#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Betinho 6k

03-04-2024 | 05:11
Por Juvenal Dias

Em noite de marcas individuais importantes, Betinho anota cinco pontos na vitória do São Paulo e alcança marca de 6.000 em 16 temporadas do NBB CAIXA

A noite de terça-feira (02/04) no NBB CAIXA foi mágica para alguns atletas que alcançaram marcas individuais importantes dentro da temporada 2023/24 ou na carreira. A mais significativa dessas marcas foi os 6.000 pontos atingidos pelo ala Betinho, na vitória para o BRB/Brasília por 93 a 84. O atleta, que começou a ser treinado pela mãe, dona Rosângela, em Limeira, entrou no ginásio do Morumbi faltando cinco pontos para a contagem redonda e, curiosamente, fez o suficiente para alcançar o número expressivo. Assim, Betinho é o sétimo maior cestinha da história do NBB CAIXA, um grande feito para quem esteve em todas as 16 temporadas.

Betinho distribuindo jogadas para o São Paulo. Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net

“A vida de um atleta é feita de altos e baixos, em cada time você tem uma função. Hoje eu nem faço o papel de pontuador, acho que é o único time que passei que não tenho esse papel, pelo contrário, tenho o papel de facilitar para os demais companheiros e me sinto totalmente confortável com isso. Essa pontuação é claro que é especial, fico muito feliz, é o reconhecimento de um trabalho desde pequeno, quando comecei em Limeira, com minha mãe, passei por vários clubes e sempre deixando minha marca. 6000 pontos não é para qualquer um, que mantem esse nível de basquete por tantos anos, então fico feliz, sou muito grato a Deus por me manter saudável para poder jogar, quem sabe, por mais dois ou três anos”, agradeceu Betinho em entrevista ao repórter Alexandre Oliveira na transmissão do YouTube do NBB CAIXA.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

A dona Rosângela também foi personagem dessa história e estava muito orgulhosa do filho em quadra:

“Ele é muito especial, conheço ele dentro e fora das quadras e sei o quanto é especial. Esses pontos todos que juntou ao longo da carreira foi com muito trabalho, muita dedicação, ele ama o que faz. Está sendo coroado hoje também por estar dentro de um clube que ele ama também. Nós somos são-paulinos roxos, então para mim é um orgulho não só por estar vendo tudo isso, mas também por ter participado dessa caminhada dele, não foi fácil. Mas tudo que é fácil não tem valor. Eu amo esse menino, não sei nem o que falar, é a coisa mais linda da minha vida e estarei com ele até parar de jogar”, declarou a mãe visivelmente emocionada.

Para o São Paulo, que recentemente teve outro jogador com uma marca expressiva, Coelho chegou a 1000 assistências no NBB CAIXA em fevereiro, contra o Minas, a vitória serviu para projetar o time na décima colocação na tabela, com 51,5% de aproveitamento e 17 vitórias em 33 partidas. A equipe já está classificada para os playoffs, diferentemente do BRB/Brasília, que é o 19º colocado e o único que não tem mais chances de seguir nas oitavas dessa temporada.

A título de curiosidade, confira os sete maiores pontuadores do NBB, até o momento, e onde entra os 6000 pontos de Betinho:

  • Shamell (Mogi Basquete) – 8859;
  • Marquinhos (Vasco da Gama) – 8603;
  • Alex (Bauru Basket) – 8039;
  • Olivinha (Flamengo) – 6933;
  • Larry Taylor (Bauru Basket) – 6457;
  • Jefferson (aposentou, era do Pinheiros) – 6144; e
  • Betinho (São Paulo) – 6000.

Outras marcas da noite

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

No jogo entre Paulistano e Cerrado Basquete duas marcas foram atingidas, uma para cada lado. Ao entrar em quadra, Davi Rossetto, armador do Cerrado, contabilizou a marca de 401 partidas no NBB CAIXA. Isso quer dizer que entrou para o seleto grupo de 28 atletas com mais de 400 jogos na competição. Apesar do time visitante sair com a derrota por 82 a 71, foi um momento importante na carreia do jogador:

“Fico muito feliz de alcançar essa marca na maior liga de basquete do país. Era algo inimaginável quando comecei a jogar, por isso sou muito grato aos clubes por onde passei e sobretudo aos meus companheiros de equipe que tornaram essa marca possível. Sinto que é só o começo e que ainda há muita coisa por vir, então que venham os próximos 400”, comentou o atleta de 32 anos, que está em sua 14ª temporada no NBB CAIXA.

O Cerrado Basquete está em 16º lugar, com 25% de aproveitamento e seria o último classificado, caso a temporada regular tivesse seu término hoje. Certamente conta com mais atuações em quadra de Rossetto para tentar uma classificação inédita aos playoffs.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Por outro lado, quem saiu extremamente feliz do confronto foi o ala/pivô Brunão, do Paulistano. Não só pela vitória que devolveu o clube ao sexto lugar na tabela com 60,6% de aproveitamento e 20 vitórias em 33 jogos, mas também pela sua atuação individual. Ele foi o cestinha da partida e fez um duplo-duplo, com 21 pontos e 17 rebotes. Mais do que isso, os rebotes significam um novo recorde em uma partida entre todos os jogadores na atual temporada do NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.