e o terceiro períodos, chegou aos 10 minutos derradeiros em vantagem na Arena UniBH, mas acabou superado pelo Boca Juniors, da Argentina, por 77 a 67, nesta sexta-feira (06/02), após um último quarto mais eficiente da equipe argentina. A derrota deixou o time mineiro na segunda colocação do Grupo C da Basketball Champions League Americas. O adversário das quartas de final será o vencedor do confronto entre Instituto e Sesi Franca, que se enfrentam neste sábado, em Córdoba.
MVP da Copa Super 8, conquistada pelo KTO Minas, Danilo Fuzaro foi o principal nome da equipe mineira, terminando o jogo com 16 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências. Erik McCree também teve uma contribuição positiva, flertando com um duplo-duplo ao registrar 12 pontos e nove rebotes. Pelo Boca Juniors, Michael Smith foi o maior pontuador com 16 pontos, enquanto Agustin Barreiro e Wayne Langston anotaram 14 pontos cada um.
“A gente vem de uma sequência de ótimas partidas. É natural que em algum momento tivesse um jogo abaixo. Infelizmente aconteceu hoje, um jogo importante dentro de casa que valia o primeiro lugar do grupo, mas a gente não pode se abater. Nosso grupo é experiente suficiente para seguir firme e já virar a chave. Temos uma viagem muito dura para pegar Bauru e Franca pelo NBB. Nosso foco tem que estar 100% nisso e depois aguardar o resultado do jogo entre Franca e Instituto para ver o adversário que a gente vai pegar nas quartas de final”, afirmou o técnico Léo Costa.

Danilo Fuzaro foi o principal pontuador do KTO Minas na derrota para o Boca Juniors. Foto: Hedgard Moraes/MTC
O primeiro período foi indigesto para o KTO Minas, sobretudo nos minutos iniciais, quando o Boca Juniors subiu o tom defensivo, forçou erros e correu a quadra para emplacar uma corrida de 9 a 0. A reação mineira veio após um pedido de tempo do técnico Léo Costa, com ajustes no ataque e mais controle de posse, mas não foi suficiente para equilibrar o duelo. Aproveitando o ritmo imposto, a equipe argentina abriu vantagem de dois dígitos e fechou o quarto com 12 pontos de frente: 24 a 12.
+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Boca Juniors
O KTO Minas voltou em outra rotação para o segundo período, subindo a intensidade defensiva e encontrando soluções no ataque para devolver, logo de cara, uma corrida de 9 a 0. O Boca Juniors até ensaiou uma resposta, mas o controle do quarto foi mineiro. Com forte presença nos rebotes ofensivos e aproveitando segundas chances, a Tempestade comandou o ritmo, venceu o período por 20 a 10 e foi para o intervalo apenas dois pontos atrás no placar: 34 a 32.
O terceiro período começou na base da transpiração, com pouca inspiração dos dois lados. O duelo ficou truncado e físico, com erros ofensivos em sequência, inclusive em posses sem grande contestação defensiva. O KTO Minas conseguiu destravar o jogo nos três minutos finais, sobretudo com bolas caindo do perímetro, em especial com McCree e Fuzaro. Mais eficiente no fechamento do quarto, a equipe mineira venceu a parcial por 22 a 18 e chegou aos 10 minutos derradeiros com dois pontos de vantagem: 54 a 52.
+ Veja o álbum de fotos da partida entre KTO Minas e Boca Juniors
O Boca Juniors abriu o último período impondo ritmo forte e encaixando uma corrida de 8 a 0. Aproveitando a desconcentração do KTO Minas, o time argentino ampliou para 13 a 2 e virou um prejuízo de dois pontos em nove de vantagem. Fuzaro puxou a reação mineira com sete pontos consecutivos, recolocando a equipe no jogo, mas os argentinos foram mais frios e assertivos nos momentos decisivos, controlaram o relógio e confirmaram o triunfo, assegurando também a liderança do grupo.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
América Towers
Unoesc Basket Joaçaba
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca