#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Bem-vindo,playoffs

Botafogo BOT 90
x
95 Caxias do Sul Basquete CAX
24
1ºQ
X
21
10
2ºQ
X
18
21
3ºQ
X
16
20
4ºQ
X
20
15
5ºQ
X
20

Ginásio Oscar Zelaya

31 de março de 2018
Por

Na abertura das oitavas, Caxias conquista eletrizante vitória sobre o Botafogo na prorrogação e larga na frente na série

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
90
X
95
90
PTS
95
8
A3C
5
19
A2C
31
28
LLC
18
30
RT
41
23
ASS
18

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Bem-vindo aos playoffs. Foi essa a mensagem que o jogo deste sábado (31/03) entre Botafogo e Banrisul/Caxias Basquete deixou. Na abertura das oitavas de final, as equipes fizeram um confronto muito equilibrado e decidido apenas na prorrogação. Melhor para o time gaúcho, que venceu fora de casa de maneira eletrizante, por 95 a 90, e largou na frente na série melhor de cinco.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Que jogo! O equilíbrio e a intensidade foram as duas principais características da partida. Em um duelo “pegado”, as duas equipes se revezaram na liderança 12 vezes e o placar ainda esteve empatado em 17 oportunidades. A maior diferença da partida foi de sete pontos, conquistada pelo Caxias já na prorrogação.

Foi soberano: No tempo extra, o time visitante dominou as ações. Logo nos minutos iniciais, a equipe abriu sua maior vantagem no jogo. Depois, com grande aproveitamento nos lances livres (9/12), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa mantiveram a tranquilidade e confirmaram a vitória.

Cresceu muito: Depois de um começo de jogo irregular, o pivô Marcão teve papel decisivo na reta final da partida e totalizou um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes. Só entre o último quarto e a prorrogação, o jogador marcou dez pontos e seis rebotes.

Hermano clutch: Outra figura decisiva para o time gaúcho foi o argentino Cafferata, autor de 16 pontos. O armador também teve grande produção nos momentos decisivos e marcou 14 pontos entre o período final e o tempo extra. Só na parcial final foram 11 pontos para o camisa 42.

Todo mundo junto: Uma das equipes mais homogêneas da temporada, o Caxias ainda contou com boas atuações de Cauê Borges (17 pontos, sete rebotes e cinco assistências), Paranhos (13 pontos) e Alex Oliveira (11 pontos e seis rebotes).

Fala aí: “A gente sabia que ia ser um jogo muito difícil. O Botafogo é uma equipe muito dura, ainda mais jogando no Rio de Janeiro. Foi um jogo muito intenso, mas o que mais importa é a vitória. Sabemos que vai ser uma série muito difícil, mas temos que fazer nosso dever de casa nos dois próximos jogos”, disse Cauê Borges, jogador mais eficiente do Caxias (22).

Teve a chance: Nos segundos finais da prorrogação, o Botafogo tentou buscar o empate. Após converter o primeiro lance livre e deixar a diferença em três pontos, Jamaal errou o segundo de propósito e Átila dos Santos ganhou o rebote ofensivo. Só que o pivô tentou uma arremesso de 2, acabou errando e a vitória ficou com os gaúchos.

Fez de tudo: Pelo time carioca, o grande destaque foi Jamaal. Chamando a responsabilidade a todo o tempo, o armador norte-americano somou expressivos 28 pontos, sete assistências e cinco rebotes para somar 33 de eficiência.

Força, Guga! O jovem armador do Botafogo vinha fazendo grande jogo, com um duplo-duplo de 11 pontos e dez assistências. Mas, já na prorrogação, appos converter bela bandeja, Guga Ceccato torceu o tornozelo esquerdo e precisou deixar a quadra mais cedo. O atleta será reavaliado e sua presença nos dois próximos jogos é incerta.

Ficou de fora: Desqualificado na última partida da fase de classificação, diante do Franca, o norte-americano Camerom Tatum cumpriu suspensão automática e desfalcou o Botafogo neste sábado. O camisa 2 volta ao time na próxima partida. Outra baixa da equipe foi o armador Rafinha, que segue lesionado.

E agora? As duas próximas partidas da série acontecem no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul. O jogo 2 acontece nesta terça-feira, às 21 horas, com transmissão ao vivo via #NBBnoFacebook. Dois dias depois, a equipes se enfrentam às 19 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Confira o calendário completo da série:
Jogo 1 – Botafogo 90 x 95 Caxias
Jogo 2 – 03/04 (terça), às 21 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 05/04 (quinta), às 19 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – 08/04 (domingo), horário a definir, no no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul
*se necessário