HOJE
Rumo às quartas
Por Liga Nacional de Basquete
Liderança, vantagem estratégica e preparação para o mata-mata das quartas de final pautam KTO Minas, Sesi Franca e Flamengo na última janela da fase de grupos da BCLA
A edição de 2025/26 da Basketball Champions League Americas chega na última janela da fase de grupos com panoramas distintos para os representantes brasileiros. KTO Minas, Sesi Franca e Flamengo entram em quadra em situações diferentes: da briga direta pela liderança ao cumprimento de tabela com foco em ajuste e preparação. O momento da temporada, já avançado, torna cada jogo um termômetro importante para medir força, consistência e ambição.

O KTO Minas vive um momento positivo. Atuando na Arena UniBH, a equipe mineira chega embalada pelo título da Copa Super 8, com confiança elevada. São três vitórias e uma derrota pelo Grupo C, campanha que coloca o time do técnico Léo Costa em posição privilegiada para confirmar o primeiro lugar. O Boca Juniors, com duas vitórias e duas derrotas, ainda ameaça, enquanto o Aguada, do Uruguai, com apenas uma vitória em quatro jogos, corre por fora. O objetivo é claro: aproveitar o fator casa e avançar às quartas de final na liderança e com moral elevada.
Já garantido nas quartas de final da competição, o Sesi Franca entra na terceira janela focado exclusivamente na liderança do Grupo D. Com três vitórias em quatro jogos, mesma campanha do Instituto de Córdoba, da Argentina, o confronto direto logo na abertura da janela, no sábado, ganha caráter decisivo. O Universidad de Concepción, do Chile, não tem mais chances, o que transforma o duelo entre brasileiros e argentinos no verdadeiro jogo-chave do grupo. O desafio da equipe do técnico passa não apenas pelo resultado, mas pelo contexto: atuar fora de casa, contra um adversário direto e tradicional, em um ambiente que costuma ser hostil.
Já o Flamengo entra em quadra em Buenos Aires com sua situação definida no Grupo B. Com duas vitórias e duas derrotas, o Rubro-Negro está matematicamente garantido na segunda colocação, atrás do Nacional, do Uruguai. O Obras Sanitárias, da Argentina, está eliminado. Mesmo sem impacto direto na classificação, os jogos servem para o técnico Sergio Hernández como oportunidade para ajustes, rodagem de elenco e fortalecimento coletivo visando a fase eliminatória da BCLA.
A terceira janela da BCLA surge como um ponto de inflexão para KTO Minas, Sesi Franca e Flamengo na temporada. Em cenários distintos, os brasileiros entram em quadra para confirmar liderança, disputar vantagem estratégica ou ajustar rota pensando no mata-mata. Mais do que resultados imediatos, cada jogo carrega peso competitivo, projeção e sinais claros de quem chega mais pronto para a fase decisiva.
Confira o calendário dos brasileiros na terceira janela:
OBS: Todos os jogos terão transmissão pelo YouTube da BCLA
GRUPO B
Buenos Aires – Argentina
7 de fevereiro, às 19h10: Obras x Nacional
8 de fevereiro, às 19h10: Nacional x Flamengo
9 de fevereiro, às 19h10: Obras x Flamengo
GRUPO C
Arena UniBH – Belo Horizonte
4 de fevereiro, às 19h10: KTO Minas x Aguada
5 de fevereiro, às 19h10: Aguada x Boca Juniors
6 de fevereiro, às 19h10: KTO Minas x Boca Juniors
GRUPO D
Córdoba – Argentina
7 de fevereiro, às 22h10: Instituto de Córdoba x Sesi Franca
8 de fevereiro, às 22h10: Sesi Franca x Universidad de Concepción
9 de fevereiro, às 22h10: Instituto de Córdoba x Universidad de Concepción
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
América Towers
Unoesc Basket Joaçaba
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca