HOJE
Inspiração em Ichigo
Por Marcius Azevedo
Em sua primeira experiência no NBB CAIXA, Bernardo da Silva, do Pinheiros, quer evoluir e atingir sua forma dominante, como o personagem do anime Bleach
Evoluir como um personagem de anime e atingir sua forma dominante. Bernardo da Silva se inspira em Ichigo Kurosak, protagonista da série de mangá Bleach e suas adaptações criado por Tite Kubo. A primeira aparição aconteceu em Death & Strawberry, publicação de 2001, meses depois de o pivô do Pinheiros nascer em Nova Friburgo, cidade no Rio de Janeiro que fica a 136 km da capital.
“O Bleach é um anime que assisti quando era criança, sempre gostei, sou fã de anime. O Ichigo é um personagem da hora, muito legal. Tenho essa inspiração no anime. Ele é um personagem que, ao decorrer do anime, melhora e atinge suas formas mais dominantes, o que eu planejo fazer também no basquete”, explicou o pivô de 24 anos.

Bernardo da Silva na versão Ichigo Kurosak. Arte: Yan Pedro (@naicypk) e Daniel Gama @danielgamagfx
Bernardo da Silva tem passado por um processo de construção como foi o de Ichigo Kurosak no anime, aprendendo novos poderes. O primeiro contato com o basquete foi ainda na infância por intermédio do irmão Arthur, que foi o seu principal incentivador. O talento natural levou o garoto para o Botafogo. Foram três anos até que surgiu uma oportunidade de jogar nos Estados Unidos.
“Fiz três anos de high school e depois mais cinco anos de universidade por lá”, contou o jogador. Ele estudou na Wasatch Academy, em Utah, e depois no Havaí, quando defendeu o Rainbow Warriors e ainda se formou em marketing. “Recebi algumas ofertas e considerei que o Havaí seria uma boa faculdade para eu melhorar como pessoa e como jogador de basquete. Foram cinco anos muito legais, conheci muitas pessoas, treinei bastante, melhorei bastante meu jogo e foi uma experiência muito boa”, afirmou.
A primeira experiência no NBB CAIXA surgiu após um convite do técnico Vitor Galvani. “Ele me mandou uma mensagem, explicou o programa do Pinheiros e como eles iriam trabalhar nesta temporada. Ele é um grande treinador, tem uma grande comissão e vim para cá para melhorar, para ganhar jogos. Estou feliz de estar aqui no Pinheiros e aprendendo bastante também.”
O começo tem sido muito promissor. Nos seis primeiros jogos da temporada 2024/25, Bernardo Silva é o jogador mais eficiente do Pinheiros, com 15,3, registrando quatro duplo-duplos. São 12 pontos e 8,8 rebotes de média por jogo. Nesta quinta-feira (31/10), ele entra novamente em quadra para enfrentar o CAIXA/Brasília Basquete, às 20h, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo.
Para o jogador, o bom início tem relação com uma característica que adquiriu no período nos Estados Unidos: QI de jogo. “Entendo de basquete, assisto bastante vídeos. Aprendi muito sobre leitura de jogo e aqui, nossa comissão técnica, também tem me ajudado muito a melhorar a cada dia mais. Estou tentando aperfeiçoar o que tenho de bom e melhorar o que eu não faço bem”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Bernardo da Silva também tem aproveitado o tempo ao lado de Raulzinho Neto para aprender ainda mais, afinal o companheiro tem oito temporadas de experiência na NBA, além de ter atuado no basquete espanhol. “Tem sido muito bom jogar com o Raulzinho. Ele é um grande jogador e, de fato, está ajudando o time inteiro. Atuar com um jogador do nível dele, que jogou na NBA, na Europa, acrescenta muito para todos nós. Tem sido uma oportunidade muito boa. Quero aprender o máximo possível.”
Na volta ao Brasil, o pivô está mais próximo da família. O pai Rociele mora em Embu das Artes, município da Região Metropolitana de São Paulo. A mãe Marilene e o irmão, aquele que o apresentou ao basquete, estão em Rio das Ostras, cidade para onde ele se mudou após nascer em Nova Friburgo. A saudade bate mesmo quando ele fala de McKenna Kostyszyn, sua namorada, que está no Texas. Mas, como o personagem que serve de inspiração para Bernardo da Silva, ele precisa superar esse obstáculo da distância para continuar sendo dominante em quadra pelo Pinheiros.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca