#JOGAJUNTO

BCLA

Autoridade plena

16-01-2026 | 08:29
Por Marcius Azevedo

Em janela perfeita no Pedrocão, Sesi Franca impõe ritmo forte, supera o Instituto de Córdoba mais uma vez com placar centenário e garante vaga nas quartas de final da BCLA

O Sesi Franca entregou mais uma atuação de altíssimo nível e confirmou sua força na Basketball Champions League Americas. Em uma janela perfeita, a equipe francana venceu o Instituto de Córdoba por 110 a 80, nesta sexta-feira (16/01), no Pedrocão, construiu 30 pontos de vantagem com autoridade dois dias depois de impor à Universidad de Concepción, do Chile, a maior diferença da história da BCLA. Com o terceiro triunfo na competição, o time do técnico Helinho Garcia garantiu a classificação antecipada às quartas de final. A primeira fase será concluída na terceira janela, nos dias 7 e 8 de fevereiro, na Argentina, na briga pela liderança do Grupo D.

Georginho de Paula foi o principal pontuador do Sesi Franca, com 19 pontos, em uma noite que alcançou 28 de eficiência com oito rebotes e seis assistências. Outro destaque foi Cristiano Felício, que registrou um duplo-duplo de 17 pontos e 16 rebotes, sendo completamente dominante no garrafão nos dois lados da quadra. Outros cinco jogadores da equipe francana chegaram aos dois dígitos de pontuação: David Jackson (16), Lucas Dias (14), Luis Rodriguez (12), Laterza (11) e Bennett (10). Pelo Instituto de Córdoba, Anton Cook, que defendeu o CAIXA/Brasília na temporada passada, terminou como cestinha da equipe e do jogo com 23 pontos.

“Foi um jogo excelente, onde nós tivemos defensivamente foco, uma determinação muito grande, para dominar defensivamente características importantes da equipe do Instituto. A partir disso, nós tivemos a bola na mão e, com ótimo aproveitamento de três pontos ou de dois pontos, mas, principalmente jogando um para o outro, demonstramos esse grau de compromisso que temos um com o outro, essa união. Mas é como eu sempre digo, esses valores nós temos que cultivá-los todo santo dia para que possamos estar buscando o crescimento e consequentemente buscando vitórias”, afirmou o técnico Helinho Garcia.

Georginho teve ótima atuação na vitória do Sesi Franca sobre o Instituto de Córdoba. Foto: BCLA

O primeiro período do Sesi Franca foi de almanaque contra o Instituto de Córdoba. A equipe francana entrou em quadra com altíssimo nível de intensidade defensiva, encurtando linhas e contestando arremessos. No ataque, o time mostrou um repertório completo, com ótima movimentação de bola, uso consistente do jogo interno para colapsar a defesa adversária e excelente aproveitamento do perímetro, sempre a partir de arremessos bem construídos. O domínio foi absoluto desde o início, refletido no placar de 31 a 13, com Georginho de Paula sendo o principal destaque ao ditar o ritmo, organizar o ataque e impactar o jogo nos dois lados da quadra.

+ Confira as estatísticas do jogo Sesi Franca x Instituto de Córdoba-ARG

O segundo período ficou marcado por uma sequência de corridas, em um jogo de respostas rápidas. O Instituto de Córdoba voltou melhor e abriu 5 a 0, mas o Sesi Franca respondeu imediatamente após um pedido de tempo, emendando uma corrida de 8 a 0 a partir de ajustes defensivos e melhor leitura ofensiva. A equipe argentina ainda devolveu com seu próprio 8 a 0, explorando transição e jogo físico, porém o time francano voltou a impor seu ritmo e castigou novamente com outra sequência de 8 a 0. Mesmo em um quarto mais instável, o time do técnico Helinho Garcia foi superior, venceu por 25 a 23 e levou uma vantagem de 20 pontos para o intervalo: 56 a 36.

O Sesi Franca não abriu mão da sua identidade no terceiro período. Mesmo com larga vantagem no placar, a equipe continuou fiel aos seus princípios de jogo, mantendo intensidade, leitura coletiva e execução ofensiva de alto nível. O trabalho de Cristiano Felício foi determinante no garrafão, estabelecendo domínio absoluto na área pintada, seja finalizando, protegendo a bola ou atraindo a defesa para gerar espaços. O perímetro seguiu calibrado, com seis conversões em nove tentativas. O placar de 35 a 22 no quarto ampliou a diferença para 33 pontos antes dos 10 minutos derradeiros: 91 a 58.

+ Veja o álbum de fotos da vitória do Sesi Franca sobre o Instituto de Córdoba-ARG

O último período foi o único em que o Instituto de Córdoba levou a melhor na parcial, vencendo por 22 a 19, já em um contexto completamente controlado pelo Sesi Franca. Com a vantagem construída, o time francano utilizou os minutos finais para rodar o elenco e dar experiência a alguns garotos, o que naturalmente alterou o ritmo e a dinâmica do jogo. Ainda assim, a equipe de Helinho Garcia manteve organização, competiu sob o comando de Zu Jr. e administrou o resultado com tranquilidade, fechando uma atuação segura e dominante do início ao fim.