HOJE
Vitória Sustentada
Por Marcius Azevedo
Sesi Franca tem três períodos de ótimo desempenho, constrói uma vantagem de 17 pontos e segura reação da Universidad de Concepción para celebrar o primeiro triunfo na BCLA
O Sesi Franca celebrou sua primeira vitória na Basketball Champions League Americas 2025/26 em uma noite que exigiu mais do que bom basquete. Depois de três períodos de ótimo desempenho, nos quais construiu uma vantagem que chegou a 17 pontos, a equipe francana sofreu forte pressão no último quarto, viu o adversário reagir, mas encontrou equilíbrio e personalidade para segurar o resultado e confirmar o triunfo sobre a Universidad de Concepción, do Chile, por 85 a 79, nesta sexta-feira (12/12), no Ginásio Casa del Deporte, casa da equipe chilena, fechando com 50% de aproveitamento pelo Grupo D na primeira janela da BCLA.
Lucas Dias foi o principal nome da vitória do Sesi Franca, terminando o jogo com 20 pontos e 44,4% (4/9) de aproveitamento nos arremessos do perímetro, além de sete rebotes. Destaque também para Georginho de Paula e Cristiano Felício, que flertaram com o duplo-duplo. O armador registrou 11 pontos e nove assistências, enquanto o pivô, 10 pontos e oito rebotes. David Jackson e Zu Jr. contribuíram com 13 e 11 pontos, respectivamente. Pela Universidad de Concepción, Stephen Maxwell foi o cestinha com 22 pontos.

Lucas Dias foi o maior pontuador da primeira vitória do Sesi Franca na BCLA 2025/26. Foto: BCLA
No primeiro período, o Sesi Franca foi bastante efetivo ofensivamente. A equipe conseguiu produzir com naturalidade, fazendo a bola circular, encontrando o homem livre e tomando decisões corretas desde as primeiras posses. O aproveitamento do perímetro foi um reflexo claro dessa fluidez, com 62,5% (5/8) de aproveitamento, além de um jogo interno consistente, muito bem sustentado por Cristiano Felício. Se o ataque funcionou, a defesa ainda apresentou ajustes a serem feitos, especialmente nas trocas, permitindo algumas cestas fáceis para a Universidad de Concepción. Ainda assim, o peso ofensivo foi determinante e colocou o time francano em vantagem ao fim do quarto inicial: 27 a 18.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Universidad de Concepción e Sesi Franca
O segundo período apresentou um jogo mais equilibrado do que o quarto inicial, com a Universidad de Concepción conseguindo competir melhor, mas o Sesi Franca continuou encontrando caminhos no ataque para controlar a partida. A equipe francana manteve a eficiência no perímetro, convertendo quatro das nove tentativas de três pontos (44,4%), e variou bem suas ações ofensivas, explorando infiltrações, especialmente com Zu Jr., que trouxe agressividade do banco. Mesmo com maior contestação defensiva do adversário, o ataque voltou a pesar, com 22 a 19 na parcial e uma vantagem de 12 pontos antes do intervalo: 49 a 37.
No terceiro período, o Sesi Franca deixou clara a amplitude do seu repertório ofensivo. Diante da marcação mais alta da Universidad de Concepción para contestar os arremessos do perímetro, a equipe francana respondeu com inteligência, explorando o jogo interno e os chutes de meia distância. Foram poucas tentativas de fora, apenas quatro, mas com bom aproveitamento, convertendo duas delas (50%). A leitura correta do jogo permitiu ao time francano ampliar ainda mais a vantagem, que chegou a 17 pontos ao fim do período, com o placar marcando 69 a 52 antes dos 10 minutos derradeiros.
+ Veja o álbum de fotos da primeira vitória do Sesi Franca na BCLA
A Universidad de Concepción voltou disposta a mudar o rumo da partida no último período e emplacou uma corrida de 7 a 0, recolocando emoção no confronto. O Sesi Franca até respondeu com 5 a 0, mas voltou a sofrer com uma sequência adversária, desta vez de 10 a 0, impulsionada por três bolas triplas consecutivas, em um roteiro que remeteu à estreia, quando a equipe francana permitiu a reação do Instituto de Córdoba e acabou superada na prorrogação. Desta vez, porém, o desfecho foi diferente: com maturidade e controle nos momentos decisivos, o time brasileiro conseguiu conter a pressão e assegurar o triunfo.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca