HOJE
Estreia Imponente
Por Marcius Azevedo
Com uma sequência decisiva de 20 pontos sem resposta e forte atuação defensiva, o KTO Minas derrota o Boca Juniors e conquista uma vitória maiúscula no primeiro jogo da BCLA
O KTO Minas estreou pelo Grupo C da Basketball Champions League Americas 2025/26 com uma atuação de autoridade e imposição nos momentos decisivos, superando o Boca Juniors, da Argentina, por 80 a 61, nesta quinta-feira (11/12), no Ginásio 8 de Junio, em Paysandu, no Uruguai, em um jogo de energia alta e grande eficiência coletiva. Depois de um primeiro tempo de alternâncias, o time mineiro cresceu na defesa, desequilibrou no perímetro e emendou uma sequência avassaladora de 20 pontos sem resposta dos argentinos entre o final do terceiro período e o começo do último para construir uma vitória maiúscula diante do atual vice-campeão da BCLA.
Wini Silva foi o principal nome da vitória do KTO Minas, terminando o jogo com 13 pontos e 100% de aproveitamento nos arremessos, sendo duas bolas triplas, além de quatro rebotes e duas assistências para 22 de eficiência. Já Jordan Williams fechou como o maior pontuador, com 16 pontos, além de cinco rebotes, seguido por Juan Pablo Arengo, que anotou 14 pontos. Erick McCree também contribuiu com 13 pontos. Pelo Boca Juniors, Michael Smith foi o cestinha da equipe e do jogo com 19 pontos.

Wini Silva converteu tudo que tentou na vitória do KTO Minas sobre o Boca Juniors. Foto: BCLA
O jogo começou em alta rotação, com Sebastian Vega impecável no perímetro (3/3) e comandando a primeira arrancada do Boca Juniors. O KTO Minas respondeu com intensidade defensiva e encaixou uma corrida de 8 a 0 para virar o duelo, mas a equipe argentina retomou o controle imediatamente, devolvendo outra sequência de 8 a 0 e recuperando a dianteira. Na parte final do primeiro período, Jordan Williams brilhou ao roubar uma bola e converter uma tripla crucial, reduzindo a diferença e mantendo o time mineiro próximo do placar: 19 a 15.
+ Confira as estatísticas do jogo entre KTO Minas e Boca Juniors
O segundo período se iniciou pautado pelo equilíbrio até Arengo anotar quatro pontos seguidos e forçar um pedido de tempo do Boca Juniors. Erik McCree igualou o jogo para o KTO Minas na sequência com um arremesso da linha de três, que foi confirmado pela arbitragem após interferência de Caffaro ao tocar o aro na jogada. A equipe argentina anotou uma corrida de 5 a 0 e recebeu o troco na mesma moeda. Superior no quarto, o time mineiro parecia que ia para o intervalo com o empate no placar, mas uma bola certeira de Michael Smith no estouro do cronômetro garantiu o 37 a 34 para os argentinos na ida ao vestiário.
O Boca Juniors voltou do intervalo pressionando a bola e rapidamente encaixou uma corrida de 7 a 0, abrindo 10 pontos de vantagem e forçando o pedido de tempo de Léo Costa. A resposta do KTO Minas veio de imediato: uma sequência de 9 a 0, com bolas triplas de Arengo e Wini Silva, além de três lances livres convertidos por Fuzaro, recolocou a equipe mineira a apenas um ponto do rival. A reta final da parcial foi marcada por outro momento positivo da Tempestade, que manteve o ímpeto, venceu o quarto por 19 a 14 e virou a partida para entrar nos 10 minutos derradeiros vencendo por 53 a 51.
+ Veja o álbum de fotos do primeiro jogo do KTO Minas na BCLA
O KTO Minas voltou com uma intensidade impressionante na defesa e extrema precisão no ataque, especialmente nos arremessos do perímetro. Embalado, abriu o quarto final com uma corrida de 13 a 0, que, somada ao 7 a 0 da reta final do período anterior, totalizou 20 pontos consecutivos sem qualquer resposta do Boca Juniors. A equipe argentina tentou reagir apostando em uma marcação mais agressiva, mas encontrou um adversário confiante, sólido e impiedoso. Mantendo o ritmo até o fim, o time mineiro confirmou uma vitória maiúscula em sua estreia na BCLA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca