#JOGAJUNTO

BCLA

Embate brasileiro

08-02-2026 | 12:03
Por Marcius Azevedo

Fora de casa, Sesi Franca impõe ritmo, derrota o Instituto de Córdoba, avança em primeiro no Grupo D e terá o KTO Minas pela frente na série melhor de três das quartas de final

Com imposição fora de casa e controle absoluto dos momentos importantes, o Sesi Franca conquistou uma vitória impressionante sobre o Instituto de Córdoba, da Argentina, por 89 a 68, neste sábado (07/02), no Ginásio Ángel Sandrin, e reforçou seu protagonismo na Basketball Champions League Americas. Dominante nos períodos em que precisou acelerar e inteligente para administrar a vantagem, a equipe francana avançou na primeira colocação do Grupo D e agora terá pela frente o KTO Minas, em uma reedição da final do NBB CAIXA da temporada passada, em uma série melhor de três jogos que promete alto nível técnico, intensidade máxima e mais um capítulo de um dos grandes duelos do basquete brasileiro recente.

David Jackson foi o principal nome da vitória do Sesi Franca, terminando o jogo com 23 pontos, além de nove rebotes e duas assistências para 22 de eficiência. A equipe francana contou ainda com excelente atuação de Luis Rodriguez, com 17 pontos e seis rebotes, e de Corderro Bennett, com 15 pontos, quatro rebotes e duas assistências. Georginho de Paula e Zu Jr. também alcançaram dois dígitos de pontuação, com 10 cada. Pelo Instituto de Córdoba, Tomás Monacchi foi o maior pontuador com 12 pontos.

David Jackson foi o cestinha do Sesi Franca na vitória sobre o Instituto de Córdoba. Foto: BCLA

O primeiro período foi marcado por um equilíbrio inicial, com Sesi Franca e Instituto de Córdoba apresentando defesas combativas e ataques conseguindo fluir dentro das propostas. O jogo só ganhou outro contorno na parte final do quarto, quando o time francano subiu o nível de intensidade e encaixou uma corrida de 8 a 0, impulsionada por duas bolas triplas consecutivas de Luis Rodriguez. A arrancada foi decisiva para abrir cinco pontos de frente na parcial inaugural: 24 a 19.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Instituto de Córdoba e Sesi Franca

O roteiro se repetir no segundo período. O confronto seguiu equilibrado até a metade do quarto, com intensidade alta dos dois lados. A partir daí, porém, o Sesi Franca impôs sua força, apertou a defesa, acelerou a execução ofensiva e engatou uma impressionante sequência de 16 a 1, comandada por Bennett e David Jackson. Dominante, a equipe francana venceu a parcial por 27 a 16 e foi para o intervalo com vantagem de 16 pontos: 51 a 35.

No terceiro período, o Sesi Franca encontrou mais dificuldades diante do jogo físico imposto pelo Instituto de Córdoba. A equipe argentina elevou a intensidade defensiva, encurtou espaços e contou com destacada participação de Gaston Whelan para acelerar o ataque e mudar o ritmo da partida. Superado na parcial por 20 a 16, o time francano ainda fechou o quarto com moral lá em cima, graças a uma bola espetacular de Luis Rodriguez, que converteu um arremesso do próprio garrafão para segurar o ímpeto adversário antes dos 10 minutos derradeiros: 67 a 55.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Sesi Franca sobre o Instituto de Córdoba

O Sesi Franca optou por um jogo controlado e executou o plano com maturidade no último período. Em nenhum momento o Instituto de Córdoba teve fôlego para ameaçar o resultado, enquanto a equipe francana soube punir o adversário nos momentos certos, como na linda enterrada de Cristiano Felício, e fez o relógio correr ao alongar as posses com inteligência. Os argentinos não conseguiram sustentar a intensidade, sobretudo por estarem diante de um rival bem estruturado e experiente.