HOJE
Noite de marcas
Por Juvenal Dias
Na partida contra Pato, Betinho, do Caxias, alcança se torna o 9º atleta a contabilizar 500 jogos e ultrapassa Jefferson William como sexto maior cestinha no NBB CAIXA
Betinho fez barba, cabelo e bigode de uma só vez. Em noite histórica e com sua 17ª temporada do NBB CAIXA, o ala de 36 anos do Caxias do Sul Basquete teve três marcas no ginásio do Sesi, diante da torcida gaúcha. Na partida contra o Pato Basquete, se tornou o 9º jogador da história do principal campeonato de basquete do país a alcançar a marca de 500 jogos disputados. Além disso, ultrapassou Jefferson como o sexto maior cestinha da história da competição. E, como se não bastasse, ainda foi o cestinha do time na vitória em casa por 81 a 80.
Ter uma marca histórica já é um feito que leva muito tempo e é para um grupo seleto, agora bater duas em uma partida e ainda com seu torcedor comemorando um triunfo, poucos tiveram esse privilégio. José Roberto Nardi Duarte, ou simplesmente Betinho, foi um desses felizardos. Ao entrar em quadra e ver a bola subir no seu quarto jogo na temporada 2024/25 em seu retorno ao time do Caxias do Sul Basquete, local que já defendeu suas cores na temporada 2015/16 por 26 partidas, o ala completou 500 jogos no NBB CAIXA. Apenas oito atletas tinham conquistado tal feito antes e ele é o primeiro de um pelotão que ainda terá André Góes, Guilherme Hubner e Renato Carbonari também alcançando a contagem nas próximas rodadas.
+ Confira as imagens da partida entre Caxias do Sul Basquete e Pato Basquete
Como se não fosse o suficiente, faltava dez pontos para Betinho igualar Jefferson como o sexto maior cestinha de todos os tempos do NBB CAIXA. Antes da rodada começar a contagem era de 6134 a 6144 pontos. Com os 27 pontos da noite inspirada de Betinho, não só igualou, mas também ultrapassou o ala/pivô que anunciou sua aposentadoria na temporada passada. Agora, Betinho está isolado na contagem com 6161 pontos. Esses pontos feitos nesta quinta-feira (31/10), ainda o tornou o cestinha da partida que trouxe a segunda vitória ao Caxias do Sul Basquete na temporada 2024/25.
+ Confira as estatísticas da partida entre Caxias do Sul Basquete e Pato Basquete
Betinho anotou uma cesta de três, ainda no primeiro quarto, depois teve mais cinco de dentro do garrafão e acertou nada menos do que 14/15 lances livres, mostrando mais uma vez que o arremesso de falta continua vencendo jogo. Ele ainda teve quatro rebotes e cinco assistências para marcar uma eficiência de 25. A vitória foi de virada, dramática, mas com um sabor mais intenso para Betinho.
“Estou velho, não é? Uma noite especial, além dos 500 jogos, passo a ser o sexto maior cestinha da história. Muito feliz, acho que é fruto de muito trabalho, fruto de muita determinação e empenho que eu tive na minha carreira toda. Não posso deixar de falar da minha família, da minha esposa, que estão comigo em todos os momentos, principalmente nos ruins. Infelizmente, estamos longe, mas com certeza eles estão vibrando por mim”, comemorou Betinho. O ala não deixou de exaltar o trabalho dos companheiros dentro de quadra. “O jogo é do Gabriel, fez um baita jogo, às vezes nós só olhamos pontos, ataques. Mas a eficiência defensiva que o Gabriel teve hoje foi muito acima da média. Nossa experiência faz saber o momento de cada um, saber aproveitar as melhores bolas de cada um. Eu estava bem, eles deram a bola para mim, abriram e falaram, vai que o jogo é teu. O Tom pegando rebotes, o Shamell com o lance decisivo e o Isaac matando a bola foram muito importantes”.
+ Confira todos os números de Betinho na história do NBB CAIXA
Na estreia do NBB CAIXA, na temporada 2008/09, Betinho que é natural de Catanduva, interior de São Paulo, começou atuando por Limeira. Teve três temporadas pelo Paulistano, duas pelo KTO Minas e uma pelo Farma Conde/São José Basketball, antes de chegar a sua primeira passagem pelo Caxias do Sul Basquete. Passou por Campo Mourão, Fortaleza B.C./CFO, Pinheiros, Unifacisa, Rio Claro e São Paulo, por onde esteve nas duas últimas rodadas, pré-regresso ao Sul do país.
Na partida entre Pinheiros e Mogi Basquete, em 25 de janeiro de 2020, na qual o time da casa venceu por 110 a 106, Betinho teve outra atuação histórica, anotando sua maior pontuação em uma partida, 46 pontos. Essa marca significou o empate com Maurice Riddick, na quarta maior pontuação em um só jogo da história do NBB CAIXA.
Top-10 jogadores com mais partidas do NBB CAIXA
- Olivinha* — 564;
- Larry Taylor — 550;
- Jhonatan Luz — 547;
- Alex — 545;
- Rafa Mineiro — 539;
- Shamell — 523;
- Gui Deodato — 520;
- Marquinhos — 512;
- Betinho — 500; e
- André Góes — 499.
*Único atleta que se aposentou da lista.
Top-10 jogadores com as maiores pontuações do NBB CAIXA
- Shamell — 8976;
- Marquinhos — 8796;
- Alex — 8273;
- Olivinha* — 7051;
- Larry Taylor — 6537;
- Betinho — 6161;
- Jefferson* — 6144;
- David Jackson — 5975;
- Lucas Mariano — 5959; e
- Lucas Dias — 5855.
*Apenas os dois que se aposentaram da lista.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.