#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A casa é sua

02-02-2018 | 02:06
Por Liga Nacional de Basquete

Efetivo na estreia pelo Flamengo, Varejão admite falta de ritmo e agradece carinho da torcida: “é muito gostoso”

A primeira aparição de Anderson Varejão com a camisa do Flamengo não foi resumida apenas em festa. Diante de quase 4 mil torcedores que bateram o recorde de público na Arena Carioca 1 na atual temporada do NBB CAIXA, o novo astro rubro-negro ficou em quadra por 17 minutos e contribuiu com quatro pontos, sete rebotes e cinco assistências, números que lhe renderam 14 de eficiência contra o Campo Mourão.

No entanto, uma estatística que muitas vezes passa despercebida foi o ponto alto da estreia do pivô campeão da NBA pelo Golden State Warriors: o índice +/- (que mede o saldo de pontos da equipe enquanto determinado jogador esteve em quadra). Nos 17 minutos em que Varejão ficou em ação, o Flamengo teve um saldo 24 pontos, o que mostra que a presença do camisa 17 foi bastante impactante na vitória carioca, por 92 a 69.

+Estatísticas, fotos e a matéria completa de Flamengo x Campo Mourão

“Sobre minha atuação, falei com o pessoal do time antes da partida: ‘estou chegando para somar, vocês já estão fazendo um grande campeonato’. Vou entrando no ritmo pouco a pouco. Fiz dois jogos pela Seleção e ainda tenho muito a ganhar. Os números são o de menos, o que importa mesmo é conquistar a vitória”, analisou Varejão.

Mesmo com desempenho efetivo e belas tramas ofensivas com seus novos companheiros, o pivô de 35 anos admitiu estar um pouco fora de ritmo. Antes da partida o técnico José Neto afirmou que o atleta chegou ao clube em boas condições físicas e que pegará aos poucos o sistema de jogo da equipe. O jogador teve um pouco mais de uma semana de treinamentos antes de sua estreia e mostrou que não terá dificuldades de entrar nos trilhos do time.

Meses antes de ser contratado pelo Flamengo, Varejão disputou duas partidas das Eliminatórias para o Mundial de 2019 pela Seleção Brasileira mesmo estando sem clube e voltou disputar uma partida oficial depois de mais de nove meses parado devido à hérnia de disco lombar que o tirou dos Jogos Rio 2016. Inclusive, ele foi o destaque da vitória brasileira sobre a Venezuela, na mesma Arena Carioca 1, por 72 a 60, com duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes.

Última partida oficial de Varejão foi há pouco mais de 2 meses, pela Seleção Brasileira na mesma Arena Carioca 1 (Staff Images/Flamengo)

Agora, no mesmo local de sua última partida, Anderson voltou a esbanjar sua qualidade mesmo pouco adaptado ao Flamengo e ao próprio basquete brasileiro. Aliás, a última partida dele por um campeonato nacional no Brasil foi em 2002, ou seja, quase 16 anos atrás. Após sua estreia triunfal no NBB CAIXA, o pivô mostrou otimismo e pregou foco para a sequência do NBB CAIXA.

“Foi uma semana de treinamentos fortes, academia, quadra… Ainda estou aprendendo as jogadas, pouco a pouco o Neto e a comissão técnica vão introduzindo as jogadas. Nesse início vai ser normal a falta de ritmo. Conseguimos essa grande vitória, agora daqui dois dias temos mais um jogo. Vamos nos manter focados para sair com mais uma vitória”, comentou Anderson, que foi novamente convocado para a Seleção Brasileira para as duas partidas das Eliminatórias no final de fevereiro.

+Com Varejão, Seleção Brasileira é convocada para jogos contra Colômbia e Chile

Dentre as quase 4 mil pessoas presentes na Arena Carioca 1 foi fácil notar diversas camisas do Flamengo com o número 17 carregando o nome de “Varejão” nas costas e até algumas perucas, o que prova a força de sua figura de ídolo, ainda mais se tratando de um clube de massa como é o Flamengo. Ovacionado pela Nação desde sua chegada, o pivô agradeceu ao carinho vindo das arquibancadas.

“Esse carinho é muito legal. Isso faz com que a gente treine forte, se dedique e encare os obstáculos que acontecem tanto dentro quanto fora de quadra. O carinho da torcida é muito importante. Às vezes acontece uma lesão, coisas do tipo, e você encara da melhor maneira, lutando no dia-a-dia, o que não é fácil, por conta disso, desse carinho e reconhecimento, que é muito gostoso”, contou o pivô.

Os fãs de Varejão e do Flamengo poderão o acompanhar de perto novamente já neste sábado (03/02), novamente na Arena Carioca 1, no duelo direto contra o vice-líder Paulistano/Corpore, às 14 horas. A partida, que promete levar um público ainda maior à nova casa dos clubes cariocas no NBB CAIXA, terá transmissão ao vivo da Band.

No momento, o clube da Gávea é o líder isolado da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA, com 14 vitórias e apenas duas derrotas (87,5% de aproveitamento). Já o Paulistano vem logo atrás, com o mesmo número de triunfos (14), mas um revés a mais, o que lhes rende um aproveitamento de 84,2%. Quem vencer, ficará com a liderança da competição.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.