HOJE
Bem-vindo,Majestoso
Por Liga Nacional de Basquete
Corinthians e São Paulo se enfrentam pela primeira vez na história do NBB CAIXA; confira algumas curiosidades do clássico paulista
O primeiro clássico “Majestoso” da história do NBB CAIXA acontecerá nesta terça-feira (15/10), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo na ESPN.
Duas equipes que investiram bastante nos elencos para a temporada 2019/2020 do NBB CAIXA, Corinthians e São Paulo prometem fazer um grande espetáculo dentro de quadra, com todos os ingredientes presentes em um super clássico de dois grandes clubes brasileiros.
Confira algumas curiosidades do duelo desta terça-feira!
O primeiro da história
Existente desde 1930, o clássico Majestoso, entre Corinthians e São Paulo, acontecerá pela primeira vez na história do NBB CAIXA. Esse é o clássico estadual que reúne o maior número de torcedores no Brasil, já que conta com a segunda e terceira maior torcida do país, respectivamente. Apenas o duelo entre Flamengo e Corinthians atrai mais torcedores, por serem as equipes mais populares do território brasileiro.
Equipes ainda não se enfrentaram
Tanto Corinthians quanto São Paulo retornaram ao basquete profissional recentemente. O Timão voltou na temporada 2017/2018, enquanto o Tricolor retornou na temporada passada (2018/2019). Nesse período, as equipes ainda não se enfrentaram, ou seja, será o primeiro duelo recente entre os times. Os dois clubes disputaram o Campeonato Paulista 2019, mas não se enfrentaram por estarem em grupos opostos. Nos playoffs, eles poderiam se encontrar na decisão, mas o São Paulo foi eliminado pelo Sesi Franca Basquete (Corinthians está na final).
Elencos reforçados
As duas equipes investiram forte nas contratações para o NBB CAIXA 2019/2020. O Corinthians passou por muitas mudanças no elenco. Da temporada passada, ficaram o ala/armador Kyle Fuller, o armador Ricardo Fischer, o ala Humberto e os alas/pivôs Teichmann e Douglas Santos.
Algumas figuras bem conhecidas no basquete brasileiro chegaram: o armador Arthur Pecos, o ala Felipe Vezaro e os alas/pivôs Wesley Castro e David Nesbitt. Além dos norte-americanos Anthony Johnson e Tracy Robinson.
Ver essa foto no Instagram
⚫⚪ @sccorinthians.basquete está pronto para o #NBBCAIXA! . #mediadaynbb #caixaesportes
O Tricolor do Morumbi apostou em uma mescla de experiência e juventude para a temporada 2019/2020 da maior competição do basquete brasileiro. Dentre os reforços, dois nomes se destacam pela história no NBB CAIXA: o ala Shamell, maior cestinha da história da competição, e o ala/pivô Jefferson William, bicampeão do campeonato.
Além deles, também chegaram os armadores Georginho de Paula e Cassiano, os alas Desmond Holloway e Léo Meindl, e os pivôs Mamedes, Douglas Kurtz e Murilo Becker. Da Liga Ouro 2019, ficaram o norte-americano Jalen Jones, e os jovens Danilo Penteado e Igor Araújo.
Timão em grande fase
Os primeiros passos do Corinthians na temporada 2019/2020 foram animadores para os torcedores da equipe. No Campeonato Paulista, o clube de Parque São Jorge fez uma das melhores campanhas na fase de grupos e garantiu um lugar direto nas quartas de final da competição.
No mata-mata, o time passou pelo Pinheiros nas quartas e pelo Mogi das Cruzes na fase semifinal. A decisão contra o Sesi Franca Basquete ainda está acontecendo, com vitória dos francanos no primeiro duelo (realizado no último domingo).
Além da boa campanha no Estadual, o Timão também fez bonito na fase de grupos da Liga Sul-Americana 2019. Jogando em casa, no Ginásio Wlamir Marques, o time comandado pelo treinador Bruno Savignani venceu seus três adversários (Ánimas, Ferro Carril e Defensor) e garantiu uma vaga no quadrangular semifinal da competição continental.
Estreias no Tricolor
O duelo com o Corinthians marcará a estreia de dois jogadores do São Paulo, que foram contratados recentemente: o ala Léo Meindl e o pivô Murilo Becker. Jogador do Paulistano no último NBB CAIXA, Léo Meindl estava treinando no basquete espanhol antes de acertar com o Tricolor do Morumbi. Campeão com o Bauru, na temporada 2016/2017, o ala revelado pelo Franca disputará sua nona edição da competição.
Já o experiente pivô Murilo Becker, de 36 anos, disputou o último NBB CAIXA pelo Botafogo e passou pela Liga Sorocabana no Campeonato Paulista 2019. Presente em todas as edições do campeonato, o pivô foi o MVP da temporada 2011/2012, com médias de 20,6 pontos, 9,9 rebotes e 26,0 de eficiência, no vice-campeonato do São José (vencido pelo Brasília na grande decisão).
Desfalque importante
Um dos principais jogadores do São Paulo, o ala norte-americano Desmond Holloway não estará em quadra nas primeiras partidas do Tricolor no NBB CAIXA. Isso porque o atleta sofreu uma lesão no ombro no final de setembro, durante o Campeonato Paulista, e precisará passar por uma cirurgia no local, sem previsão de volta definida.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.