#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Bençãodo mestre

09-08-2017 | 04:44
Por Liga Nacional de Basquete

Hélio Rubens enaltece novo projeto do Franca, elogia "pupilo" Helinho Garcia e acredita em título: "tem totais condições"

Uma das maiores lendas do basquete francano, o ex-técnico Hélio Rubens Garcia compareceu ao evento de lançamento do Sesi Franca Basquete para a temporada 2017/2018, na última sexta-feira, em Franca (SP), e deu a “benção” aos integrantes do time e também ao seu principal aprendiz, seu filho Helinho, técnico da equipe principal.

Sobre a parceria com o Sesi-SP que sinaliza uma nova era para a Capital do Basquete, Hélio Rubens exaltou o clima de motivação que ronda a cidade neste momento de mudanças, que vem deixando todos os envolvidos cheios de esperanças por conquistas.

“Estamos com uma estrutura ótima, um clima de motivação muito grande. Sempre digo que a motivação é a mãe da perfeição. Há um apoio muito grande da população para manter viva uma tradição de mais de 60 anos ininterruptos, sempre em busca do melhor resultado. O time está preparado e vai dar tudo certo”, disse Hélio Rubens.

Um dos melhores técnicos da história do basquete brasileiro, Hélio Rubens elogiou seu filho Helinho, que é “novato” no cargo (Caio Casagrande/LNB)

Aos 76 anos, Hélio Rubens deixou a carreira de treinador há três temporadas, mas nos dias de hoje carrega a missão de doutrinar um aprendiz para lá de familiar: seu filho Helinho Garcia. Hoje, o atual treinador do Franca ocupa um cargo que durante mais de duas décadas foi de seu pai, que conquistou sete títulos nacionais pela equipe.

Já Helinho se aposentou das quadras como jogador em 2014/2015 e, no ano passado, viveu o cargo de técnico pela primeira vez. E o resultado foi bastante satisfatório: terceiro lugar na fase de classificação (melhor campanha do Franca nas cinco últimas temporadas) e vaga direta nas quartas de final, em que acabou eliminado pelo vice-campeão Paulistano/Corpore.

Trocas de experiências, conselhos e muita conversa. É assim que um pai educa e cria um filho. E é exatamente assim que o “mestre” Hélio Rubens ajuda Helinho em sua nova caminhada. Os dois caminharam juntos durante quase dez anos, no Franca, Vasco da Gama e Uberlândia. Agora, apesar de separados dentro das quadras, os dois continuam lado a lado, como pai e filho.

Trocas de ideias e conselhos: relação de “mestre” de Hélio Rubens com Helinho Garcia já dura longas décadas (Divulgação/LNB)

“Ele (Helinho) foi muito bem em sua primeira temporada e está aprendendo cada vez mais. Acho que ele tem uma característica que eu não tinha melhor que ele, que é o relacionamento, e esse é o maior investimento. Há um clima de união muito forte na equipe, e essa união faz com que todos produzam mais. Assim, os resultados vêm”, declarou Hélio Rubens, que completou: “Acredito que o time tem condições de pensar em título. Pode ser que não venha, mas tem totais condições para isso. Vou torcer muito para que aconteça”, finalizou o mestre.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.