HOJE
Bem-vinda, LBF!
Por Liga Nacional de Basquete
Em parceria entre as duas entidades, a LBF será organizada pela LNB a partir desta temporada; campeonato nacional começa no dia 20/11
Em parceira entre a Liga Nacional de Basquete e a Liga de Basquete Feminino, o principal campeonato de basquete feminino do país será organizado pela LNB a partir da temporada 2015/2016. O escritório com os funcionários da LBF trabalhará dentro e em conjunto com o da LNB para a realização do campeonato nacional feminino.
A LBF será a quarta competição organizada pela LNB, que já conta com o Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Ouro – divisão de acesso ao NBB -, e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato Sub-22.
Essa não é a primeira parceria entre as duas entidades na história. No mês de março deste ano, em ação pioneira, a LNB e a LBF se uniram para a realização do Jogo das Estrelas 2015 em conjunto. O primeiro dia de evento contou com os torneios individuais das duas modalidades e no dia seguinte com a realização dos jogos envolvendo as principais estrelas brasileiras e estrangeiras dos dois campeonatos.
“A nossa expectativa é muito positiva para essa união entre o campeonato masculino e feminino, com um ajudando o outro o máximo possível. Fico muito feliz em poder não só ajudar o basquete feminino a crescer, ganhar mais força, como toda a modalidade do basquete”, comentou Cássio Roque, presidente da LNB.
“Para nós da LBF essa parceria é um salto muito grande em todos os nossos aspectos, do mais simples até o mais complicado. Nossos clubes nunca tiveram a experiência do modo de gestão da LNB, com os times tomando decisões, participando de reuniões. Nossos campeonatos sempre foram organizados com muito esforço e nada melhor do que usar a experiência de oito temporadas do NBB com LNB para tirar tudo de bom para o campeonato feminino crescer”, analisou Márcio Cattaruzzi, presidente da Liga de Basquete Feminino.

Em março deste ano, LNB e LBF firmaram parceria para a realização do Jogo das Estrelas em conjunto (Divulgação)
Na tarde desta terça-feira (13/10), presidente e vice-presidente da LBF, técnicos e diretores dos times da competição feminina e representantes da LNB se reuniram na sede da Liga Nacional de Basquete para as definições de datas e modos de disputa da temporada 2015/2016 do campeonato nacional feminino.
A temporada 2015/2016 da LBF terá a participação de seis equipes, com três representantes do Estado de São Paulo, dois do Estado do Maranhão e um de Recife. São eles: Corinthians/Americana (SP) – atual campeão –, Basketball Santo André (SP), Presidente Venceslau (SP), Maranhão Basquete (MA), Sampaio Corrêa (MA) e Uninassau/América (PE).
Também foi definido que a disputa do principal torneio de basquete feminino do país será realizada em turnos dobrados. Os seis times jogarão entre si em quatro oportunidades, sendo duas vezes como mandante e outras duas como visitante, totalizando 20 partidas realizadas por equipe ao final da fase de classificação.
A rodada de abertura da edição 2015/2016 da temporada da LBF será realizada no dia 20/11 e a fase de classificação terminará no final do mês de março. Após a fase de classificação, as quatro equipes de melhor campanha garantem vaga automática para os playoffs da competição, que será realizado em todo o mês de abril.
A fase semifinal do campeonato nacional será disputada em uma série melhor de três jogos, com a equipe de pior campanha sediando o primeiro jogo e o time de melhor campanha realizando as duas últimas partidas em casa.
Já a grande decisão do campeonato nacional será realizada em uma série melhor de cinco jogos, com a equipe de melhor campanha sediando os jogos 1, 2 e 5 (se necessário) e o time de pior campanha atuando em casa nos jogos 3 e 4 (se necessário).
Nos próximos dias o Departamento Técnico da LNB divulgará a tabela completa dos jogos da temporada 2015/2016 da LBF e todas as datas da competição.
“A liga masculina é muito jovem, com apenas sete edições do campeonato realizadas, mas não podemos tirar o fato que a estrutura é de uma liga muito grande. O basquete feminino ganha muito com a essa parceria, só trás coisas boas para a gente o principal campeonato feminino do país agora ser organizado pela LNB”, comentou o técnico do Corinthians/Americana, Antônio Carlos Vendramini, atual campeão da LBF.

Atual campeã, Corinthians/Americana é a equipe a ser batida temporada 2015/2016 da LBF (Wander Roberto/Inovafoto)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca