#JOGAJUNTO

BCLA

Vitória Sustentada

12-12-2025 | 08:59
Por Marcius Azevedo

Sesi Franca tem três períodos de ótimo desempenho, constrói uma vantagem de 17 pontos e segura reação da Universidad de Concepción para celebrar o primeiro triunfo na BCLA

O Sesi Franca celebrou sua primeira vitória na Basketball Champions League Americas 2025/26 em uma noite que exigiu mais do que bom basquete. Depois de três períodos de ótimo desempenho, nos quais construiu uma vantagem que chegou a 17 pontos, a equipe francana sofreu forte pressão no último quarto, viu o adversário reagir, mas encontrou equilíbrio e personalidade para segurar o resultado e confirmar o triunfo sobre a Universidad de Concepción, do Chile, por 85 a 79, nesta sexta-feira (12/12), no Ginásio Casa del Deporte, casa da equipe chilena, fechando com 50% de aproveitamento pelo Grupo D na primeira janela da BCLA.

Lucas Dias foi o principal nome da vitória do Sesi Franca, terminando o jogo com 20 pontos e 44,4% (4/9) de aproveitamento nos arremessos do perímetro, além de sete rebotes. Destaque também para Georginho de Paula e Cristiano Felício, que flertaram com o duplo-duplo. O armador registrou 11 pontos e nove assistências, enquanto o pivô, 10 pontos e oito rebotes. David Jackson e Zu Jr. contribuíram com 13 e 11 pontos, respectivamente. Pela Universidad de Concepción, Stephen Maxwell foi o cestinha com 22 pontos.

Lucas Dias foi o maior pontuador da primeira vitória do Sesi Franca na BCLA 2025/26. Foto: BCLA

No primeiro período, o Sesi Franca foi bastante efetivo ofensivamente. A equipe conseguiu produzir com naturalidade, fazendo a bola circular, encontrando o homem livre e tomando decisões corretas desde as primeiras posses. O aproveitamento do perímetro foi um reflexo claro dessa fluidez, com 62,5% (5/8) de aproveitamento, além de um jogo interno consistente, muito bem sustentado por Cristiano Felício. Se o ataque funcionou, a defesa ainda apresentou ajustes a serem feitos, especialmente nas trocas, permitindo algumas cestas fáceis para a Universidad de Concepción. Ainda assim, o peso ofensivo foi determinante e colocou o time francano em vantagem ao fim do quarto inicial: 27 a 18.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Universidad de Concepción e Sesi Franca

O segundo período apresentou um jogo mais equilibrado do que o quarto inicial, com a Universidad de Concepción conseguindo competir melhor, mas o Sesi Franca continuou encontrando caminhos no ataque para controlar a partida. A equipe francana manteve a eficiência no perímetro, convertendo quatro das nove tentativas de três pontos (44,4%), e variou bem suas ações ofensivas, explorando infiltrações, especialmente com Zu Jr., que trouxe agressividade do banco. Mesmo com maior contestação defensiva do adversário, o ataque voltou a pesar, com 22 a 19 na parcial e uma vantagem de 12 pontos antes do intervalo: 49 a 37.

No terceiro período, o Sesi Franca deixou clara a amplitude do seu repertório ofensivo. Diante da marcação mais alta da Universidad de Concepción para contestar os arremessos do perímetro, a equipe francana respondeu com inteligência, explorando o jogo interno e os chutes de meia distância. Foram poucas tentativas de fora, apenas quatro, mas com bom aproveitamento, convertendo duas delas (50%). A leitura correta do jogo permitiu ao time francano ampliar ainda mais a vantagem, que chegou a 17 pontos ao fim do período, com o placar marcando 69 a 52 antes dos 10 minutos derradeiros.

+ Veja o álbum de fotos da primeira vitória do Sesi Franca na BCLA

A Universidad de Concepción voltou disposta a mudar o rumo da partida no último período e emplacou uma corrida de 7 a 0, recolocando emoção no confronto. O Sesi Franca até respondeu com 5 a 0, mas voltou a sofrer com uma sequência adversária, desta vez de 10 a 0, impulsionada por três bolas triplas consecutivas, em um roteiro que remeteu à estreia, quando a equipe francana permitiu a reação do Instituto de Córdoba e acabou superada na prorrogação. Desta vez, porém, o desfecho foi diferente: com maturidade e controle nos momentos decisivos, o time brasileiro conseguiu conter a pressão e assegurar o triunfo.